Já agradeceu por errar hoje?

Já agradeceu por errar hoje?

Com tantas métricas e indicativos, errar nos dias de hoje se tornou algo que nos causa vergonha entre nossos colegas de trabalho e dentro da família. Nos esforçamos incansavelmente para esconder nossos erros. Isso é tão frequente, que até bloqueamos nosso pensamento crítico sobre nossos erros e simplesmente passamos por cima, descartamos na primeira lixeira.

Não falamos a verdade àquele amigo, por medo de perder a amizade. Não indicamos aquele erro no processo de um projeto porque temos medos de estarmos errados e perder a credibilidade com nossos colegas de trabalho.

Se estamos tão dispostos a dar o palpite mais certo, sem falhas, por qual meio vamos tirar os maiores aprendizados em nossas vidas?

Ninguém acertou de primeira, nem provavelmente a sua mãe. Atrás de toda vitória, existe uma série de erros. Se fosse diferente, as coisas seriam mais fáceis, certo? sem dúvidas. Porém, o erro deve ser lapidado e observado. A vitória nada mais é que o mesmo fenômeno observado diversas vezes, até o ponto que o observador conhece o seu começo, meio e fim. O erro deve ser evidenciado e que ele sirva de lição para você e seus colegas.

Considere por um momento, uma série de erros propositais ou acidentais que aconteceram em sua vida até este exato momento. Agora que consegue se lembrar de algumas de suas experiências, imagino que pensou que nem tudo foi feito da forma como deveria ser feito. Você acredita que poderia ter feito de uma forma melhor. E se não tivesse errado, quais oportunidades provavelmente perderia?

Eu não posso palpitar muito sobre isso, mas obviamente entendo que, as grandes respostas estão por trás dos grandes erros, simplesmente porque grandes erros deixaram grandes vestígios, como pegadas na nave. A partir do momento que você percorre por esses vestígios, consegue identificar tudo aquilo te fez fracassar. Graças ao tempo, podemos recomeçar e tentar de novo. Recomece! Dessa vez com seu olhar crítico!

Joyce Cantero

Marketing Digital | Gestão de Projetos | Suporte Vendas | Campanhas de Lançamento | Inovação

4 a

Sensacional João! Realmente, a cultura onde errar significa ser "inferior" precisa ser mudada urgentemente... Cabe a nós "errar" ir mudando isso!

Parabéns a João! Certo sábio disse que “só acerta quem erra”. Continue a publicar, vamos prestigiar. 👏🏻👏🏻👏🏻

Felipe Pongelupi Figueiredo

Comunicólogo | Marketing Industrial 🏭 | Mídias Sociais e Digitalização 📱💻 | Diversidade 🚶🏽♂️👩🏿🦯🧑🏼🦼 | Curioso 🕵🏼♂️

4 a

Muito bom! Tenho pra mim uma mensagem que ouvi do CEO da empresa: você pode errar quantas vezes forem necessárias, mas erre diferente.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos