O que você faz pelo Mundo?
Universia

O que você faz pelo Mundo?

Na última semana o discurso da jovem ativista Greta Thunberg rodou o Mundo e estampou os portais de notícias por toda parte. Muitos discordaram ou acharam que havia um viés político em sua fala, porém, o que ninguém pode discordar é que clima e meio ambiente já são pautas que não podem ser ignoradas por nós como seres humanos e pelas indústrias.

O conceito de Indústria Sustentável não chega a ser uma novidade, mas ganha cada vez mais força. Por uma questão de responsabilidade, e até mesmo de Marketing, as companhias tentem a propor iniciativas e ações para reduzirem o impacto de suas operações e produtos na natureza.

Cerca de 87 grandes corporações como Klabin, Malwee, Natura, Danone, Nestlé, L'Oréal, entre outras, assinaram um compromisso com o Pacto Global das Nações Unidas para cortar drasticamente as emissões de gases causadores de efeito estufa até 2030. Essa campanha, lançada no último mês de junho, foi batizada de Our Only Future (Nosso único futuro), e tem como objetivo que cada uma das empresas participantes faça a sua parte criando medidas e adotando políticas para limitar o aquecimento global a 1,5° C nos próximos anos.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Além da emissão de gases uma outra preocupação recorrente é com os resíduos e embalagens, principalmente o plástico. Para se ter uma ideia na empresa onde trabalho levantamos que em 2018 utilizamos 252.500 copos descartáveis em nossa fábrica, isso em uma companhia com cerca de 90 funcionários. É muito plástico para ser absorvido pelo meio ambiente. Tomamos algumas iniciativas como a utilização de copos de vidro nos escritórios e conscientização dos colaboradores para a reutilização.

Mas não adianta nada as empresas buscarem soluções ecológicas se nós, como pessoas físicas, não mudarmos em nada nossos hábitos.

Eu, por exemplo, reduzi drasticamente meu consumo de carne vermelha, isso porque segundo estudos a ingestão de carne bovina está ligada às grandes emissões de gases para a atmosfera, contribuindo com o aquecimento global e inúmeras consequências desastrosas para o meio ambiente. Além disso, é preciso levar em conta o desmatamento realizado para criação de pastos e a quantidade de água necessária para o cultivo de animais. Para alguns pesquisadores comer menos carne vermelha reduziria mais a pegada de carbono do que desistir de se locomover de carro.

Sei que para muitos isso é uma atitude um tanto quanto extrema, mas acredito que o mais importante e estar consciente de que somos responsáveis pelo Mundo em que vivemos e que nossas atitudes e ações podem refletir em desastres ambientais e climáticos em um futuro bem próximo.

Mas diz ai nos comentários, o que você faz pelo Mundo? 

__________________________________________________________________________

Fabiano Duarte - Comprador Sênior | Jornalista | Criador de Conteúdo

Leia meus outros artigos publicados aqui no LinkedIn

Comente, sua opinião é o mais importante

Rafa Serpejante

Coordenador técnico na Mormaii Fitness

5 a

Bacana Fabiano Duarte. Por mais que saibamos as necessidades de cuidarmos melhor do nosso planeta, não basta ficarmos apenas nas palavras. Contudo na vida, AGIR é o que verdadeiramente faz a diferença. Parabéns pelo artigo!

Rosaldo Bonnet

Data Science | Gestão de Projetos | Logística | Autor e Escritor dos livros "Prosperidade através das 07 Leis Universais" e "As Cruzadas, os Templários e a Maçonaria".

5 a

É vital para nosso futuro.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Fabiano Duarte

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos