O REI DO HAMBÚRGUER SE FOI...

O REI DO HAMBÚRGUER SE FOI...

Essa semana recebi dois “baques” daqueles, sobre dois Reis que foram embora; um deles,  o incrível, inigualável, incomparável, mito chamado Jerry Lewis, meu companheiro das tardes de criança, nas maravilhosas sessões da tarde com coca cola e pipoca na casa da mamãe, com suas comédias pastelão, riso frouxo, caretas inimitáveis, humor inocente, piadas infantis; as vezes acompanhado de seu amigo Dean Martin, com sua voz maravilhosa foi realmente seu melhor parceiro e quem sabe amigo, pois depois da sua morte o próprio Jerry disse que sentia muita falta dele; que dupla...Martin e Lewis virou drink, lanche, casa de shows, desenhos animados, gibis da DC Comics (Jerry inclusive se encontrou com Batman e Superman em alguns), etc. Um era o certinho e outro o palhaço, estavam longe de mim fisicamente, mas presente na minha infância e as coisas de infância carregamos a vida toda, nossos heróis, amigos.

Os filmes que assistia como O Professor Aloprado (1963), Bancando a ama seca (1958), Ou vai ou racha (1956) e tantos outros já eram filmes velhos e antigos quando eu assisti nos anos 70 e 80, mas ele era o melhor e era CULT, ou seja, bom em qualquer época, bem ...adeus Jerry Lewis, O REI DA COMÉDIA, O REI DO RISO...


Já se foram alguns reis como Elvis Presley - o Rei do Rock, Bruce Lee  - o Rei das Artes Marciais, Michael Jackson - o Rei do POP, Jerry Lewis – o Rei do Riso e esta semana (meio de agosto de 2017), perdemos mais um rei...

GREGORY  RYAN - O REI DO HAMBÚRGUER...

Eu tinha decidido dar um tempo nos editoriais e tirar uns meses sabáticos para descansar, mas com essa perda, decidi fazer minha singela homenagem.

Gregory James Ryan pode não ter cantado como Elvis, nem ter lutado como Bruce Lee e nem foi engraçado como Lewis, porém foi um dos melhores (se não o melhor) no que fazia. Este norte americano iniciou em 1984 um expansão sem precedentes na que é hoje a maior rede de restaurantes do mundo...o Mc Donald´s; com apenas duas lojas, a companhia buscava alguém que desenvolvesse e fizesse a marca crescer, e ele o fez.

Gregory era incansável e determinado, uma das suas marcas era o relacionamento com as pessoas e funcionários, ele apostou no Brasil, apostou nas pessoas e acertou...plantou e colheu muitos frutos de seu obstinado trabalho, tanto que até se naturalizou tupiniquim, canarinho, brasileiro; ele disse:... "Foi uma decisão muito pessoal. Estou comprometido com o país e pretendo viver o resto da minha vida aqui. Esse comprometimento me incentivou a votar, a ter os mesmos direitos que qualquer cidadão."

Ryan veio ao Brasil para trabalhar na lanchonete Well's, em 1974. Foi também diretor geral da rede Jack in the Box, por cinco anos. Em 82, abriu a primeira loja McDonald's em São Paulo e não deixou mais a empresa, nem o país.

Tive poucos momentos com ele, pois sua agenda era sempre muito assoberbada, muita ativa, cruzava com Gregory em inaugurações, eventos, entregas de prêmios nos CBO´s da Restco e às vezes no restaurante da Paulista (PLT) nos tempos do TOP CENTER. Ouvia-se que alguns gerentes gostaram quando o escritório foi para Alphaville, pois assim as “visitas” cessariam no almoço; tinham medo, não entendiam a oportunidade de ter um executivo do calibre do Gregory almoçando ali todos os dias, o que poderiam absorver de conhecimento e know how com alguém tão experiente e visionário como Ryan...pena.

Sob sua batuta a rede explodiu, muitas unidades foram inauguradas, lojas Drive (JK , a primeira), a maior de América Latina, a Henrique Schaumann, Mc Dia Feliz,  Founder´s Day e outras centenas de conquistas, ou seja, nesta época São Paulo e sul do país estavam bem planejados e organizados estrategicamente para trazer além de crescimento da rede, promoções para seus funcionários, gerentes, franqueados.

Gregory queria inaugurar  lojas em regiões mais distantes para alcançar clientes que não tinham acesso aos produtos; por volta de 92, 93 o objetivo era alcançar regiões mais distantes da capital, como São Mateus (zona leste) ou Jabaquara (zona sul), e a Grande São Paulo (Carapicuíba, Guarulhos e Taboão da Serra).

"Os moradores da Carapicuíba podem frequentar a loja de Alphaville, bastante próxima, por exemplo. Mas sabemos que ninguém se movimenta mais do que sete ou dez minutos de carro para ir a uma lanchonete", diz Ryan.

Segundo o presidente da empresa, pesquisas foram feitas para saber quais são as regiões de maior aceitação das lojas McDonald's. ...-"A tendência é de que a aceitação do cliente seja melhor nas áreas onde não há muita alternativa ao redor. Os pontos de venda mais distantes têm uma demanda enorme."

Também estão sendo feitas pesquisas para saber do que gosta o consumidor do McDonald's. Algumas lojas já inauguraram o serviço de café expresso e a loja do aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, serve também café da manhã com pão de queijo e croissant. Se a experiência der certo, deve ser estendida para outras unidades...dizia Ryan.


Gregory se casou com uma brasileira e teve três filhos, todos brasileiros. Não trabalhava  menos do que 12 horas por dia.

Durante a semana, comia no McDonald's pelo menos três ou quatro dias: seu sanduíche preferido era o cheeseburguer simples, isso quando não pegava dois CB´s e montava um em cima do outro.

Comia nos concorrentes também para saber o que estava acontecendo, e as novidades do mercado..."Preciso saber o que o nosso cliente está sentindo". Sobre os concorrentes dizia:...-- "O que acontece é que fazemos pesquisas sobre os melhores lugares a se instalar um fast food, e os concorrentes vão atrás"; e sempre defendia a rede de críticas  como, por exemplo, os eternos boatos de que seu hambúrguer é feito de outras carnes...

"Fala-se muita bobagem sobre o McDonald's. Nossa carne é 100% bovina, e também nossos gados não destroem florestas amazônicas, como já disseram grupos de ecologistas em Londres."

Mas na verdade Gregory sempre estava disposto a crescer e fazer os outros crescerem com ele, tinha visão de águia, enxergava longe, a frente do seu tempo; aproveitava seu tempo da melhor forma possível, inovando, planejando.

Trabalhava sem se preocupar com horários e longas jornadas, queria que QSL & V acontecesse em todos os restaurantes; quando não trabalhava, descansava em Angra, jogando tênis e curtindo a paisagem.

Fazia sempre o melhor e não tinha dificuldade de dividir o êxito com seus pares ou subordinados, foi preparando ao longo de tempo seu sucessor para que ninguém alegasse que a empresa ficou em segundo plano.

Em maio de 89 foi capa de Veja SP como o rei do hambúrguer.

Enfim, dava um livro a quantidade de histórias que esse mega executivo viveu, mas como eu disse em outro editorial: dos impostos e da morte ninguém escapa, e infelizmente o Rei do Hambúrguer foi morar com os Rei dos Reis.

O CÉU ESTÁ MAIS ALEGRE...

Bye CHEFE,

Bye for now  GREGORY...


CHRISTIE ANDERSON GUISELLI – Empresário no setor de Alimentos, foi Diretor de Relações com o Mercado no Grupo Nilo – Assessoria Jurídica e Empresarial, atuou como Gerente Executivo em empresas como Mc Donald´s, Adecco RH, Manager RH, Grupo Foco RH e Atelecom no Distrito Federal; Implementou o D.R.H. (Desenvolvimento de Recursos Humanos) na FAEG (Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás) e SENAR GO (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), foi Diretor Regional na Best Food e Édison Freitas de Siqueira Advocacia Tributária em São Paulo e da ACIEG-Associação Comercial e Industrial das Empresas do Estado de Goiás. Dirigiu pela Executive Search um Start-up na Argentina. É Pós-Graduado em Administração de Recursos Humanos pela FAAP com Especialização em Comércio Exterior e Negócios Internacionais pela FGV, possui Aprimoramento Estratégico em Business Plan pela Anhembi Morumbi e MBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC.



Maria Beatriz Rêgo Monteiro

Gestão Comercial/Operacional | Planejamento estratégico | Implantação | Negociação | Franquia | Comunicação | Gestão Equipe | Hospitalidade

7 a

Muito bonita homenagem.

Jefferson Monteiro de Lima

Educador Popular e Assessor das Juventudes

7 a

O texto estava discorrendo maravilhosamente bem! Quanto da pessoa humana, que Deus o ilumine e guarde! Porém, se levarmos em conta seu sucesso e o quê ele promoveu, O Rei deste Hambúrguer, pode ser rei de muitos maus também! Mas é claro, se gostassemos de ler mais, apenas iriamos curtir seus atos divertidos seria outro quadro na história! Minhas palavras, claro! Quanto ao texto, me sinto privilegiado de amar a leitura e poder discorrer esta magnífica narrativa! Parabéns!

Quem tempo e paciência de ler um textão desses nos dias de hoje. ?

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos