O QUE TODOS ESPERAM DE VOCÊ AGORA, EMPREENDEDOR
Um mês atrás. Se olharmos apenas a um mês atrás, empreendedor, me diga quanto o panorama que havia desenhado ao seu negócio era diferente? Independentemente do porte que a empresa se encontrava, as aspirações e planos davam conta de expectativas muito distintas das presentes no dia de hoje.
Esses anseios podiam girar em torno do refinamento da ideia para finalmente dar início da operação; ou mesmo na busca dos primeiros colaboradores para acompanhá-lo nesse sonho, podiam girar em torno da procura dos investidores para o crescimento da empresa e do time; até mesmo na organização da casa para a entrada em um rodada de investimento. Aos mais calejados na caminhada, poderia estar alinhando aqueles últimos detalhes para a internacionalização ou uma infinidade de cenários aos quais a última coisa que deseja, é ser lembrado novamente por mais um texto com a solução mágica. Obviamente, esse texto está longe desta pretensão, fique tranquilo.
Agora você se vê com enormes desafios inesperados que são somados aos já gigantescos obstáculos existentes à condução de qualquer negócio; e no fundo você sabe que ninguém está nem aí pra isso. Não porque as pessoas são ruins ou exista algum plano cósmico conspiratório contra seu sucesso, mas simplesmente porque as pessoas já têm preocupações suficientes, e muito provavelmente, se elas têm algum nível de interação com seu negócio, vou lhe procurar para entender qual sua postura frente a este cenário.
Funcionários, investidores, fornecedores, clientes e diversos outros atores vão demandar de você um posicionamento sobre como seu negócio está lidando com a situação, onde não serão tolerados por nenhum desses, qualquer tipo de omissão ou postura protelatória.
No relacionamento com investidores, é fundamental que entenda que eles estão buscando informações qualificadas de todo portfólio que possuem sobre a saúde das empresas e você deve ser capaz de informá-los de pronto sobre as políticas adotadas pelo seu negócio quanto aos fornecedores; o tempo e meios adotados na transição do trabalho dos empregados para o home-office; bem como estão seus índices de produtividade, gestão do fluxo de caixa e demais informações essenciais. Resumidamente, eles não podem ficar no escuro e uma posição proativa, sensata e organizada nesta medidas e na relação entre vocês será vista com bons olhos no cenário à longo prazo, que costuma ser priorizado por esses atores.
Ainda no ambiente de investimento, é importante notar o papel dos anjos neste período, que mais do que nunca deverão aumentar o valor agregado ao seu smart money aportado, devendo auxiliar ativamente os empreendedores nas recomendações da políticas que devam ser adotadas.
Seus funcionários também precisam de respostas suas, pois você representa o papel de comando do negócio. É preciso entender que uma das principais dúvidas que martelam em suas cabeças, é saber se seus empregos serão mantidos, e convenhamos, isso é uma questão vital na vida de qualquer um. Por isso, se mesmo analisando toda conjectura e entendendo que o principal ativo da empresas digitais são as pessoas, você precisar demitir pessoal, seja justo, rápido, transparente e honesto, e isso passa desde a comunicação até no auxílio de sua recolocação, pois todo mundo está vendo como você lida com isso. Todo mundo.
Em outro aspecto, você deve entender também que seus colaboradores em regra estão empenhados de maneira especial para realização de seus trabalhos, e se essa energia produtiva for canalizada de uma maneira eficaz para construções de soluções e aproveitamento das janelas de oportunidade que a situação atual trouxe (sim, elas existem), a sobrevivência e até mesmo o crescimento do empreendimento serão possibilidades muito factíveis.
Acredite, seus fornecedores estão tão preocupados quanto você, portanto uma dica prática muito salutar para esta relação é a criação de playbooks de boas práticas e processos em concordância com as orientações médicas, para viabilizar uma simetria de ações positivas entre toda sua cadeia produtiva, gerando mais segurança neste aspecto.
A joia da coroa não pode ser esquecida nunca, e os clientes esperam que você esteja compassado com as medidas médicas adotadas pela sociedade, que traga diferenciais competitivos e os auxilie na sua batalha pessoal contra essa luta mundial. Ele não se esquecerá das empresas que adotaram medidas colaborativas e trouxeram auxílios reais a sua rotina tão modificada.
Nesse ponto é preciso entender que essa mudança nas rotinas de milhões de pessoas trouxe modificações estruturais na sociedade contemporânea e não haverá uma “volta ao normal” completa, até porque haverá um novo normal, muito mais digital, conectado, com novos protocolos sanitários e hábitos de consumo.
Agora certamente você empreendedor está muito demandado; mais do que jamais esteve; mas não apenas você, toda a sociedade moderna está passando pela mesma situação, então como você e eu vamos reagir nesse momento de atenção extrema vai ditar quais serão os negócios que realmente trazem soluções reais aos problemas de seus investidores, fornecedores, funcionários e, obviamente, clientes; e quais ficam estáticos e se mostraram ineficientes no momento de necessidade.
CEO | Pousada RiiA
4 aExcelente olhar e ótimas dicas