O que é Resiliência ?
Para entender o que é resiliência, certa vez, vi uma publicação nas redes sociais, citando o exemplo de uma bolinha de tênis que depois, ficou gravado na minha memória o entendimento sobre a resiliência. Com o forte impacto que a bolinha recebe através da raquete do tenista, ela se deforma, fica achatada e durante o percurso, começa a recuperar o seu formato. Assim é a resiliência, é a capacidade de uma empresa se adaptar ao forte impacto das mudanças e crises no mercado.
Ter resiliência no trabalho é desenvolver a capacidade de saber lidar de forma positiva com a pressão, atritos, incertezas, crises, julgamentos dos outros e competitividade. A pessoa resiliente perante todas estas situações, consegue permanecer produtiva e centrada nos seus objetivos. Uma pessoa resiliente não fica desperdiçando energias e tempo com aquilo que ela não tem o controle ou que está fora do seu alcance. Aceitar o que não se pode controlar, mas é claro, não se deve aceitar passivamente, mas com paciência e gratidão, mesmo quando doer. Nem sempre é possível entender ou mudar o curso das situações. Por isso, as vezes é necessário deixar fluir. É enfrentar corajosamente os momentos de dor e superar as adversidades aprendendo com cada momento de dor e evitar que o que está acontecendo o deixe sem esperança.
No mundo dos negócios, um empresário ou um gestor resiliente, procura se adaptar com as mudanças que o mercado provoca, respondendo de uma forma mais consistente aos desafios e reage com equilíbrio às situações.O empreendedor ter flexibilidade de absorver os impactos que recebe, é fundamental para encarar a pressão do dia a dia, do mercado e momentos difíceis que envolvem as crises.
Ser resiliente é estar aberto as mudanças não colocando resistências para o novo. Todas elas devem ser vistas como algo positivo para os processos do negócio, encarando as criticas com positivismo sem levar para o lado pessoal.
O que desenvolve a resiliência é ter a capacidade de ter planos e fazer ações para torna-los em realidade. Ter uma visão otimista sobre si mesmo, confiança em seus pontos fortes e habilidades. Saber administrar as suas emoções, seus sentimentos e impulsos para não tomar decisões precipitadas e que possam comprometer o negócio.
A resiliência acaba quando você não consegue mais ter discernimento para saber se as metas são atingíveis ou não, e vai desistindo de outras coisas. Neste momento, é importante manter a persistência e coragem de seguir em frente.
As pessoas resilientes tem as seguintes características:
-Desenvolvem a capacidade de adaptação.
-Sempre confiam de que tudo termine bem.
-Em situações de crise são otimistas, não se deixam abater.
-Encaram, todas as dificuldades, como um aprendizado de vida.
-Sabem ter a auto defesa.
-Tem auto estima elevada.
Recomendados pelo LinkedIn
-Tem amizades e relacionamentos saudáveis.
-São muito criativas e desenvolvem o senso intuitivo.
-Tem coragem em realizar mudanças.
-Estão abertos a novos conhecimentos sobre o seu negócio.
-Vibram em boas energias.
-Sempre estão se reinventando e a cada ano estão cada vez melhor.
Espero que este conteúdo tenha sido uma contribuição para você. Se gostou, gostaria que compartilhasse com a sua rede de contatos.
Me coloco a disposição no que eu possa contribuir.
Gustavo Campos de Deus.
Palestrante e Consultor em Planejamento Estratégico.
E-mail: gustavocdeus57@hotmail.com
Fone: 55-99964-6119.