O Mau Humor E Como Vencê-lo
Imagem: oooneclik.blogspot.com.br

O Mau Humor E Como Vencê-lo

Todo mundo já experimentou aquele sentimento amargo que costuma ser consequência de situações ruins pelas quais passamos eventualmente. Que com frequência nem sabemos explicar de onde surgiu: o mau humor.

Você sabia que a prevalência desse sentimento ruim está mais ligada aos seus hábitos alimentares e ao sedentarismo do que você imagina?

Hoje, por exemplo, algumas coisas ruins aconteceram comigo. Duas pernas do meu tripé de filmagem quebraram, em seguida foi a vez do monopódio, depois o microfone parou de funcionar. Às vezes parece que as circunstâncias conspiram contra você e tudo começa a dar errado ao mesmo tempo se acumulando aos seus problemas e conflitos, formando a "bola de neve" do mau humor.

Nesse momento tudo o que você vai querer é só se jogar no sofá e ver TV, ou dormir, se distrair para não pensar no que está acontecendo e vai se deixar levar pelo mau humor. É aí que você tem que parar para pensar: "Será que isso vai ajudar?", ""Isso vai resolver os problemas?", para realizar que vai ter que...

Tomar Atitude


"Uma ótima forma de te deixar em um bom humor de novo é socializar, sair, ir pra rua falar Oi!"

Não é preciso muito. Basta olhar nos olhos das pessoas, trocar sorrisos, conversar um pouco com pessoas diferentes e logo você percebe que seu humor já mudou graças à essa energia das iniciativas que você tomou.

O mau humor ganha força quando você escuta demais o que a mente está falando ou somente o falatório alheio. Exponha o que está se passando nos seus pensamentos, socialize.

Tomando de novo o exemplo das situações que aconteceram comigo, o que eu decidi fazer? Ficar lamentando os equipamentos quebrados? Validando sentimentos prejudiciais que queriam dominar a minha mente na primeira chance? Não mesmo.

Escolhi praticar a assertividade dos meus valores, fui na rua, olhei nos olhos das pessoas que queria, sorri e fui correspondido, cumprimentei, comprei umas coisas, troquei outras e decidi continuar gravando. Preciso dizer que meu humor melhorou?

Quanto mais intenso for o seu mau humor, mais força de vontade vai precisar pra virar o jogo. Mais profundo o mau humor, mais ações você toma. Quanto maior o seu nível de incômodo e estresse com o mau humor, maior o grau de iniciativa que vai precisar aplicar com sua força de vontade para mais se mover quando menos se quer - é justamente aqui que você sabe que precisa.

O Mau Humor E A Felicidade

Existe uma mentalidade bem comum de interpretação da realidade que é o paradigma do mundo dualista, ou seja, tudo é percebido sempre composto por dois polos, como o feio e o belo, magro ou gordo, bom ou ruim, legal ou chato, alto ou baixo e por aí vai. O problema é que enxergar tudo sob dualidades possibilita mais brechas facilitadoras para que você seja infeliz.

Daí você me pergunta por que? Porque vendo o mundo dessa forma você sempre se resume a estar encaixado ou ter que se enquadrar em um grupo ou no outro. E se você faz parte de um lado, tu nunca faz parte do outro, que se torna um oposto inalcançável. Sendo assim, vai ter sempre alguma coisa que você não vai conseguir atingir. Te passando a sensação de que você está incompleto, o que não é verdade... - Udson Brandão

Se você quer ver as coisas assim tudo bem, pode funcionar em certos casos mas o ideal é que você se permita transcender esse "duelo" simplista.

"Não mais ficar julgando se é certo ou errado, alto ou baixo. No final das contas é só um julgamento que te impede de ser feliz, que te tira do momento, da consciência e te coloca pensante demais"

Um esclarecimento Final - O mau humor é um sentimento e quando ele acontece você não deve tentar fugir dele. Você precisa senti-lo e não negá-lo. Do contrário só atrapalharia, fazendo ele se agarrar a você por mais tempo. O que você não pode fazer é se deixar envolver pelos pensamentos que o mau humor vai provocar na tentativa de te pegar em um looping negativo do qual é difícil sair. Tenha consciência de que são pensamentos momentâneos influenciados por uma emoção tendenciosa ruim, mas passageira. Aceite e decida superar.

Obrigado por ler!

Visite as redes sociais YoutubeInstagramTwitterFacebookSuper Boss BlogApp Super Boss para o melhor conteúdo

Por Udson Brandão

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Felipe Marx

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos