O que os pais devem observar ao escolher a escola para seus filhos?
Chegou a época de renovar matrículas na escola do seu filho(a) e você não sabe se continua na mesma escola ou não? É a primeira escola do seu filho(a)?
Então, chegou o momento de pensar se a instituição educacional atual é a mais adequada para o seu filho e é lógico que fatores como valor mensal, proximidade escola-casa, amiguinhos do seu filho na mesma instituição devem ser levados em consideração, mas o que mais deve ser considerado?
Destacaremos abaixo alguns pontos primordiais que podem ajudar na escolha do melhor ambiente escolar para o seu filho:
1) Valor da mensalidade: É importante que esse fator seja considerado e que você saiba negociar com a escola formas de pagamento, descontos e bolsas. Mas jamais escolha a escola somente pelo preço.
2) Deslocamento: Sim, o tempo gasto em deslocamento deve ser considerado, mas para além do conforto, esse fator é também uma questão de segurança, envolvendo agilidade para buscar e levar a criança e minimizando tempo no trânsito, que pode ser ocupado por brincadeiras com a criança.
3) Valores pessoais: É importante que a família e a escola tenham valores em comum, pois isso ajuda a fortalecer a criança como indivíduo.
4) Material didático: Procure conhecer os materiais didáticos da escola (preço, qualidade do conteúdo e como a escola organiza o conteúdo ao longo do ano). Faça pesquisa pelo material na internet de modo a entender como estão organizados e o que oferecem e tire todas as dúvidas com a escola sobre a utilização deste recurso.
Recomendados pelo LinkedIn
5) Metodologia/Abordagem: Assim como conferir se o material didático é adequado para as crianças, é importante conhecer qual metodologia a escola utiliza, como por exemplo, escolas que utilizam abordagem Pikleriana, Montessoriana ou Reggio Emilia ou ainda se a escola segue metodologias tradicionais ou busca por metodologias ativas.
6) Infraestrutura e segurança: Verifique se ambiente da escola é seguro para as crianças, se atende a requisitos mínimos de segurança como escadas com corrimão, extintores de incêndio, iluminação adequada. Também é importante verificar se as salas são amplas pela quantidade de alunos que comportam, se os corredores tem espaços adequados para evacuação e se os espaços de pátio, refeitório e quadras são adequados para a faixa etária da criança.
7) Espaços de aprendizagem: Os espaços de aprendizagem podem compreender a sala de aula, a biblioteca, as áreas verdes (sim, escola boa tem área verde!), os parquinhos etc., e são um diferencial para a aprendizagem dos nossos alunos. Aqui, fica um ponto de atenção: verifique se a escola utiliza diversos espaços para a aprendizagem com projetos ou propostas contendo atividades em que extrapolem as paredes da sala de aula.
8) Equipe escolar: Conheça a equipe escolar, dos professores à equipe de apoio da escola. Perceba se estão engajados com a proposta da escola e como cuidam das crianças.
9) Referências: Verifique com a própria escola, alguns contatos de pais de alunos que poderão ajudar a tirar dúvidas sobre como a escola funciona, pontos fortes e pontos de melhoria.
10) Proximidade escola – família: Uma boa escola vê a família como parceira, muito além de cliente. Assim, para saber se a relação entre escola e família é interessante, pesquise com a escola projetos que envolvem a família e como a escola entende essa parceria, que deve estar acima dos negócios, focada na aprendizagem e qualidade de ensino.
Se depois disso, ainda ficou receoso, converse com pais que estão mudando o filho de escola, pais que recentemente matricularam o filho pequeno para trocar ideias e oferecer mais segurança.
E se ainda restar dúvidas, pergunte-se sempre: Eu gostaria de passar algumas horas do meu dia naquela instituição? Se a resposta for sim, com certeza você tem um bom lugar para o seu filho estudar.