O Pequeno Cérebro que ficou Embaixo !
- Desde da época de Adão e Eva,(literatura bíblica)o homem trouxera o seu cérebro já formado, perfeito na sua funcionalidade e misterioso na compreensão intrínseca. Mas, a ciência na sua visão crítica, já descrevia que o cérebro do homem sofrera evoluções importante nos últimos 10.000 anos. O Homo habilis, Homo Erectus e Homo Sapiens seus cérebros sofreram mudanças importantes para adaptar as situações de sobrevivências segundo os seus estilos de vida no planeta. O Cientista Charles Darwin em sua teoria da evolução pode detectar muitas mudanças nas espécies vivas e buscou explicações biológicas e cientificas para o fenômeno da sobrevivência dos seres vivos. Conheceremos o pequeno cérebro chamado de cerebelo , que fica embaixo do cérebro tem o formato de uma borboleta e contribui na funcionalidade total do cérebro. Sua importância se origina na harmonia da funcionalidade do cérebro, e no desencadear de entrelaçamento de respostas funcionais responsáveis pelo resultado total do cérebro, claro que o cerebelo compõe essa equalização. Muito antes de começar o cérebro o cerebelo já existia.
1.O que é o Cerebelo ?
- O cerebelo é a parte do encéfalo responsável pela manutenção do equilíbrio, pelo controle do tônus muscular, dos movimentos voluntários, e aprendizagem motora. Dependemos do cerebelo para andar, correr, pular, andar de bicicleta, entre outras atividades. A sua formação acontece na base do cérebro, contribuindo funcionalmente como integrador e equilibrador.
2. Constituição do Cerebelo .
- Consiste em dois hemisférios laterais unidos por uma parte média estreita, o vermis. Podemos dividi-lo em substância branca (interior) e substância cinzenta (exterior). A substância branca é constituída por fibras nervosas mielinizadas eferentes e aferentes. A substância cinzenta pode ser subdividida em 3 camadas: -Camada molecular -Camada de células de purkinje -Camada granular.
3. Localização e o formato do Cerebelo.
O Cerebelo fica situado na fossa craniana posterior (fossas cerebelares do occipital), sendo coberto superiormente pela tenda do cerebelo.
Constitui a maior parte do cérebro posterior, ficando posterior o quarto ventrículo, à protuberância e ao bulbo. E, tem o formato ovoide ou de borboleta.
4. Funções do Cerebelo.
manutenção do equílibrio, tonus muscular, aprendizagem motora, movimentos voluntários como andar, correr , brincar e etc.
5. Patologias do Cerebelo ( quando é lesado ).
- Descoordenação dos movimentos (ataxia);
- Perda do equilíbrio;
- Diminuição do tônus da musculatura esquelética - Perda de resistência muscular à palpação/movimento passivo; Perda de influência do cerebelo nos reflexos de estiramento.
- Dismetria: dificuldade para "calcular" o movimento. Pode-se testar pedindo ao paciente para que toque a ponta do nariz com dedo indicador.
- Decomposição: os movimentos são decompostos, realizados em etapas por cada articulação.
- Disdiadococinesia: dificuldade para realizar movimento rápida e alternadamente. Pode-se testar pedindo ao paciente que toque com o polegar os dedos indicador e médio.
- Rechaço: ao se pedir ao paciente que flexione cotovelo contra resistência, ao retirar a mão, o braço do paciente tende a ir contra o tórax pela demora da ação da musculatura extensora. E muitos outros sintomas concernentes.
Boa leitura e conheça a funcionalidade do pequeno cérebro que ficou em embaixo.
DOUGLAS DANTAS MUNIZ
PSICÓLOGO CLÍNICO.
Advogada Sênior. Membro do IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros
7 aParabéns pelo excelente artigo, DOUGLAS DANTAS MUNIZ!! Muito elucidativo e bem escrito!! Abs.