O SEU RESULTADO DO FUTURO COMEÇA AGORA
Gestor, você já chegou em determinado momento em que os resultados que você previu no passado não aconteceram? Ou percebeu que, quando a demanda aumentou, você precisou sair da execução de todos os detalhes e as coisas pararam de acontecer? O que eu tenho a dizer é que, se você continuar fazendo as coisas do mesmo jeito, os resultados continuarão sendo os mesmos. Mas, se você tem um desafio a frentes, meu amigo, minha amiga, se prepare: a boa notícia é que uma solução possível está à vista.
E, então, temos alguns pontos importantes a conversar:
DIRECIONAMENTO – VISÃO
A primeira coisa que todo gestor precisa saber é que, qualquer pessoa só compraria a sua ideia, se, nessa ideia existir clareza de para onde cada passo vai levar. Todo mundo tem medo de mudança, mas sempre mudamos quando o caminho é claro. É preciso saber o que tem “do outro lado do rio”. Se você é o responsável pela estratégia da sua área, criar uma visão de futuro está entre as suas responsabilidades mais importantes.
Aliás, você sabe para onde está indo? Sabe para onde está levando seu time? O seu time sabe para onde está caminhando?
Se você não é o responsável pela estratégia, então você é responsável pelo caminho que percorre, sendo assim, torna-se corresponsável ao indagar sobre como não desperdiçar seu tempo, sobre clarear a visão do mapa!
Tenha escrito, desenhado, traduzido tudo aquilo que está em sua cabeça, gestor, e mais, não canse de compartilhar e comunicar diariamente. Ajustar as velas do barco todos os dias poderá te ajudar aproveitar os melhores ventos.
PROPÓSITO
Fazer o que ama é liberdade, e amar o que faz é felicidade!
Gestor, você sente o que em relação ao seu papel na companhia? Em relação ao seu papel na sociedade? Na vida? Nos relacionamentos?
E o seu time? Qual o nível de engajamento deles com todas essas áreas de suas vidas? Você não sabe? Pode estar aí mais uma resposta à nossa questão inicial.
Provavelmente as suas contratações têm se balizado nos conhecimentos e experiências que as pessoas demonstraram. Isso pode sim trabalhar a favor do resultado, entretanto, quando isso não está associado ao seu motivo de felicidade, fazer com que a superação aconteça torna-se inviável. Não é possível gerar estímulo nas pessoas todos os dias, somente cada uma delas conseguem identificar seus motivadores. Sendo assim, escolha integrantes para o seu time que podem amar o que fazem. Dessa forma, você não precisará se preocupar com o quanto elas quererão crescer com você!
HABILIDADE – TREINAMENTO - DESENVLVIMENTO
“Se eu treinar as pessoas vão embora”. Já passou isso pela sua cabeça? O ponto é: então experimente trabalhar com elas sem que elas estejam preparadas.
Gestor, líder, essa missão é sua! O próximo passo, o da delegação, só é possível quando há maturidade de execução, ou seja, se a habilidade para realizar estiver instaurada. As pessoas do seu time devem estar preparadas sempre para ocupar o seu lugar. Aham! É isso mesmo. Para você crescer, os outros precisam conseguir assumir as suas atividades e também crescerem.
Recomendados pelo LinkedIn
A premissa do desenvolvimento é a aquisição de novas habilidades: saber fazer mais e melhor na direção da carreira que cada um quer ter. Para isso, conheça intrinsecamente os sonhos e desejos do seu time para que cada caminho seja construído para gerar felicidade! Isso é inspirador! Depois que o gosto por aprender continuamente for um hábito o fluxo acontece!
DELEGAR
Você já deve ter ouvido uma frase em que diz que, contratar pessoas inteligentes para dizer a elas o que fazer não é inteligente! Pois é, é isso! E quando se trata de delegar, você precisa ter com você senso de geração de autonomia, pouca vontade de controlar e nada de micro gerenciar. É preciso entregar às pessoas certas os projetos certos! Entender de talentos e pontos fortes vai te ajudar a posicionar corretamente cada peça. Quando as atividades são endereçadas de forma errada, a sua sensação é de falta de capacidade dos outros, o que pode não ser verdade! É mais possível que você não soube entender de gente: de proposito, de maturidade de tarefa e de forças!
CENTRALIZAÇÃO – CONTROLE
“Eu deixo, mas não deixo”. “Faz, mas me fala o que fez”. “Vai em frente, mas me copia nos e-mails”. “Você fez mas eu não estou sabendo”. Tem frases assim no seu vocabulário?
Se sim, pense seriamente na sua habilidade de gerar autonomia. De conseguir confiar nas pessoas. Esse problema é seu, não é de mais ninguém!
As pessoas só se sobrecarregam quando não entendem que gerar habilidade, treinar, é a solução para que o processo aconteça fluido. Então, centralizam as atividades com medo de que os outros errem. Criam regras, não comunicam, não deixam claro e mantém tudo embaixo das “suas asas”.
A maior parte dos tipos de personalidade não gostariam de trabalhar com líderes que que têm esse modelo mental. Isso impede crescimento, até mesmo porque errar faz parte do jogo. Se errar, conserta rápido e vai em frente! Quem não tenta não aprende. Se experiência fosse conselho, nenhum filho passaria frio quando a mãe disse para levar blusa. Ser humano tem necessidade de experimentar.
MODELO MENTAL – CRENÇAS
Já treinei, já deleguei, já coloquei as pessoas corretamente em seus lugares. Deixei claro a meta, a visão de futuro e está tudo em seu devido lugar. Mas mesmo assim o resultado não chega. Já aconteceu?
Pois sim, as crenças limitantes, ou seja, os pensamentos sobre si, o mundo e os outros é o maior motivo pelo qual as pessoas deixam de avançar nos resultados em todas as áreas da vida.
O simples fato de acreditarmos ou não em nós mesmos impacta diretamente no quanto entramos em ação. O sonho pode estar claro, o plano no papel, mas sem ação, o sonho vira pesadelo!
Líder, é fundamental que você tenha em sua caixa de ferramentas um arsenal de boas perguntas que fomentem profundas reflexões. É importante que você saiba acessar as pessoas através de um profundo conhecimento sobre o que elas pensam. Pois, são os pensamentos que geram sentimentos e pensamentos. Visto que não podemos mudar as emoções de base, é possível atuarmos no nível de consciência. E pode acreditar, isso não é habilidade somente para psicólogos e coaches. É para todos que dependem de movimentar pessoas em pról de um resultado!
Segurança psicológica significa dar ao outro o que ele necessita em sua base emocional. Então, entenda essas suas necessidades e dos seus liderados para que elas sejam são tão conscientes a ponto de não atrapalhar o progresso que cada um quer ter.
Diretor de Alianças e Parcerias | Especialista em Gestão de Projetos e Lean
3 aÓtimo artigo. O modelo competitivo baseado no comando e controle tem se mostrado ultrapassado. Criar um ambiente colaborativo é, sem dúvidas, o melhor caminho a ser seguido.