O processo da comunicação

O processo da comunicação

Estamos sempre dispostos a inúmeras mensagens almejando conquistar nossa atenção como consumidores. O que me levou a mergulhar sobre as origens da comunicação e o processo capaz de motivar nosso relacionamento com uma mensagem.

comunicação está presente todos os dias na forma como nos relacionamos com o meio. Ela é um processo natural a nossa linguagem, idealizada através da expressão dos sentidos. Sendo, aqui, importante realizar a conotação de que linguagem é a base de toda e qualquer forma de comunicação.

Dentro de um negócio é vital trabalhar a comunicação em todos os aspectos de interação. Desde colaboradores, a fornecedores ou clientes. Assim se constrói o processo da comunicação, onde há um propósito de transformação de uma situação ou estado para o desejado.

Com uma ambição tão clara, é aceito: não há comunicação inocente. É preciso reforçar isso. Sempre há um propósito. Sejam quais forem as intenções dele, não existe inocência ao promover uma mudança de estado durante uma interação mutua, estabelecida pelo gerador da mensagem e o interpretante.

Entretanto, mudar o estado contínuo de uma percepção não é um processo tão fácil. Sendo necessário incluir, durante essa atividade, duas estratégias fundamentais para iniciar um estopim, levando ao relacionamento profundo da informação apresentada.

A primeira delas, a persuasão. É necessário fazer o público crer na mensagem transmitida. Dessa forma, comunicadores precisam passar a sensação de credibilidade ao que está sendo veiculado, em qualquer um dos pontos de contato estabelecidos.

Mas, não é realmente suficiente por si só. De certa forma, quem recebe a mensagem precisará ter uma certa predisposição à exposição. A única forma de criar esse evento é atentar-se para as objeções da mensagem, levando o público a acreditar na transparência do que é transmitido.

A efetivação da persuasão é indispensável para o processo de transformação, uma vez que promove laços, entretanto não é o bastante. A segunda estratégia é focada à manipulação do destinatário. É preciso construir uma relação onde o público assuma uma atitude conforme especificado na mensagem.

Simples como: fazer-fazer. Sendo o único objetivo conduzir o público a ação desejada pelo comunicador. Existem aqui várias táticas de realização estratégica, sendo elas: intimidação, provocação, tentação, sedução, entre outras. Todas elas, retirando a inocência da mensagem.

Para efetivar por completo o processo de comunicação, ainda, um mix de variáveis é pertinente. Desde um repertório em comum, utilizando referências partilhadas entre o comunicador e o público, até o canal onde a mensagem será distribuída.

Fatores de informação redundância também são essenciais para criar relacionamento. O tempero da comunicação. Por um lado, a informação explora da imprevisibilidade e originalidade. Por outro lado, a redundância concentra-se no previsível e comum. Onde o equilíbrio, constrói a eficiência.

Linguagem e expressão compõem uma arte para artistas. Poucos serão capazes de ter a habilidade sucinta de utilizar cada nuance. O poder da comunicação é inimaginável. Sua interpretação pode levar a lugares onde você almeja estar, ou nem tanto. Com grandes poderes, vem grandes responsabilidades.

E, você está preparado(a) para tais responsabilidades?

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Caique M.

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos