O que me inspirou em 2024: uma curadoria criativa e reflexiva
Quando as luzes de Natal iluminam as residências e as cores vermelho e verde predominam na decoração dos ambientes, acredito que já podemos fazer uma retrospectiva. Não sei como foi por aí, mas aqui há um turbilhão de informações a serem decantadas e não vai rolar esperar o recesso ou a véspera do Ano Novo para começar.
Esse fim de ciclo inspira uma boa faxina sobre as experiências e referências. Afinal, a soma de erros e acertos resulta na matéria orgânica para evoluir na jornada. E vou dizer: se quiser perceber com atenção os detalhes do que passou, será inevitável parar.
Aprecio sem moderação e gosto de fazer da pausa um presente. Observo o que me inspirou, o que me moveu, e as pequenas fagulhas criativas despertadas ao longo do caminho. Parar e refletir não é apenas nostálgico, mas um convite para entender como cada referência se transformou em algo maior – seja em palavras, ideias ou novos projetos.
Assim, decidi compartilhar a seguir as vivências que atravessaram o meu caminho, um pouco do que consumi, fazendo esse exercício reflexivo para abrir espaço para o diálogo e trocas.
🌻Pessoas e conversas
Existe a introspecção criativas, porém também acredito na virtuosidade dos encontros. Tive a sorte de cruzar caminhos com pessoas que são pura inspiração. E isso foi da chamada de vídeo para um job até a fila do supermercado.
Em ações cotidianas, principalmente, tenho buscado observar a situação no lugar de afundar o olhar na tela para que o tempo passe mais rápido. Para mim, é extraordinário e encantador observar a vida acontecer.
Algumas vezes estava com uma pressa absurda, sentindo meu corpo inteiro pulsando, a ansiedade corroendo e foi a interação com as pessoas que participavam da cena que mostrou como a pressa não era necessária.
A pressão é um hábito, mas soltar e viver a experiência também. Percebi que, no fundo, poucas coisas são tão urgentes quanto costumamos julgar.
🌻Natureza
Incontáveis flores, pássaros, insetos, a relva crescendo, o pó da estrada levantando, os sapos coaxando, as cigarras e grilhos cantando, a água da chuva formando poças, o sol nascendo e os feixes de luz contrastando no verde dos pinheiros. Longe, o cachorro late e o gato mia.
Sons e movimentos tão cotidianos quanto o despertador que ressoa e coloca a vida em rota disciplinar.
🌻Livros abandonados
Eis uma vitória: esse ano aprendi a deixar ir, e partir da leitura sem terminar. Aqui estão alguns dos títulos largados sem muito motivo, e que até podem ou vão ser retomados:
Recomendados pelo LinkedIn
Livros que marcaram
Um ano de grandes questionamentos existenciais em que predominaram aprofundamentos sobre escrita, autoconhecimento, loucura e mulheres.
🎞️Filmes e séries que ressoaram
🎵Trilha sonora e podcast
E você, o que te inspirou neste ano? Compartilhe suas ideias e vamos continuar esse diálogo.
Giórgia Gschwendtner é escritora, jornalista e atua com criatividade, inovação e futuros. Quer falar? Manda um e-mail para giorgia@soulw.com.br e siga a SW nas redes sociais. E conheça também o RADAR ASG.
Desenho Marcas e Experiências de Aprendizagem/ Fortaleço Lideranças Femininas
3 semParabéns, querida! Sempre puxando o bonde!!!
--
3 semMaravilhoso seu texto! Inspirador .... Posso lê-lo para meu time ?