O marketing para empreendedores (Parte 2)

O marketing para empreendedores (Parte 2)

No artigo anterior, concluí o texto enfatizando que os micros e pequenos empreendedores devem entender as estratégias de marketing dos seus concorrentes.

O marketing tradicional

A forma tradicional de fazer marketing já não trás os mesmo resultados que antigamente. Aproximadamente 10 anos atrás comprar uma lista de e-mails e disparar ofertas de produtos, era uma ótima forma de aumentar as vendas.

No passado, contratar empresas de telemarketing terceirizadas, mala-direta, TV, rádio, propaganda impressa e feiras (ou exposições), com o objetivo de atingir compradores potenciais era as principais ações dos profissionais de marketing.

Os e-mails marketing que antes eram enviados de forma generalizados, agora são reportados para a caixa de spam.

Hoje não atendemos mais ligações de telemarketing que não foram solicitadas, porém acessamos nossas redes sociais enquanto nosso programa favorito está no intervalo.

Com o tempo essas ações de marketing tradicionais foram se tornando cada vez menos eficazes pelo simples motivo de que os consumidores passaram a evitar interrupções.

Atualmente, as marcas que chamam nossa atenção, não são mais empresas com orçamentos gigantescos e que veiculam propaganda na TV. A nossa atenção está voltada para empresas que nos entregam conteúdos relevantes e o meio utilizado para entregar este conteúdo rico é a internet.

O marketing digital

É evidente que a internet mudou nossas vidas. O que muitas empresas não perceberam ainda, é que com a facilidade de acesso a informação, por meio de diversas mídias online, mudou-se também o comportamento dos consumidores.

Mas afinal, o que mudou no comportamento do meu cliente?
Antes da internet comercial ser difundida no país, quando o consumidor tinha o estímulo de comprar algo, obrigatoriamente ele precisava ir até a loja para saber se o produto atendia de fato sua necessidade e também coletar mais informações com o vendedor.

Sendo o vendedor a principal ponte entre o consumidor e a empresa, assim como, a necessidade e a compra.

Hoje, as pessoas compram de maneira diferente, utilizam a internet como principal ferramenta para tomada de decisão. Comparam e coletam informações em buscadores online, redes sociais e blogs.

É comum o consumidor chegar na loja em busca do produto específico para solucionar o seu problema, conhecendo as especificações do produto de forma detalhada.

Quem nunca viveu a situação de saber mais sobre um modelo de celular do que o próprio vendedor da loja? Acontece muito, viva a informação!

No ambiente B2B (business-to-business) o comprador, sempre teve o conhecimento avançado sobre o produto comparado. Então aspectos como visibilidade e relacionamento que a empresa tem com o comprador, serão fundamentais para fechar negócios. Existe uma importante relação no ambiente B2B, entre vendedor e comprador.

Para que uma empresa tenha visibilidade e uma boa relação com seu cliente na internet, obrigatoriamente ela precisa ser encontrada.

O fato de você ser um pequeno ou microempresário, não influencia de forma negativa os seus resultados na internet.

Na verdade, nem uma empresa constituída você precisa ter para que o seu negócio tenha visibilidade e um bom relacionamento no mercado.

Você precisa produzir conteúdo!

Precisa produzir conteúdo relevante para o seu público e este conteúdo precisa ser encontrado. Com uma boa estratégia de marketing digital você certamente alcançará a visibilidade desejada.

Nos dois tópicos seguintes, vou tentar explicar de forma breve “O que é marketing de conteúdo?” e “Por que ele é importante”.

O que é marketing de conteúdo?

Marketing de conteúdo é uma estratégia de abordagem, focada na criação e distribuição de conteúdos valiosos, relevantes para atrair e reter um determinado público, claramente definido, com o objetivo de torna-lo cliente.

Lembre-se: Se você não considerar a palavra “valiosa” e “relevante” na definição acima, definitivamente, você não está trabalhando com estratégias de marketing de conteúdo, talvez algo mais próximo de estratégias de spam.

Basicamente a estratégia de marketing de conteúdo tem como objetivo principal, se comunicar e prospectar com seu possível cliente, sem o tom tradicional de venda.

A importância do marketing de conteúdo para o seu negócio

Como vimos no início deste texto, o comportamento do consumidor mudou, pessoas compram de maneira diferente, utilizam a internet como principal ferramenta para tomada de decisão.

O seu cliente não é diferente! Comparam e coletam informações em buscadores online, redes sociais e blogs.

Trabalhando com marketing de conteúdo, além de aumentar a possibilidade de você ser encontrado na internet, você está entregando conteúdo de alto valor para seu possível cliente e ao mesmo tempo agregando valor para sua marca.

Independente de qual estratégia de marketing você utiliza, o marketing de conteúdo sempre deve fazer parte do seu processo.

Veja abaixo alguns exemplos de estratégias de marketing que precisam de marketing de conteúdo para obter resultados efetivos:

  • Estratégias de Redes Sociais
    A estratégia de marketing de conteúdo vem antes da estratégia de redes sociais;
  • SEO (Otimização para buscadores)
    Como já sabemos, o objetivo principal dos principais buscadores do mercado é entregar conteúdo relevante e valioso para seus usuários.
  • Inbound marketing
    Esta estratégia de marketing, também conhecida como marketing de permissão, utiliza o conteúdo como peça chave para atrair visitantes e converte-los em leads.

Dica: Assista ao vídeo “History of Content Marketing”, que mostra em uma timeline a história do marketing de conteúdo em menos de 3 minutos.

Interessado em saber mais sobre Marketing de Conteúdo? 
O site Content Marketing Institute tem absolutamente tudo sobre o tema. Se tiver alguma dúvida ou sugestão, deixe seu comentário abaixo, ficarei feliz em responder.


Gostou do texto? Clique no botão Curtir e deixe-me saber!
Grande abraço e bons negócios!

Leia também:

  • O marketing para empreendedores (Parte 3) 
Paulo Roberto Moura

Marketing I Trade Marketing I Loyalty I Relacionamento I Programa de Parcerias

8 a

Parabéns pelo artigo, claro e objetivo!

Muito bom seu texto. Bem informativo. Sou MEI e estou em busca de conhecimento a cerca do Marketing de Conteúdo, como desenvolver e seu texto ajudou bastante.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos