O EGOISMO HUMANO
Enquanto nas redes sociais circulam milhões de mensagens de solidariedade e espiritualidade, o que evidenciamos no mundo real é que a regra continua sendo cada um para si (e os outros que se virem).
Ouvimos milhões de “salvadores das almas” fazendo discursos inflamados a favor desta ou daquela medida sem pensar e sem terem, alguma vez em toda a sua existência, sequer doado sangue para salvar uma única vida.
Vimos imagens de pessoas agarrando tudo que estava na prateleira do supermercado, lutando para não ceder álcool gel e outros produtos essências para os que ficaram sem.
Todos conhecemos pessoas com plenas condições de saldar seus principais compromissos querendo tirar vantagens inescrupulosas do momento que vivemos. É a Lei de Gerson em ação!
Nos defendemos repetindo sempre o mesmo refrão: mas o que eu sozinho poderia fazer? De fato, talvez eu sozinho possa fazer pouco, mas se você se juntar a mim, e outros se juntarem a você e se sairmos da nossa passividade, poderemos fazer a diferença.
Somos os únicos seres vivos deste planeta a quem foi dado o privilégio do livre-arbítrio. Isto quer dizer de concordar e de discordar. De pensar e de ter opinião. De escolher e de decidir. De agir.
Hoje, mais que antes, continuamos sendo o país do futuro. Se você, decidir se manifestar; influenciar conhecidos a não praticar nem tolerar abusos; participar ou liderar movimentos a favor de mudanças; escrever para o político em quem votou para elogiar, ou cobrar que cumpra o seu papel; ou realizar tantas outras formas pacíficas de se fazer ouvir, então quem sabe o país do futuro possa estar mais próximo. Omissão é uma negligência moral!
Não deixe que te convençam que fazendo isto você estará sendo ingênuo. Junte-se a “ingênuos” como Mandela, Martin Luther King e Jesus Cristo.
P.S. Não podemos deixar de reconhecer que também há muitos seres humanos louváveis. Este é o momento de o número crescer!
Executiva ADM Bem estar e saude
4 aBravo!!
CHRO | HR VP | Direção de RH | Transformação Cultural & Engajamento | Change Management |Diversidade & Inclusão | Desenvolvimento Organizacional | Executive Coach | Mestre em ESG-Governança e Sustentabilidade |
4 aMuito bom. Precisamos mesmo de novos caminhos, com menos fotos para as mídias sociais e mais foco na ação em si.
CEO na Strawplast | Governança, Eficiência Operacional, Novos Negócios
4 aVerdade Simon, temos muito a evoluir. Muitas vezes vendemos solidariedade e entregamos egoísmo, somos bons desde que não nos dê trabalho. Parabéns pela reflexão. Abs
Consultor, professor e autor
4 aSimon faz muito tempo que nossis pes no chao fazem a diferenca! Abracao!
Obrigado caro Marcelo pelo te apoio. Nós continuaremos lidando com a realidade como fazemos há 5 décadas. Forte abraço