O Olhar Científico da Gestão de Reputação - Ambiguidade
Feche os olhos por um momento e tente lembrar de um profissional, o qual você admira. Pergunte-se porquê o admira. Quais valores você conhece dessa pessoa e foque em entender qual a mensagem que essa pessoa passa para você e para a sociedade. Agora você já tem uma ideia do que é um símbolo ''icônico''.
De acordo com o estudo da Semiótica da Imagem de Pierce (1960), um ícone representa o resultado da junção de diversos e elementares símbolos, unidos em um mesmo contexto imagético, que em suma é ''representativo''.
Semiótica é a ciência do conhecimento, isto é, a forma como o Humano faz a leitura do mundo. Esta ciência é a base do trabalho de profissionais das áreas de comunicação, mídias, cinema, arquitetura, jornalismo, publicidade, computação entre demais outros.
Na construção e Gestão da Reputação é necessário, primeiramente, identificar qual a mensagem que queremos que as pessoas interpretem. Eu poderia escrever um extenso artigo explicando os detalhes, mas isso é trabalho para um artigo científico. Serei mais generalista.
A opinião pública tende a oscilar entre ''o bom e o mau''. Emprego a palavra 'oscilar', pois a comunicação é bilateral e parte de todos os cantos. É extremamente difícil definir um consenso comum sobre a opinião pública de determinado tópico que seja unânime. Esta é a era das controvérsias e meias verdades.
Pode parecer, no contexto mencionado, que é quase impossível desenvolver, construir, gerenciar e mediar a imagem numa ''Aldeia Global'' da atualidade. É nesse contexto que o profissional de Relações Públicas mostra o seu diferencial. Considero que o profissional de PR deve ter pleno conhecimento - sistemático - dos formatos midiáticos e seus respectivos propósitos, a fim de traçar uma boa estratégia de posicionamento para o público final.
Recomendados pelo LinkedIn
Assessoria de Imprensa, vídeo, redes sociais, TV, rádio, jornais impressos e digitais, portais de notícias, eventos, media training, storytelling, branding. Esses são os conhecimentos práticos do dia a dia desses profissionais.
A ampliação para um modelo de ''multiplataforma'' e ''multimídia'', sendo bem usados, podem gerar um awareness impressionante para a estratégia e surpreendente alcance de públicos finais. Nem sempre é recomendável ficar preso em somente um formato de mídia. As pessoas estão em diversos lugares - ou mídias.
Por João Poncciano, Fundador da Jabreu Empresarial