O QUE FAZER QUANDO ALGUEM TENTA INFERIORIZAR SUA FALA?

O QUE FAZER QUANDO ALGUEM TENTA INFERIORIZAR SUA FALA?

Lute pela sua fala!

Você já se perguntou por que algumas pessoas tentam constantemente te colocar para baixo? Em grande parte, não é por ódio, mas sim pela natureza oportunista de alguns indivíduos que veem em você um degrau para seus próprios objetivos. É importante reconhecer isso e se posicionar autenticamente.

Aqui vão algumas dicas e truques psicológicos para se posicionar quando alguém tenta te inferiorizar:

DICA 1: Primeiro Contato Ao conhecer alguém, antes mesmo de entrar em cena, cumprimente apertando a mão e mantenha contato visual. Isso cria um rapport imediato, estabelecendo uma conexão genuína. Se estiver sentado, lenvante-se!

DICA 2: Lidando com Interrupções Quando alguém tentar te interromper enquanto fala, olhe firmemente para a pessoa e, com calma, peça para continuar de onde parou. Se for alguém próximo, até mesmo o humor pode ser uma ferramenta poderosa para retomar o controle da situação. Se for amigo eu chamo da FAUSTAO (alusão ao apresentador que costumava interromper os entrevistados durante a fala).

DICA 3: Piadas Constrangedoras Fingir não entender uma piada constrangedora e pedir para repetir pode desarmar a situação. A pessoa muitas vezes desiste da tentativa, e a piada perde o efeito quando contada novamente.

DICA 4: No Palco Ao lidar com contestações durante uma apresentação, mostre empatia e respeito, mas reafirme seu ponto de vista. Leveza e humor podem transformar detratores em defensores, dando a eles a atenção que buscam.

DICA 5: Seletividade no Respeito Lembre-se, ninguém é obrigado a te respeitar, assim como você não é obrigado a aceitar desrespeito. Se as pessoas não estão dispostas a te respeitar, considere a opção de se afastar.

Uma ausência respeitada muitas vezes vale mais do que uma presença não valorizada.

VIDEO SOBRE O TEMA 👇👇👇


E, para quem deseja aprimorar suas habilidades de comunicação, estou à disposição para compartilhar exercícios e estratégias por meio da minha mentoria.

Obrigado por ter chegado ate aqui.😊


Augusto Uchoa | Comunicacao, SoftSkills e Oratória Criativa

Mentorias, Palestras motivacionais, WorkShops e Lego Serious Play

InCompany - www.augustouchoa.com   

Instagram - @oratoriacriativa   

"Reflita com afeto e sinta com razão."


Professor, adorei as dicas. Mas numa situação "hipotética" quando quem interrompe é o entrevistador? Como posso me manter firme sem ferir o orgulho de quem tem o poder da situação? Ou devo considerar um livramento por não ter que conviver com uma pessoa assim?

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos