Papai precisa trabalhar - Paternidade e Carreira
Eu sei, eu sei, os desafios relacionados a carreira para quem é papai, nem se comparam as questões que afetam as mamães, licença maternidade, amamentação e tantas outras coisas que eu sinceramente não saberia nem listar aqui. Porém, felizmente, ao contrário do que acontecia no passado, cada vez mais os pais estão participando do cotidiano de seus filhos.
Mas como a paternidade afeta nossos trabalhos?
Bom, esse texto não se trata somente das minhas experiências, mas preciso dizer que desde que meu filho chegou em junho de 2017 ele transformou toda minha história. As pessoas podem até tentar separar as coisas, mas vida pessoal e profissional é a mesma coisa, você é o que é 24 horas por dia, então não tem jeito, se você é um pai em casa você é um pai no trabalho.
Responsabilidade maior
Sabe aquela vontade de jogar tudo pro alto e ir vender água de coco na praia, quando se tem um bebê em casa até pensamos nisso, mas em menos de um segundo você já lembra que precisa comprar leite e fraldas e isso passa.
É amigo, as contas aumentam, e muito, e não é só a questão de precisar de mais dinheiro, trabalhar pela sua família é totalmente diferente do que quando você só quer ter grana pra trocar de carro ou pra tomar aquele chope, você quer dar o melhor pro seu filho, quer comprar o melhor berço possível, o melhor brinquedo, colocar na melhor escola e não é uma questão de mimar ou de apago material é uma questão de prover.
Noites mal dormidas
Se você ainda não tem filhos eu vou te dar uma dica valiosa, durma enquanto é tempo. Eu sempre fui um dorminhoco ativo e passar a noite ninando um bebê e ir trabalhar logo quando o Sol nasce é uma prova de fogo. Mas essa fase passa até que rápido, a gente se adapta e até hoje ninguém nunca morreu disso.
Você vai precisar de flexibilidade
Quando meu filho começou a frequentar a creche eu consegui adaptar meu horário de entrada e de saída na empresa, o que foi ótimo para mim, pois assim consigo levar e buscar ele todos os dias, mas sei que nem todas as companhias permitem isso. Fora que tem médico, apresentação da escola e outras atividades importantes da vida do seu filho que você vai precisar estar presente.
Replanejamento
Quando uma criança chega é para ficar em definitivo, a partir daí sua vida tem um novo propósito, ninguém deve abrir mão dos sonhos por conta dos filhos mas é inegável que os planos e prioridades mudam, seja para escolher o destino das férias ou até os próximos passos da sua carreia, se uma mudança de cidade no meio do período escolar não será ruim, se você não esta fazendo muitas horas extras e dedicando pouco tempo ao seu filho e assim por diante.
A paternidade é uma das coisas mais maravilhosas que podem acontecer na vida de um homem, mas como dizem “Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades”.
__________________________________________________________________________
Fabiano Duarte - Comprador Sênior | Jornalista | Criador de Conteúdo
Leia meus outros artigos publicados aqui no LinkedIn
Comente, sua opinião é o mais importante