O que não te contam sobre os layoffs

O que não te contam sobre os layoffs

Seja por uma nova estratégia da empresa, seja por um problema financeiro, seja por reestruturação de cargos, os layoffs ocorreram com muita agressividade no mercado há um tempo mas ainda ocorre em algumas empresas ainda no ano de 2024. A quantidade de pessoas afetadas foi imensa e milhares de profissionais se viram e ainda estão se vendo afetados por todo caos que a situação gerou.

Hoje, a prática está menor e com menos frequência, mas ainda ocorre e precisamos levar em consideração. Algumas empresas agora estão conseguindo se reerguer e reestruturar, mas o que isso afetou e ainda afetará?

No cenário de recrutamento e seleção de profissionais, vemos uma prática comum de avaliação de profissionais com base no tempo em que permaneceram nas empresas e quanto tempo a pessoa esteve disponível no mercado de trabalho. Muitas vezes é motivo de reprovação de currículos na primeira etapa do processo seletivo.

Muitos candidatos não conseguem chegar na etapa de entrevista e não têm a chance de falar sobre suas experiências e sobre suas contribuições dentro das empresas que atuaram, seja por qual tempo for. Seus resultados finais ou do dia a dia não são considerados na etapa de avaliação de currículos e são impactados na busca de uma nova oportunidade.

Alguns profissionais chegaram a passar por três layoffs em um período muito curto, podendo ser os três ocorridos dentro até do mesmo ano. Imagine passar por algo tão marcante na sua vida como é um desligamento com tanta frequência? Esse momento impactou muito a vida desta pessoa em diversos cenários, como psicológico e financeiro, por exemplo.

O layoff estará presente na vida das pessoas afetadas para sempre. Em seus currículos e LinkedIn, estarão suas experiências curtas nas empresas que passaram, a pergunta "Por que ficou tão pouco tempo nestas empresas?" estará presente em suas entrevistas de emprego. Isso pode impactar na decisão de recrutadores e gestores sobre estes candidatos. O candidato vai precisar se explicar toda vez que passar por um processo seletivo. A palavra "layoff" estará presente em sua apresentação em uma entrevista de emprego.

Além disto, a carga mental e psicológica que o momento trouxe a este profissional estará sempre presente em uma avaliação de novas oportunidades. O medo e anseio de passar pelo que passou novamente estará dentro de suas preocupações na decisão de uma nova oportunidade. "Será que esta empresa é estável e estruturada o suficiente para não realizar um corte?" será algo que pensará antes de aceitar trabalhar em uma empresa. Além da escolha pelos desafios da posição, suas atividades em si e reputação da empresa, o candidato também avaliará sua estabilidade, se passou por um corte e se as pessoas que lá trabalham estão na empresa há certo tempo.

Isso tudo sem levar em consideração o impacto financeiro que o layoff pode ter gerado na pessoa, que pode ter ficado um tempo maior fora do mercado devido às movimentações que teve que fazer. Alguns ainda estão se recuperando e se reestruturando, ainda mais que o mercado no momento pós ondas de layoffs está oferecendo salários menores do que praticados anteriormente, mas isso seria assunto para um outro texto.

Ainda, como ponto a ser levado em consideração, o profissional enfrentará sempre o preconceito gerado de que "se ele foi demitido é porque não era necessário ou não fez um bom trabalho" sendo que muitas vezes isso não foi o que a empresa levou em consideração no momento que realizou o corte. O desempenho do profissional não foi, no geral, um ponto em que a empresa se apoiou para tomar a decisão, podendo ser motivo financeiro (salário alto), motivo de diminuição da quantidade de profissionais na equipe como um todo, aquele projeto em específico não seria mais realizado, dentre outros motivos que vão além de desempenho. Assim, não teria pontos de melhoria para aquele profissional, mas apenas estava no lugar errado na hora errada.

Se você passou por um layoff, sinta-se abraçado e compreendido. Se não passou por layoff, tenha em mente o momento em que o mercado passou e como isso pode ter afetado a vida de várias pessoas que foram impactadas. No momento do processo seletivo, tente evitar a exclusão de pessoas apenas pelo tempo de empresa em que estavam em seus currículos. Pense "e se fosse comigo?" e reflita, que muito do que foi vivido naquela época pode ter influenciado nos profissionais.

Qual foi e qual será sua postura frente à profissionais que foram desligados por layoffs? Quais dicas daria para essas pessoas que passaram por desligamentos em massa nas empresas? Se for avaliar um currículo, qual será seu olhar para escolha de profissionais?

Denise Canavezi 👊🏾

+30 K 🚀 Specialist Tech Recruiter | Coordenadora R&S | Talent Partner | Tecnologia

6 m

Eu já fui impactada e foi uma péssima experiência. Tenho amigos que saíram de um layoff, se recolocaram e pouco tempo depois foram demitidos novamente. Percebo que ficaram abalados e inseguros. Quando você passa por esse tipo de coisa mais de uma vez consecutiva, gera uma insegurança absurda.

Alexandre Nogueira

Especialista em RH | Especialista Tech & Data Recruiter | mentor de Carreira | Inglês fluente (nível C2)

6 m

Quando fiquei sabendo de um novo layoff em uma empresa em que trabalhei, vi alguns dos nomes que estavam na temida "lista". Até comentei com uma colega que trabalhou comigo nesta mesma empresa sobre o quão incoerente era aquel listagem, devido à quantidade de nomes de profissionais que eram absurdamente fora da curva e vinham de recentes ascenções de carreira naquela mesma empresa. Isso só me confirmou o que eu já vinha percebendo sobre a empresa: sua diretoria fazia as movimentações, tanto de expansão quanto retração, de maneira pouco planejada e com visão absurdamente limitada de mercado e de oportunidades. Sei que não é toda empresa que age assim, mas me parece que muitas se mostram despreocupadas com os riscos que tomam para movimentos de crescimento mal planejados. Talvez façam isso, principalmente pq sabem que se algo der errado, "é só mandar uma galera embora", sem levar em consideração o impacto que causa nas pessoas cujos nomes foram incluídos naquela sinistra "lista".

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos