ORIENTAÇÃO VOCACIONAL 2020
ORIENTAÇÃO VOCACIONAL 2020
Olá pessoal, estamos chegando ao novo ano, precisamos realmente projetar e planejar uma NOVA VIDA e/ou VIDA NOVA fica ao seu critério.
Entra ano e finda o ano, às vezes temos a sensação que não fizemos boas escolhas, o planejamento não deu certo ou aconteceu o inesperável em nossas vidas. Não tem problema, você tem o processo decisório de começar de novo.
Quero ajudar vocês com esse pequeno artigo ACONSELHAMENTO e/ou ORIENTAÇÃO VOCACIONAL 2020.
Trabalho orientando pessoas online e presencial para o desenvolvimento das carreiras, profissões e vocações, percebo muitos detalhes que impedem o crescimento profissional e pessoal, sabemos que escolhas são difíceis, necessárias e fundamentais.
A escolha de uma profissão e vocação não é nada fácil, precisam ser bem estruturada e planejada, no geral considerada como um acontecimento único na vida e ocorre (nem sempre) na adolescência, acontece na vida adulta e pode nascer na terceira idade de um HOMEM ou uma MULHER.
O interessante que essas escolhas começam nas brincadeiras de crianças ou quando o adulto pergunta: “O que você vai ser quando crescer?”
Os universitários são sabatinados ou inqueridos sobre as matérias, no geral supõe-se, os pais e tutores são os que mais cobram e/ou decidem nas escolhas vocacionais para preparar o futuro, muitos desejam que seus filhos tenham escolhas que os pais e tutores não tiveram condições de realizar no passado (aqui reside o perigo).
“Filho de peixe é peixe”
“Seres humanos não são peixes”
ATENÇÃO: Cada indivíduo tem seu próprio DNA
Todos nós precisamos decidir quanto a nossa vocação, não são escolhas fáceis, são frequentemente difíceis na vida.
Essas escolhas são importantes, vão definir nosso futuro ao longo das nossas vidas:
- a renda que nós desejamos ter,
- padrão de vida,
- posição na sociedade,
- satisfação geral com a vida (é muito difícil ser feliz quando não gostamos ou odiamos nossos empregos),
- amigos
- contatos sociais
- bem-estar emocional
- sentimentos de autoestima
- Aprendizado
- Planejamento estratégico em desenvolvimento
- Comunidades
- Aposentadoria
- Etc.
A escolha profissional é difícil em vista dos grandes números de opções no mercado e tem as implicações das novas demandas e tendências nesse novo mundo do conhecimento e dos relacionamentos.
Nossa mentalidade deve estar focada na renovação do conhecimento para o resto das nossas vidas, o desenvolvimento deve ser contínuo, precisamos despertarmos para novas realidades.
Aprendemos com experiências de outras pessoas, a partir daí começamos tomar nossas decisões, elas precisam no geral serem assertivas.
É função dos conselheiros ou orientadores empregarem técnicas a fim de ajudar os indivíduos a escolherem e mudarem de carreira.
No meu trabalho oriento:
- Aprender respeitar dos indivíduos
- Aprender respeitar as profissões
- Aprender e combinar seus talentos pessoais
- Conhecer as exigências do mercado
- Encontrar uma carreira significativa e satisfatória
- Diferença entre o ideal e o real
- Diferença do trabalho para vocação etc.
Conversamos sobre todo esse processo e outros que deixo claro que não é tão suave e confortável.
Explico que empregos de alto nível, bom salário, prestígio elevado, são relativamente escassos, e procurados por muitas pessoas.
Oriento que muitas carreiras profissionais e artísticas, exigem habilidades intelectuais e aptidões necessárias e especiais que poucos possuem, precisam de cursos técnicos, graduações, pós-graduações etc.
Devido as competições intensas e oportunidades limitadas, muitos indivíduos ficam decepcionados com a profissão e carreira escolhida, essas pessoas chegam a consultoria desanimadas e se veem obrigadas a aceitar algumas alternativas menos ou nada desejável.
Levo ao conhecimento do meu orientado que muitas pessoas não tem oportunidades de estar conversando comigo e não tem como planejar suas carreiras.
Percebo também que algumas pessoas têm dificuldades de escrever seu planejamento pessoal, familiar e profissional, nesse momento conversamos, juntos fazemos o exercício.
Encontro profissionais com problemas:
- Emocionais e cognitivos
- Síndromes
- Crenças limitantes
- Depressivos
- Ansiosos
- TDAH
- Síndrome de irlen
- Dislexia
- Toc
- etc.
Quando percebo essas dificuldades lentamente vou orientando meu orientado sobre o tratamento, dessa maneira consigo reverter quadros conflituosos, muitas vezes consigo ajudá-los nessas mudanças e transtorno de aprendizado, apenas com um toque, sensibilizamos o orientado.
Conhecimento e aprendizagem são coisas do senhor cérebro.
Os orientados chegam muitas vezes sem fé e esperança, necessitando trabalhar, já percorreram as empresas, encaminharam seus currículos, agencias de emprego, buscas nos jornais, amigos, alguns aceitaram os cargos que lhes pagam pouco e pouca segurança.
Chegam desempregados, outros ficam meses ou anos no mesmo ambiente profissional a vida inteira, ficam insatisfeito, não se realizam na vida pessoal e profissional e acreditam que não existem mais chance.
Algumas pessoas apreciam seus trabalhos, mais não permanecem neles durante suas vidas, procuram investir no autoconhecimento e partem para serem empreendedoras, autorais do seu próprio trabalho.
Trabalhava de carteira assinada, ao mesmo tempo tinha meu negócio, conversava com meus colegas de trabalho sobre o futuro, comentava que minha preocupação era com o futuro, sabia que emprego não é eterno, a função exercida na carteira era para aquela empresa. Muitas pessoas ainda acreditam que viverão felizes para sempre, e o cargo discriminado na carteira profissional, será para outras empresas, engana-se nesse ponto. Hoje posso ser líder, na outra empresa posso ser apenas um colaborador.
Sabemos que muitos empregos não terão carteira assinada e a população ocuparão cargos ainda não inventados.
A orientação vocacional é um processo contínuo que envolve a todos. Com ou sem orientação, algumas pessoas fazem boas escolhas, enquanto outras decidem com pouca ou nenhuma sabedoria, às razões são inúmeras.
Vamos conhecer algumas?
- Pressão social
- Interesses
- Influências da personalidade
- Influência familiar
- Aptidões e habilidades
- Valores familiares
- Orientação divina etc.
Seja quais forem suas escolhas procurem a sabedoria para planejar sua vida.
Você é responsável pelas suas escolhas, peça orientação, não sigam às ideias familiares, siga sua vocação, ela será perfeita.
O sucesso depende de você, seja qual for sua escolha, você vai ser bem-sucedido e terá a melhor rentabilidade da sua vida.
Exerça a profissão que você ama, será bem-sucedido
Existem momentos que necessitamos voltar e começar. Você pode ser um ambulante momentâneo para sanar suas dívidas, sem ansiedade e mágoas, retorne escrevendo seu planejamento estratégico.
Meu amigo e amiga, na época do ex-presidente Fernando Collor de Melo fui a falência total, tornei-me ambulante, feirante, vendi disco antigo no trem, tranquei matrícula na faculdade de economia... hoje estou outra pessoa, mais forte, sem animo dobre, acreditando que vou realizar muitas coisas na vida. Lutei, trabalhei muito, deixei minha profissão naquele momento, fiquei quatro anos nas ruas, e agora estou imunizada contra qualquer situação de conflito. Hoje estou forte, graças a Deus e ao retorno dos meus estudos. Sou uma eterna pesquisadora, amo ler, aprender e ensinar.
Confie em você, confie em Deus.
Ore! Peça SABEDORIA e PRUDÊNCIA, levante-se.
Escreva seu sonho e mão na massa.
Feliz Natal para todos vocês.
Voe como Águia e renove sua mente.
Contato:
(21)9688-8565 - whatsapp
Compartilhem! Comentem! Curtam!