'O Maior Motivo De Seu Negócio Não Crescer'
O Maior Motivo De Seu Negócio Não Crescer
Há alguns anos, haviam dois irmão empreendedores em um vilarejo. Os dois tiveram a mesma idéia de negócio, mas com resultados totalmente diferentes.
O irmão mais velho, sabendo que as pessoas do vilarejo precisam de água, criou um serviço de transporte de água do poço até a casa das pessoas. Como a água era muito boa, as pessoas pagavam para não ter que andar e receber água limpa em casa. O empreendimento foi um grande sucesso.
O problema é que, para poder ter retorno rápido, esse irmão transportava a água em baldes, que carregava com suas costas. Era um trabalho árduo, e quando chovia ou ventava muito, a água ficava suja e ele perdia vendas. Quando sentia dores, que começaram a ser cada vez mais frequentes, ele não conseguia trabalhar e deixava os clientes irritados.
O irmão mais novo, pensou diferente. Ele foi para a capital encontrar parceiros engenheiros, que o ajudasse a criar um projeto de encanamento do poço até o vilarejo. A água seria sugada por bombas e teria uma série de torneiras no ponto de entrega, para vários clientes serem atendidos ao mesmo tempo.
Ele levou meses para executar a idéias, mas quando terminou sua água era mais barata, confiável e limpa do que a do seu irmão. Advinha qual empresa dominou o mercado?
O que podemos aprender com essa história?
O empreendedor brasileiro, muitas vezes por necessidade, cria uma empresa aonde ele é a empresa. Ele faz tudo, do marketing, execução e entrega e com isso corta custos e tem retorno mais rápido. Mas ele é a empresa. O dia que fica doente, atrasa ou esquece de algo, a empresa sofre… ou pior, a empresa para.
O irmão mais novo criou uma empresa de verdade. A empresa tem um sistema desenhado, que funciona mesmo se ele não trabalhar naquele dia. É uma empresa confiável e muito mais lucrativa. E uma empresa que pode crescer, pois não depende do dono para tudo.
Como é a sua empresa hoje?
O pulo do gato é saber como fazer a transição do irmão mais velho para o irmão mais novo. Do empreendedor que centraliza tudo em si e é o maior gargalo da empresa, para o empreendedor com visão sistêmica, que criou uma empresa que pode crescer 10x, 50x sem sua vida virar um inferno.
Três perguntas para você testar qual irmão você é hoje no seu negócio:
1. Você tem uma equipe (mesmo que seja 1 pessoa) treinada, que sabe o que fazer sem você ter que ficar verificando o tempo todo?
2. Você consegue atender o dobro de clientes de um dia para o outro?
3. Sua empresa consegue funcionar sozinha por 7 dias sem você aparecer?
Conhece algum colega ou amigo que precisa deixar de ser escravo de sua empresa? Mostre para ele que há que há luz no fim do túnel. Só depende dele!
Fonte: Pedro Superti Consultor de Marketing Empresarial