Você Deveria Ser Egoísta. Entenda o porquê.
O ser humano atual entende o termo egoísmo como algo ruim, atribui senso pejorativo ao individualismo. Com as sociedades estimulando somente o lado oposto desses valores, como: "seja altruísta", "pense primeiro no próximo", "se coloque no lugar do outro". Ser individualista se tornou errado. Mas será mesmo que olhar para si não é certo?
O individualismo ou o egoísmo se tornaram termos condenados pela sociedade, onde o considerado certo é você fazer caridade, se doar para os outros, porém isto não anula o fato de você ser um indivíduo, com suas próprias necessidades. Então por que deveríamos repudiar sermos egoístas em decisões que iremos tomar sobre nós mesmos?
O Egoísmo Nobre
Acredito que exista um egoísmo em sua melhor forma, que te permite honrar quem você é, ser mais autêntico, verdadeiro e, no fim, mais altruísta.
Se conhecer bem te possibilita contribuir com muito mais qualidade para as outras pessoas. Sem isso você pode até ter atitudes solidárias, porém elas serão vagas, você vai estar apenas repetindo o que aprendeu com terceiros. Enquanto deveria ser por quem você é, por aquilo em que acredita, exercendo seu real potencial como ser humano.
Sendo egoísta, tomando decisões pelo seu bem, trabalhando em si, você vai se tornar muito mais preparado para contribuir com as pessoas. Só se conhecendo, você vai ter a capacidade de dar muito mais valor para o mundo e alcançar os maiores patamares do seu potencial.
Tendo Empatia Consigo Mesmo E Sendo Altruísta
Ser altruísta, caridoso, contribuir com os outros é essencial, mas o ideal é ser capaz de aplicar uma combinação entre o seu altruísmo e o individualismo necessário para você evoluir, se desenvolver e crescer. Onde você vai ser empático com as pessoas, vai entender as necessidades, sentimentos delas e ajudar com o melhor que puder, mas vai ter empatia consigo mesmo.
A verdade é que a maioria das pessoas não se interioriza. Mais de 90% da população mundial não se conhece. As pessoas não voltam seu olhar para dentro a fim de descobrirem o que pensam sobre elas mesmas ou de que forma suas decisões afetaram sua autoestima. Ao invés disso pensam em como afetaram a maneira que os outros pensam delas. Isso é o seu Ego que, usado desta forma, se torna muito prejudicial.
"Se você só praticar a empatia com os outros, não vai descobrir quem você é"
Dedicando tempo a se descobrir, entender quem você é e suas decisões, suas falhas, sabendo que vai errar novamente, você vai descobrir coisas incríveis dentro de si. Vai encontrar os valores verdadeiros, a pessoa que você realmente é. Vai descobrir os valores que são originalmente seus e parar de viver só de crenças embutidas por quem veio antes de você.
A sociedade tem influência significativa sobre nós, moldando quem seremos de acordo com o que é comumente aceito entre grande parte dos indivíduos e que acaba sendo enraizado de geração para geração, então se autoanalisar é muito importante, pois é o único jeito de não se tornar um objeto da própria imagem exterior perante os outros, do que pensam de você, evitando se tornar um péssimo egoísta.
"Você acha, muitas vezes, que está pensando nos outros porque se importa com a opinião deles, mas não está. Você está se importando com a opinião das outras pessoas sobre VOCÊ."
Sendo assim, primeiro é necessário trabalharmos em nós mesmos, sendo individualistas, pensando antes no nosso desenvolvimento para podermos ser mais autênticos, verdadeiros e muito mais altruístas! A melhor versão do altruísmo.
Princípios Complementares
- Primeiro Ame A Si Mesmo
Para cultivar bons relacionamentos e proporcionar amor, antes você precisa amar quem você é. Do contrário, como você daria algo que nem tem?
- Dê Mais Do Que Pede
Este representa o motivo de você estar lendo o artigo até agora. Estou te dando mais do que pedindo. É o que chamo de 51/49 - contribua, doe 51% de ti e peça apenas 49% da outra pessoa. Você ganha por dar, tendo sempre transmitido algo bom para o outro.
- Se Doe Sem Esperar
Se desejar fazer algo, faça! Não se coloque numa posição de espera pela reação ou pedido de alguém. O instante em que você faz algo só porque quer ter algo em retorno é o instante em que você perde. A pessoa percebe a intenção forjada por trás de uma atitude tomada para sugar de volta.
Obrigado por sua leitura!
Se inscreva na Jornada Da Maestria! Uma semana inteira repleta de conteúdo de alta qualidade para o seu crescimento, totalmente gratuita!
Visite as redes sociais Youtube, Instagram, Twitter, Facebook, Super Boss Blog, App Super Boss
Texto por Udson Brandão