Os 3 primeiros passos para a produtividade
Picture by @schmaendels

Os 3 primeiros passos para a produtividade

Você tem dificuldade em ter aquele sentimento de dever cumprido ao final do dia? Problemas em enxergar seus objetivos sendo alcançados? Se sim, provavelmente possui metas e rotinas mal mapeadas ou precisa ser uma pessoa mais produtiva.

Você pode até ter toda boa vontade para executar suas atividades, porém se não utilizarmos algumas ferramentas esse caminho se torna muito mais difícil.

Neste artigo, vou introduzir 3 atividades para ajuda-los nessa caminhada rumo a produtividade e atingir aquela saciedade no término de seu cansativo dia.


1) MAPEIE SUAS TAREFAS BÁSICAS

Quem nunca foi deitar e ao pegar aquele copo de água na cozinha se deparou com a louça para lavar, ou pior, se deparou com o cachorro rasgando e espalhando todo o lixo que esqueceu de levar para fora?

Pois então, se não fizermos as atividades básicas para o bem-estar dentro de casa, qual a chance de termos disciplina para executar atividades no ambiente de trabalho? Portanto precisamos primeiramente “arrumar a casa” e eliminarmos de vez o ditado “casa de ferreiro, espeto de pau”.

Arrume a casa, arrume a vida


Vamos a tarefa: Pegue um papel e uma caneta e mapeie todas as suas necessidades básicas, por exemplo, lavar a louça, levar o lixo, passear com o cachorro, cozinhar e etc. Tendo as pendências anotadas, esquece-las será cada vez mais difícil e se ainda deixarmos essas anotações estampadas na porta da geladeira (à vista), a chance de sucesso aumenta ainda mais.

Mas aí você me pergunta, e a preguiça? Bom, pensando nisso já fiz o meu primeiro artigo dando uma ferramenta mental para acabar com ela – Veja abaixo.

"Eu não sou preguiçoso" - Gustavo Bortolini

2) INICIE UMA ROTINA

Crie rotinas. Em diversos estudos pelo mundo, foi comprovado que o grande diferencial das pessoas bem sucedidas é a habilidade de manter as rotinas! E você ainda não vê a necessidade de começar a copiar esse hábito?

Pessoas bem sucedidas seguem fielmente suas rotinas programadas

Com todas as atividades básicas mapeadas precisamos determinar um horário para executa-las, separar um momento para sempre executar as mesmas atividades.

Veja meu exemplo pessoal, vou sempre direto do trabalho para a academia, pois sei que se faço um pit-stop em casa a chance de ir se reduz. Outro bom exemplo é o passeio do cachorro, o qual separo os primeiros 30 min após minha chegada em casa.


3) EVITE PENDÊNCIAS

Colocar a cabeça no travesseiro e saber que deixou alguma atividade para trás é insuportável, vendo isso, simplesmente não vá se deitar enquanto todas as pendências não estejam concluídas.

Lembrando que se os passos 1 e 2 forem seguidos o passo 3 será executado sem ao menos lembrar dele!

O motivo de citar essa necessidade é lhe mostrar que deixar as pendências se tornarem cada vez mais comuns na sua vida resulta em diversos efeitos colaterais, como a ansiedade, depressão e desmotivação.

Seja mais produtivo, elimine desperdícios e faça o que lhe interessa!

Sigam esses passos! Tenho certeza que assim, vão organizar melhor a vida pessoal e consequentemente serão mais produtivos, eliminando de vez os desperdícios. E claro focando em atividades que realmente lhes interessa!


Fernanda Ribeiro

Executiva de Contas no Grupo Bandeirantes do Vale do Paraíba

6 a

Muito legal!!! Hoje em dia tem muita distração mas também tem muitas ferramentas legais que contribuem para uma rotina mais produtiva. Começar a usá-las e introduzir no dia a dia acaba sendo um desafio também.

Meire Oliveira

DESPACHANTE MEIRE EM ITAJUBA-MG

6 a

Adorei, vou tentar me organizar. Cheguei em um ponto da vida que estou precisando de reorganização

Cleide Gomes

Desenvolvimento Humano | Carreira | Mentoring| Coaching| Gestão do Conhecimento

6 a

Dicas simples que fazem toda a diferença! Parabéns Gustavo, adorei! 😀

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos