2030 e os ODS
Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
Na ultima Assembleia Geral das Nações Unidas realizada no dia 25 de Setembro em Nova York, os estados membros da ONU definiram os novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Estas metas são destinadas para orientar as prioridades de desenvolvimento em todo o mundo, ao longo dos próximos 15 anos. O ODS veio para substituir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), desenvolvidos no ano 2000 e que expiram este ano.
Os principais pontos tratados pelo ODM (Objetivos do Milênio) são referentes a pobreza, educação e saúde dos países pobres. O ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) contempla todos os temas do ODM e ainda busca enfrentar as desigualdades globais, questões ambientais e o acesso a tecnologia.
Abaixo segue um resumo dos 17 ‘’objetivos’’.
Erradicação da Pobreza
Este é um dos objetivos mais ambiciosos. Ele inclui uma meta de não ter ninguém que vivem em extrema pobreza - menos de US $ 1,25 por dia - em qualquer lugar do mundo no ano de 2030.
Erradicação da Fome
Alcançar a segurança alimentar e melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável. Este objetivo requer uma duplicação da produção agrícola, além de melhores práticas agrícolas.
Saúde de Qualidade
Garantir uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
Acesso a Educação
Os ODM tinham por objetivo acesso universal ao ensino primário. Os SDGs dizer que todos os estudantes devem ter acesso gratuito à educação até o ensino médio.
Alcançar a igualdade de gênero por meio do fortalecimento das mulheres e meninas.
Acabar com a discriminação e a violência contra mulheres e meninas, acabar com o casamento de crianças.
Água limpa e Saneamento
Garantir disponibilidade e manejo sustentável da agua e saneamento para todos. Este objetivo é separado em metas para 2020 e para 2030.
Energias Renováveis
Este objetivo prevê o acesso a todos a energia barata, confiável, sustentável e renovável.
Crescimento Sustentável e acesso ao pleno emprego
Promover um crescimento sustentável anual de 7 % ao ano nos países pobres, bem como acesso ao pleno emprego s digno para todos.
Inovação e Infraestrutura
Assistência tecnológica dos países desenvolvidos para as nações mais pobres para modernizar estradas, barragens, redes elétricas e outras infraestruturas para o desenvolvimento humano.
Redução das Desigualdades
Diminuir a diferença que existe entre os países, sendo uns países muito ricos e outros extremamente pobres. Além disso diminuir as desigualdades que existem dentro dos próprios países, que muitas vezes existem regiões com contrastes extremamente altos.
Cidades e Comunidades Sustentáveis
Tornar as cidades habitáveis e sustentáveis, acabando com as favelas, dando acesso a toda população a áreas verdes de lazer, descanso.
Consumo Responsável
Assegurar padrões de consumo e produção sustentáveis.
Combate a Mudanças Climáticas
Tomar medidas urgentes para combater as mudanças no clima e seus impactos. Para isso já existe outra conferencia agendada em Paris no fim de 2015.
Consumo e uso Sustentável dos Oceanos, Mares e Vida Marinha
Objetivo buscar desenvolver a pesca sustentável até o ano de 2020 e acabar com a poluição marinha até 2025.
Vida Sobre a Terra
Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir as florestas de forma sustentável, combater a desertificação, e deter e reverter a degradação do solo e a perda de biodiversidade
Paz e Justiça
Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos, e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
Parcerias pelas metas
Fortalecer os mecanismos de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável. Principalmente os países mais ricos em relação aos países mais pobres
Para ler os 17 objetivos na integra, basta clicar aqui.