SEU INCONSCIENTE MOLDA SUA FALA
Você já parou para pensar que uma parte significativa da sua comunicação é muito mais comportamental e psicanalítica do que puramente técnica? Vou explorar isso com base em um conceito de Winicott, um autor que estudo no mestrado (UFRJ) e que admiro cada dia mais... Além de psicanalista, ele também foi pediatra, e suas ideias trazem insights incríveis para a comunicação.
Por exemplo, pense em um paciente com ansiedade social. À primeira vista, ele pode parecer alguém que só precisa melhorar suas habilidades de comunicação, como em um curso de oratória. Mas, à medida que avançamos na terapia, percebemos que o problema vai muito além. Lá no fundo, o verdadeiro medo dele é perder o controle emocional – algo que já aconteceu no passado e que ele não conseguiu enfrentar. Ele não está apenas preocupado com o ato de falar em público; ele está se protegendo de um colapso emocional.
Outro caso: uma paciente que se orgulha de ser forte e independente. Nas reuniões e vídeos, sua fala reflete assertividade, até mesmo uma certa agressividade. Porém, ao longo da análise, ela começa a desenvolver uma dependência emocional saudável, inclusive com o terapeuta. E, junto com isso, surge um medo profundo de abandono, ligado a uma falta de suporte emocional no passado. O medo do colapso aqui está na possibilidade de reviver essa dor, que é quase física, algo que ela sempre evitou processar.
Esses exemplos ilustram como a comunicação é influenciada por aspectos psicológicos profundos. Não se trata apenas de dominar técnicas de oratória ou melhorar a entonação. Trata-se de enfrentar medos inconscientes que moldam a maneira como nos expressamos
A comunicação, portanto, vai além das palavras ela envolve enfrentar esses medos e traumas escondidos. Está na hora de começarmos a olhar para nossa fala com mais profundidade, inclusive no papel que você exerce, na empresa onde atua.
Gostou?
Indique, marque, comente.
Recomendados pelo LinkedIn
Se quiser ver o video deste texto, acesse abaixo:
Obrigado por ter chegado ate aqui. ❤️❤️❤️
Augusto Uchoa | Comunicacao, SoftSkills e Oratória Criativa
Mentorias, Palestras, WorkShops de Comunicacao Criativa + Lego Serious Play.
InCompany - www.augustouchoa.com
Instagram - @oratoriacriativa
Arquitecto
2 mA percepção do Outro está sempre na mal compreensão de escutar ...
Vigilante na BRASFORT | Habilidades de supervisão
2 mDicas úteis! Meus parabéns caríssimo Augusto Uchôa!
Psicóloga, Mestre em Sistemas de Gestão - Liderança, Especialista em Recursos Humanos, Eterna estudiosa de Grafologia e Linguagem Corporal, 50+, Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Comunicação, Saúde Mental.
2 mOi Augusto Uchôa, participar do seu curso lá na Casa do Saber foi um divisor de águas na minha comunicação. Gratidão!!! Como psicóloga e à frente da área de comunicação interna, concordo com você que a comunicação está muito além da oratória. A comunicação é nossa forma de se colocar no mundo, carregada de viéses inconscientes da bagagem da nossa história. Sempre será um desafio, se comunicar, na medida em que a escuta do seu interlocutor também é seletiva, baseada também na própria história pessoal, experiências e ensinamentos. Bora se conhecer mais e melhorar a comunicação!!!