O erro do sandbox corporativo.
Algumas empresas tem sofrido desgastes devido a uma falha estrutural na sua concepção. Isso acontece com algumas start ups, principalmente em uma época que com a escassez de trabalho, o que tem feito com que muitos profissionais se lancem no "mar" do empreendedorismo.
De forma muito simples de se explicar, o que tem acontecido é que as empresas estão sendo criadas e formadas por um viés de contramão do processo comercial. Como uma sandbox com cheat code de dinheiro infinito. Se constrói a sala, os móveis, contrata-se os empregados, cria-se o produto ou serviço, etc. Depois, numa bela segunda-feira se liga um interruptor e dizem... "Estamos funcionando". Pronto, começa a contar o relógio do caos. Vira-se o primeiro mês e o saldo é negativo. Aí, vêm as perguntas: Onde está a grana? Como uma ideia genial como essa não consegue dar lucro?
Recomendados pelo LinkedIn
Pois é, as empresas esquecem que quem as sustenta é quem paga pelo produto ou serviço oferecido. No caso, o cliente. Em um processo comercial linear, a primeira coisa a se fazer é conseguir com que seu produto ou serviço seja conhecido e adquirido pelo seu público-alvo. Assim, com os rendimentos e lucros entrando, vão investindo em melhorias e ajustes, e por fim na construção física do negócio. Não se deve cair na ilusão de que o cliente precisa ver uma imagem de uma sala bonita, letreiros chiques e janelas de vidro. Algumas das maiores e mais lucrativas empresas não tiveram nada disso no seu inicio. Principalmente no mundo que vivemos hoje, o cliente quer mais solução, praticidade, facilidade, e isso virá do seu produto ou serviço e não do seu belo quadro na parede de uma sala de reunião.
Devemos lembrar sempre de uma coisa que tem sido deixada de lado e minimizada. O foco no cliente. A inovação e a estrutura de negócio não é rejeitada, mas ela deve ser acompanhada de perto para que ela ande de braços dados com o que a sustentará. Tenham em mente que muitas empresas grandes vivem hoje tentando ganhar mais clientes e reduzindo seus custos fixo e operacionais. Mesmo numa start up, se pudermos alinhar isso desde o início e mantermos o foco no cliente, com certeza teremos mais probabilidades de sucessos. Mesmo no sandbox, é divertido e recompensador fazer as coisas certas e com visão de futuro desde o começo. Pensem nisso...