O equilíbrio entre o tempo de Chronos e Kairós
“O tempo perguntou ao tempo quanto tempo o tempo tem. O tempo respondeu ao tempo que o tempo tem tanto tempo quanto tempo o tempo tem.”
Acima colocamos uma parlenda que, provavelmente, todo mundo conhece, mas também queremos trazer a reflexão sobre a preocupação que a humanidade tem com o tempo. O tempo é um enigma que nos acompanha todos os dias, em cada atividade que realizamos e em cada decisão que tomamos. Ele é uma força que não controlamos e rege nossas vidas de maneira implacável.
Quem nunca disse ou escutou: Não tenho tempo, não deu tempo ou tempo é artigo de luxo? Para muitos de nós, o tempo é o nosso maior inimigo, a fonte de nossa pressão, estresse e ansiedade. Ele é, talvez, a variável mais misteriosa e incontrolável de nossas vidas, que muitas vezes nos deixa com a sensação de que estamos sempre correndo contra o relógio.
Hoje temos uma rotina diária rígida, corremos de um compromisso para o outro, nos dando a sensação de que nunca temos tempo suficiente para fazer tudo o que precisamos. No entanto, quando olhamos mais de perto, sentimos que o tempo é muito mais do que apenas uma medida cronológica.
Vamos dar uma passada rápida pela mitologia grega, e trazer Chronos, que é o senhor do tempo, um deus implacável que governa as horas, os minutos, os dias, as semanas e os anos. Ele é o limitador do que podemos realizar em um determinado período. No entanto, sabemos que ele tem um neto chamado Kairós - um jovem destemido que não se preocupa com o tempo cronológico. Kairós é o tempo das oportunidades, o tempo que não pode ser cronometrado ou previsto. Ele é a qualidade do tempo vivido, algo que não pode ser medido por números. Enquanto Chronos quantifica, Kairós qualifica.
E agora, será que temos que escolher entre um dos dois?
Não temos que escolher, temos que entender e gerenciar. A gestão tempo é uma tarefa desafiadora, que exige equilíbrio e sabedoria. É preciso ser capaz de distinguir entre o tempo de Chronos e o tempo de Kairós, e encontrar um equilíbrio entre as demandas do mundo e as necessidades pessoais. É preciso aprender a usar o tempo de Chronos de forma inteligente, para que haja tempo suficiente para se dedicar às coisas que realmente importam.
O tempo é uma variável preciosa que não podemos controlar, mas podemos escolher como vivê-lo. Se nos permitirmos enxergar a vida com mais leveza, desapego e sabedoria.
Recomendados pelo LinkedIn
“Alice: Quanto tempo dura o eterno?
Coelho: Às vezes apenas um segundo. “— Lewis Carroll
Como você está sentindo e gerenciando o seu tempo?
Diretora Executiva da Quintessência
Economista, gestora, facilitadora de processos de aprendizagem e narradora de histórias.
Administrative Assistant at Noble Group
10 mOK, MUITO BOM. NO ENTO, O KAIROS E* USADO DENTRO DO CHRONOS, OU SEJA, O TEMPO INDETRMINADO ESTAS DENTRO DO TEMPO DETERMINADO OU E* O IN VERSO?
Cyber Security | CTF Player | AWS | Linux | SC-900 | FCP
11 mParabéns pelo artigo, muito bom!
Gestão do Conhecimento | Sustentabilidade | Gestão de Projetos | Impacto Social Positivo | Legados
1 aAdorei!!!! Que profunda e intensa é uma reflexão dessa. Num tempo em que impera a convergência de tempos, a frenética corrida para realização de entregas e com elas a tentativa de reconhecimento por boas performances. Do tempo que se esvai diante das urgências do cotidiano. Saber o que priorizar e ser e ser firme nas nossas escolhas pode ser um caminho para a construção de uma nova relação com tempo, com a construção de relações mais prazerosas no mundo do trabalho e na ampliação dos espaços de convivência e construção de boas memórias com quem, e com o quê, realmente importa.