O Líder Eficaz
Parte 1
No livro Liderança A Inteligência Emocional na Formação do Líder de Sucesso, Daniel Goleman diz:
“Quais são os seis estilos de liderança? Cada estilo, só pelo nome e breve descrição, será provavelmente familiar a qualquer um que lidere, é liderado ou, como ocorre com a maioria de nós, faz as duas coisas. Líderes autoritários mobilizam pessoas rumo a uma visão. Líderes afiliativos criam vínculos emocionais e harmonia. Líderes democráticos obtêm consenso pela participação. Líderes marcadores de ritmo esperam excelência e autodireção. Líderes coach desenvolvem pessoas para o futuro. E líderes coercitivos exigem o cumprimento imediato.”
Para ser um líder de sucesso é necessário QI e habilidades técnicas, porém a condição sine qua non para um líder ter destaque é a inteligência emocional.
Ele precisa saber em quais situações utilizar cada tipo de liderança, precisa detectar qual o método mais apropriado para a questão a ser resolvida na empresa.
Qual o papel principal de um líder? Obter resultados.
Os seis principais estilos de liderança são:
O estilo autoritário
O líder autoritário estabelece uma missão para a empresa. Ele motiva as pessoas ao deixar claro qual o objetivo da empresa. Informa como o trabalho de cada funcionário se enquadra na organização. Ele estabelece o fim, mas deixa as pessoas livres para descobrir os meios.
O estilo Coaching
O coaching ajuda os funcionários a identificar suas forças e suas fraquezas e agindo desta forma acaba cooperando com os subordinados para que cada um deles atinja suas metas de carreira. São capazes de entregar tarefas desafiadoras para seus subordinados e permitem que seus funcionários encarem fracassos a curto prazo, desde que isto estimule o aprendizado a longo prazo.
O Estilo Afiliativo
Liderança que gira mais em torno das pessoas do que das tarefas e das metas preconizadas pela empresa. Ele gerencia desenvolvendo fortes vínculos emocionais com seus liderados e colhe posteriormente uma fidelidade extrema. O Líder deste estilo fornece um amplo Feedback positivo, fortalecendo o potencial dos funcionários. São mestres em desenvolver uma sensação de pertencimento.
Um líder eficaz precisa se conectar com as pessoas. Ele orienta, inspira, ouve, comunica, motiva e influencia seus liderados.
Ele não se concentra nas falhas e sim no potencial do seu funcionário sempre valorizando seu subordinado e o estimulando a ser melhor cada dia.