O que foi o Trakto MKT Show? Você não vai acreditar!
Foto capturada no Instagram @mkt_show

O que foi o Trakto MKT Show? Você não vai acreditar!

Alô, meu Brasil Varonil. Nos dias 26, 27 e 28 de junho aconteceu o Trakto MKT Show, em Maceió - Alagoas, considerado o principal evento de Marketing Digital no Nordeste. E por que a expectativa estava tão alta? Pelos diversos nomes envolvidos no palco, como: Thiago Nigro (Primo Rico), Camila Farani, Murilo Gun, João Kepler, Rick Chesther, Joel Jota e muito mais.

Mas deixa eu te avisar: você vai se surpreender com uma decepção que tive no 3° dia.

Antes de iniciar os resumos de cada dia e palestra, te adianto: no início da "minha carreira" eu marcava presença em todo tipo de evento, para captar o máximo possível, seja ele palestra, curso, meetup, workshop... Era a fominha dos eventos. Depois de adquirir alguma experiência nisso, hoje eu prezo por duas coisas: conteúdo e networking. Se a palestra for boa e envolver técnica e conteúdo, eu assisto toda. Se não for, vejo uma parte e depois fico fazendo conexões com a galera.

Palestras geram conhecimento e o networking gera negócios.

Sem mais delongas, vamos ao resumo de cada dia: LET'S BORA! *todos os nomes dos palestrantes estão cliváveis e levam aos seus devidos perfis.

DAY 1

O primeiro dia eu não pude assistir, pois estava em Campina Grande (Paraíba) no evento Inovação de Cabo a Rabo, que foi inédito acontecendo dentro do maior São João do mundo. Mas vou te dizer ao menos quem estava e do que eu sei que foi dito, beleza?

José Roberto Marques: um grande nome na área de coaching, presidente do IBC e conhecido por ser conselheiro no programa O Aprendiz comandado pelo Roberto Justus (a final é hoje), falou sobre o despertar dos nossos poderes internos e potenciais não descobertos.

Davi Braga: gosto demais! Criou sua startup, a List-it, com 13 anos e hoje, aos 18, vendeu por 600 mil. Autor do livro Empreender Grande Desde Pequeno, conta como é importante acordar para o empreendedorismo o mais cedo possível.

Thiago Pereira: nadador, dono de mais de 700 medalhas, trouxe ao público a reflexão sobre o preço a pagar pelos sonhos que traçamos em nossas carreiras.

Outros nomes como João Kepler, Carol Cantelli, Conrado Adolpho, Amanda Passavante e Matheus Tomoto também palestraram. Vamos ao 2° dia que eu assisti! Agora sim, hein?

DAY 2

Fred Rocha: especialista em vendas e embaixador do #BoraVender, teve um papo com a galera sobre parar de vender do jeito velho, estimulando os participantes do local. PyongLee: o fera da hipnose deu sua narrativa sobre o poder da mente e importância da gente controlar nossos pensamentos.

Foto com o grande empreendedor: Careca.

Careca: esse cara é mito! O Sanduba do Careca foi fundado por ele e iniciou suas operações em Maceió, agora está abrindo franquias em diversas cidades e vai iniciar uma série de palestras sobre empreender pelo país. Aprendizado: devemos criar uma marca nossa, uma identidade que seja reconhecida pelo público, além de sermos humanos e verdadeiros naquilo que fazemos, assim alcançamos o desejado.

Thiago Concer: falou sobre como formar e gerenciar equipes comerciais. Aprendizado: as vezes nos irritamos quando algo ao nosso redor não sai como esperado, mas esquecemos que é preciso treinar as pessoas para que o fluxo possa acontecer. Aperfeiçoe-se como um bom líder e treine as pessoas ao seu redor.

Fernando Peron: do nada para lugar nenhum, um empresário vindo de fora para o Nordeste contou como enfrentar dificuldades ao mudar de região e não desistir. Aprendizado: se estiver em um ambiente que não conhece, tenha humildade, seja empático, busque se fazer conhecer e arrase no que faz!

Raphael Lassance: para mim, a segunda MELHOR palestra do evento, sem dúvida. Em 30 minutos conseguiu passar um conteúdo surreal sobre Growth Hacking o qual eu não tinha conhecimento. Aprendizado: segmente! Não foque em números, preze pela qualidade. Uma campanha que atinge 80 pessoas pode ser muito eficiente se esse público for o que vai te pagar pelo que você oferece. Entenda de micro audiência e use Growth pra tudo na vida.

Raphael Falcão: o criador do Dicas Digitais. Valeu bastante a pena porque ele mostrou todos os tipos de publicação que podem ser trabalhadas nas redes sociais, sendo elas: informativas, interativas, humorísticas, testes, enquetes, críticas, reflexivas e etc.

Joel Jota: o nome da performance. Respeito total pelo que ele faz, só não é meu foco de palestra hoje em dia, to bem motivada já e buscando mais conteúdo técnicos. Mas se você quer aprender sobre alta performance e como potencializar sua rotina, da uma olhada sobre o que ele diz que vale bem a pena.

Roberto Shinyashiki: gente, o que é essa família Shinyashiki? Maravilhosa! O Roberto, Eduardo (irmão) e Ricardo (filho) são pessoas incríveis demais. Falam sobre motivação mas de uma forma ímpar, trazendo a confiança e auto performance junto. Vale conferir o trabalho deles e o do Ricardo, que é o nome da Editora Gente.

DAY 3

No início falaram Mariana Ferrão, apresentadora conhecida pelo programa Bem Estar e, em seguida, Jonathas Freitas, o CEO do Gerenciagram. Nesse momento eu estava fazendo networking (sinceridade master), então vou seguir com os demais aprendizados rsrs.

Thiago Nigro: me decepcionei. E aí você deve pensar: mas como assim, ele não é bom? Calma, ele é ótimo! O que acontece é que criei expectativa alta para o conteúdo que ele iria dar, pois espero sempre que o palestrante entregue um pouco mais do que o que já fala na internet. Palestrar é dar insights que você geralmente não aborda no ambiente digital. Dos 40 minutos disponíveis para ele, 20min foram sobre história e uns 15 de conteúdo. Veja bem, a história do Primo Rico eu posso encontrar na internet ou lendo o livro, esperava que ele me entregasse mais conteúdo sobre como investir, conceitos básicos do que são as carteiras de investimento e como ele começou a atentar a tudo isso. Bola pra frente, o problema fui eu que alimentei esperança demais (aprendizado de eventos: vá despretensioso).

Tathi Deândelha: a mestra do tempo! Se você quer aprender mais sobre gestão tempo, como fazer ele trabalhar pra você e ganhar horas a mais no seu dia eliminando os ladrões do tempo, precisa acompanhar o que ela diz. Aprendizado: pequenas interrupções que temos no dia a dia nos tiram tempo, não deixe que os outros ditem suas prioridades, se imponha.

Israel Salmen falou sobre aproveitar oportunidades já que empreender é a arte de se ferrar todos os dias e não desistir. Anderson Palma trouxe um bom ponto sobre praticar mais a empatia como arma de vendas.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Murilo Gun: sem condições pra esse cara, a MELHOR palestra do evento. Se você conhece ele pode pensar: Gun falou algo diferente do que já diz na internet? Resposta: SIM. O cara entrega muito conteúdo nas redes e mais ainda nos palcos. Um gênio da criatividade, falou sobre o despertar para situações do dia a dia que deixamos passar e podem nos potencializar. Aprendizado: trabalhe a combinatividade, nem tudo se cria, as coisas se combinam. Assim como trabalhe dois conhecimentos; um mais superficial de várias áreas para entender um pouco de tudo e se aprofunde em pontos específicos, mas coloque isso em prática porque conhecimento que não é utilizado vira obesidade mental.

Rick Chesther: finalizando o Trakto, a terceira melhor palestra. Esse empreendedor surreal vendia água na praia quando gravou o vídeo falando sobre as pessoas pararem de vitimismo e fazerem acontecer, ter paixão pelo que faz e vontade de crescer. A partir daí a chave virou, hoje palestra até em Harvard. Aprendizado: o Rick falou "tem muita gente com celular de 4 mil reais no bolso mas não abre um negócio porque diz que não tem condições. Vende esse celular e abre teu CNPJ, vai fazer acontecer!" e foi incrível. #pegaavisão fazendo história.

Obs: todas as palestras que citei aconteceram no palco principal. O Trakto MKT Show 2019 contou com mais dois palcos com workshops, além da área de estandes e circulação.

Gente Como A Gente

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Ao fim do terceiro dia, houve uma confraternização dos palestrantes na casa do João Kepler - valeu Kepler, adorei a festa, você é um anfitrião show. O bom de poder estar com essa galera, é que além do aprendizado surreal que você tem a cada segundo, da pra perceber que existe gente de verdade por trás dos palcos. Claro que nem todos os nomes são acessíveis e simpáticos como se mostram em público, mas esses aí da foto eu vou guardar num potinho! Destaque para o Flávio Cansanção que é um fotógrafo fora de série, indico para quem quiser ter qualidade de fotos e animação no evento, uma figura ímpar. Aprendizado: nem tudo que parece é, mas tem muita gente que pode ser!

That's it, That's all

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Por fim, quero te dizer: aprenda a ter estratégias de evento, em partes aproveite o conteúdo mas não fique sentado o tempo todo, levante e vá fazer networking. As vezes focamos demais no palco e esquecemos que quem está ao nosso redor pode ter muito a agregar também, além da possibilidade de acharmos parceiros de negócios e clientes. Nem tudo de um evento é sobre a programação dele, mas sim sobre quem vai estar presente.

Quer a Análise SWOT do Trakto MKT Show? Fraquezas, forças, ameaças e oportunidades foram pontuadas pelo Edson Mackeenzy: clique aqui.

Gostou de algum aprendizado específico? Quer saber de mais algo? Comenta aqui embaixo!

Mariana Ribeiro

Engenheira de Produção com foco nas áreas de Lean Manufacturing, Gestão de Projetos e WCM.

5 a

Excelente! Aprendí muito com seus aprendizados!

Carlos Magalhães

Engenheiro Civil | Gestor de projetos

5 a

Que massa Karol.! Bela curadoria. O Murilo é foda demais mesmo..sem condições. Kk E como você pontuou sobre as entregas. Ele deu essa pincelada sobre o tema que comentasse dos dois conhecimentos (específicos e generalistas) que ele diz que é o T (tesão) kkk, e se aprofunda muito mais quando aborda isso no curso. Valeu demais aí pelas sacadas.! Abração

Alexandre Guimarães

Head de Inovação e Digital | Gerente de TI | Transformação Digital | Varejo | Palestrante | Corporate Ninja 2019 | Innovation Leader Award 2019 e 2022 | Linkedin Creator | Inteligência Artificial

5 a

show heim...só confirma que perdir uma excelente oportunidade...rs mas, não posso reclamar.

Emerson Maestre Soler Goes

Tecnologia da Informação | Desenvolvimento de Sistemas | Infraestrutura | Gestão de Projetos | Gestão de Equipe | WMS | TMS | ERP TOTVS | C# | .Net | Scrum | Kanban

5 a

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos