O QUE PODEMOS ESPERAR DO MARKETING NO FUTURO?

O QUE PODEMOS ESPERAR DO MARKETING NO FUTURO?

Estamos passando por uma revolução de comportamento e consumo, que, naturalmente, está refletindo no mercado de trabalho e no perfil profissional. As transformações estão por toda parte, quebrando antigos hábitos, reconstruindo profissões, desafiando profissionais e fazendo surgir novas atividades a todo o momento.

As novas tecnologias impactam os modelos de negócios, trazendo à tona novas plataformas que promovem a conexão de maneiras completamente novas. Acompanhar e gerir essas mudanças torna-se tarefa de todos que queiram continuar fazendo parte de forma produtiva, mas para isso é necessário desenvolver novos conhecimentos e habilidades, para que essas rupturas sejam vividas e não apenas observadas.

Para algumas pessoas este pode ser um momento perturbador, uma vez que lidar com a tecnologia e o seu potencial desafiador coloca em xeque suas habilidades e confianças convencionadas, que agora precisam passar por reavaliação e aprimoramento.

Trazendo para o marketing, como tudo isso vem impactando e como ainda impactará no futuro próximo, não somente a sua vida profissional, mas de todos os outros departamentos que o rodeiam, inclusive prestadores de serviço e parceiros de negócio?

Várias previsões já foram lançadas, usarei como referência o post do Marketing de Conteúdo, para trazer uma reflexão sobre tecnologias e habilidades:

Big Data – Isso é coisa de TI!

Não é raro ouvir que entender de Big Data é tarefa do departamento de TI da empresa, ou mesmo do BI encarregado. Ignorar o universo de dados será o mesmo que negar qualquer ciência exata, os negócios estão baseados em dados, que registram uma infinidade de informações de uso estratégico. O seu concorrente já sabe disso!

Automação – Ainda não tenho tamanho para isso

O exercício de desapego é essencial para este momento. A automação de marketing é acessível para diferentes portes de empresa, entender suas necessidades versus opções do mercado te dará a real dimensão de esforços e investimentos.

Personalização – Nem tudo é feito para todos

Entregue a seu cliente o que ele deseja e não o que você quer produzir. Não por acaso “cliente” está no singular, é a expectativa dele e é seu dever proporcionar essa percepção ao deparar com seu produto/serviço.

Chatbots – Conversas automatizadas

Watson, Siri ou Google Talks soam familiares?

Watson, o sistema da IBM desenhado para responder às perguntas de um dos programas de televisão americanos mais importantes, chamado Jeopardy! Sistema cognitivo que possibilita uma nova parceria entre pessoas e computadores.

O Siri é um assistente virtual comandado por voz, de propriedade da Apple. O recurso foi lançado no Iphone 4S e se tornou um sucesso por auxiliar os consumidores a realizar os mais variados tipos de tarefas apenas “conversando” com o telefone.

Google Talks é um serviço de mensagens instantâneas e de Voip, desenvolvido pela empresa Google, baseado no protocolo aberto Jabber (também conhecido por XMPP).

Saber que existem, entender o funcionamento básico para então cogitar seu uso já faz parte da cartilha do profissional de marketing.

Machine Learning / Inteligência Artificial – Vivendo a matrix!

Aprendizado através de criação de algoritmos por meio de automação de processos, com conclusões a respeito do comportamento dos clientes.

Dados de conversas possibilitam a identificação de influenciadores, detratores, percepções e necessidades do seu consumidor a partir do que ele mesmo fala.

E quais habilidades esse profissional precisa ter para se encaixar neste novo cenário?

Análise de dados – não está nas mãos apenas do seu BI (se tiver um), saber capturar, interpretar e transformar os dados em ações estratégicas, já é exigência atual, no futuro isso será ainda mais exigido.

Intraempreendedorismo – O conceito não é novo, porém extremamente atual. As empresas buscam, acima de bons profissionais, alguém que tenha visão empreendedora que possa inovar desde ações mais simples até as mais complexas.

Autonomia é a contrapartida oferecida, com liberdade para aprender, acertar e errar, e como resultado o aprendizado adquirido, aprimoramento e crescimento em conjunto – colaborador e empresa.

E como será esse profissional no futuro?

O futuro é realizado hoje!

As previsões surgem e podem ser influenciadas por visões particulares, mais do que pensar em um futuro distante, aprimore-se hoje, aprimore suas habilidades, conhecimentos e atitudes, para se tornar um profissional com algum diferencial, frente aos milhares que concorrem com você diariamente.


Francisco Correa

Administrador | ME - Ministerio da Economia

7 a

É o que eu penso. O que se torna preocupante, caso não observemos, é que os cenários se modificam numa velocidade digital extrema e, nesses casos, a tomada de decisão que nos é cobrada é praticamente instantânea, se não estou sendo tão alarmista e você consegue entender o que digo.

Francisco Correa

Administrador | ME - Ministerio da Economia

7 a

O futuro não é mais algo distante. Ele é simplesmente o agora, logo após a informação do presente ser conhecida e absorvida. Com a velocidade que a Internet propaga seus dados e informações, se não procurarmos estar atentos a elas, ficamos apenas no presente sem nos projetarmos para o futuro.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos