O que foi a "Diplomacia do Ping-Pong" nos anos 70?

O que foi a "Diplomacia do Ping-Pong" nos anos 70?

Creio que seja nada usual relacionar as palavras diplomacia e 'ping-pong' em uma mesma frase, mas são coisas incríveis como essa que o esporte nos proporciona.

Desde a 'Revolução Chinesa', que ocorreu em 1949, movimento capitaneado por Mao Tsé-Tung no qual houve um confronto civil entre as Forças Revolucionárias e Nacionalistas pelo controle do país e que resultou na vitória comunista e na fuga dos nacionalistas para a Ilha de Formosa, atual Taiwan, os Estados Unidos da América e a China cortaram as suas relações diplomáticas. Até a década de 1970, os EUA reconheciam a República da China em Taiwan como o governo legítimo, e é na década de 1970 que falaremos sobre a Diplomacia do Ping Pong.

Em 1971, 22 anos após o rompimento das relações diplomáticas formais, no Campeonato Mundial de Tênis de Mesa que ocorreu na cidade de Nagoya, no Japão, um encontro nada trivial, e que muitos dizem ter sido intencional, ocorreu entre os atletas Glenn Cowan, dos EUA, e Zhuang Zedong, da China.

Zhuang Zedong e Glenn Cowan

Supostamente, Glenn Cowan, ao perder o ônibus da delegação americana, teria se confundido e entrado no ônibus da delegação chinesa, o que gerou surpresa entre todos os presentes, inclusive a ele mesmo pela confusão. Com isso, o atleta chinês Zhuang Zedong teria se aproximado e trocado uma conversa com ele, inclusive presenteando o atleta americano com uma lembrança e oferecendo um convite para uma ida à China.

Seleção de tênis de mesa americana na China (1971)

Este tal convite foi formalizado, e a Seleção Americana de Tênis de Mesa visitou a China ainda em 1971 para uma série de partidas entre os países. Com toda a certeza, esta aproximação 'quebrou o gelo' entre as nações e se tornou uma virada de chave para a visita de Nixon, o atual presidente americano àquela época, à China em 1972.

Mao Tsé-Tung e Richard Nixon e m visita do presidente americano à China em 1972

Com a crise nas relações entre a República Popular da China e a União Soviética, essa aproximação foi muito oportuna entre os dois países, que tinham na União Soviética um inimigo em comum naquele momento.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Lucas Faria

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos