O Paraná e sua (des)integração.

O Paraná e sua (des)integração.

Você já se perguntou como surgiu o estado em que você habita? Já parou pensar em como se deu a formação histórica, geográfica e cultural do espaço em que você se localiza?

Eu, pessoalmente, sempre tive essa dúvida, continuamente quis entender a formação do estado que habito e sempre habitei, no caso o Paraná. Esse questionamento sempre ficou em uma gavetas das perguntas que ainda quero/preciso/devo responder. Não sei se isso se deve ao fato da minha formação, ou simplesmente, é uma dúvida inerente à minha condição como pessoa (mas essa discussão é para uma próxima).

Dizem que as melhores coisas acontencem quando não estamos esperando, não sei dizer se isso é verdade ou não, mas tive uma experiência dessas dias atrás, gostaria de compartilha-la com a rede.

Fui convidado para um jantar na casa de uma amiga, que trabalha com produçõs artísticas, ao chegar lá, sendo um dos primeiros, houve um tempo para sentarmos e aguardamos as outras pessoas chegarem e a comida terminar de ser preparada. Com isso, conversar vai, conversa vem, olhei uma pilha de livro dela, e logo de cara já uma obra que me captou à atenção, o livro: Anel da (Des)Integração Paranaense: Estado, Rede Logística e a Governamentalidade da circulação no território no século XXI.

A obra foi produzida pelo mestre em Geografia, Gustavo Glodes Blum, e de acordo com o autor, trata-se de uma pesquisa que buscou desenvolver uma análise a respeito da atual configuração da circulação de riquezas no Estado do Paraná. Ao folhear o livro, consultar o sumário, pude observar que a leitura dessa obra sanaria muito de minhas dúvidas. Assim sendo, logo de imediato a pedi emprestado, à minha amiga.

Assim a noite seguiu-se, agradável e despretensiosa como era para ser. Ao irmos embora, nós despedimos e ao chegar em casa percebo que estou sem o livro. Nesse momento, penso que havia deixado escapar uma bela oportunidade de sanar minha dúvida.

Ao pesquisar pela obra na internet, tive o prazer de encontrar que a mesma foi desenvolvida como pesquisa de mestrado na Universidade Federal do Paraná, originando assim o livro de mesmo título. Ainda, embasbacado pelo fato, pude lê-la com mais atenção e tempo, e definitivamente, essa é uma das obras que merecem ser difundidas e espalhadas.

Rica e profunda em seus dados e pesquisa, foi uma das leituras que me ajudou a entender um pouco mais sobre o espaço e como se deu a sua formação do estado em que habito. E você já teve ou tem essa dúvida, já parou para pensar em como o espaço que habita foi se formando com o tempo? Vamos continuar essa discussão nos comentários.

P.S.: O link para a compra da obra está no primeiro comentário abaixo.



Nathan D.

Geoprocessamento | Pesquisador | Data Science | Geomática | Mestre | Engenheiro Cartógrafo e Agrimensor

6 a

Link para compra: https://amzn.to/2M4OM9i

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos