O Mindset Define o Rumo
Freepik

O Mindset Define o Rumo

Se há fator decisivo no sucesso de um negócio é a consciência do que precisa de ser feito por parte do empreendedor; se o mesmo estiver ciente das dificuldades e desafios que poderá encontrar pelo caminho longo que tem pela frente, a probabilidade de saber lidar com eles e não esmorecer é maior. No final das contas, a forma de pensar guia a forma de fazer.

O outcome de um projeto está intrinsecamente ligado a quem o gere. Deste modo, não afirmo que seja o único fator a ponderar, mas a mentalidade de vencedor permite dar sempre a milha extra. Na minha curta, porém, rica experiência de vida, tive oportunidade de ouvir projetos geniais a saírem de bocas medíocres: pessoas que tinham ideias fenomenais, mas que não sabiam colocar em prática e fazer acontecer. No fundo, a magnitude do projeto que tinham em mente era demasiado para elas açambarcarem. Vocês ganham a forma do meio onde estão inseridos; adotem uma forma compatível com quem vocês querem ser.

No entanto, é aqui que reside a boa notícia: só porque a ideia que tens na gaveta não consegue tornar-se realidade neste momento, não significa que no futuro não consiga.

O que é adiado não é negado

Esta é apenas uma das muitas frases que carrego comigo todos os dias. Só porque algo não aconteceu no presente, não significa que não irá acontecer futuramente.

A minha história de vida é a prova empírica disso: de todas as vezes que não conquistei algo que eu queria com todas as fibras do meu ser, anos mais tarde agradeci; porque cresci e percebi que se tivessem acontecido, eu não teria a mentalidade certa nem capacidade para lidar com elas.

No momento, podemos desanimar e até ficamos desapontados; mas depois de um tempo, possuímos a objetividade de olhar para trás e perceber o porquê de ter acontecido daquela forma. No outro dia, dei tudo de mim na fase de recrutamento para entrar num projeto inovador e dinamizador: não fui escolhida. Na altura e mesmo no momento que vos escrevo, ainda estou a tentar juntar as peças. Todavia, sei que daqui a algum tempo vou olhar para trás e perceber a razão pela qual não aconteceu. A vida ganha uma certa leveza quando passamos a saber que mesmo que não compreendamos no momento o porquê de ter acontecido daquela forma, passado um tempo acontece algo que nos faz ganhar clareza sobre o passado.

 

 

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Mariana Lopes

  • O que veio primeiro: a chave ou a fechadura?

    O que veio primeiro: a chave ou a fechadura?

    O penúltimo livro que li o ano passado, foi o “Isto é Marketing” do Seth Godin. Na altura, compreendi a ironia de estar…

  • Cada um tem a vista da montanha que escolhe subir

    Cada um tem a vista da montanha que escolhe subir

    O primeiro dia par do ano começa em grande. Esta é a minha versão do “cada um se deita na cama que faz”.

  • Nunca firas um valor teu

    Nunca firas um valor teu

    Não somos chocolates, para agradar a todos. Se nem a Madre Teresa conseguiu que toda a gente gostasse dela, nem preciso…

  • O cemitério dos perdedores é silencioso

    O cemitério dos perdedores é silencioso

    Vamos falar sobre falhanços epopeicos antes de 2024 terminar? Bora! No último artigo do dia par deste ano, aproveito…

  • Também empurras com a barriga?

    Também empurras com a barriga?

    Para já, lamento começar o artigo logo a seguir ao Natal com tamanho abanão. Apenas não quero que em 2025 continues no…

  • 300km com apenas 1 placa?

    300km com apenas 1 placa?

    Se tu conseguirias sair do Porto, com o destino de Lisboa em mente, muito possivelmente precisarias de várias…

  • Imortais, mas possíveis de enfraquecer

    Imortais, mas possíveis de enfraquecer

    Bom, o melhor é esclarecer já de início o título, antes que alguém pense que falo sobre outro assunto que não marketing…

  • Sem Pressa e Sem Pausa

    Sem Pressa e Sem Pausa

    Neste momento, estou a ler um livro que me foi oferecido pela minha mentora Marisa Carlos. Depois de quase dois meses a…

  • O Medo de ser Grande

    O Medo de ser Grande

    No dia 30 de novembro de 2024, participei no Congresso Nacional de Infoprodutores. O que te vou dizer agora, pode…

  • O Erro Gera Aprendizagem

    O Erro Gera Aprendizagem

    Para mim, não existe erro. O que todos chamam de “erros”, eu prefiro apelidar de “oportunidade de evolução”.

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos