Os desafios da Agilidade 2023 - Uma visão do Agile Trends
Minha visão sobre os desafio da agilidade em 2023 participando do maior evento de agilidade do país, o Agile Trends.
Compartilharei minhas impressões participando, ouvindo, trocando com pessoas no evento.
Bora lá? Do que começo:
O que é o Agile Trends?
O Agile Trends é um evento com a proposta de empurrar os limites dos modelos de trabalho, gestão e entregas com temas modernos, tendências e casos reais (Agile Trends, 2023).
Foram 4 dias de evento divididos em:
· Management (03 e 04/04) – Tratando de gestão em seus diversos níveis
· Teams (05 e 06/04) – Dedicado a temas presentes no dia a dia das equipes
Separar em temas de gestão e do "time" ajuda a dar foco e direcionamento para o público. Seja em palestras, exposições, workshops, públicos, conversas, network e tudo que envolve o sistema.
Agilidade está em crise?
Inevitável falar sobre isso em um momento que ouvimos sobre layoff a todo o momento e, arrisco dizer que ainda ouviram (isso fica para outro artigo).
Ainda tivemos, poucas é verdade, palestras voltadas para métodos e resultados de métodos. "Implantei Scrum, OKR, Kanban ou outro framework". Aqui vale um menção. Talvez para o contexto, aquele método seja como um terno sobe medida e tudo bem.
Durante um bom tempo já foi gasto tempo, pessoas e dinheiro em métodos e framework, simplesmente criando squad como um forma fazer agilidade.
Infelizmente, em alguns contexto, os resultados de negócio não vieram e como toda história tem um vilão, a agilidade ganhou esse enredo.
Conteúdo das palestras
Esse tema é muito subjetivo! Preciso descrever de forma muito sucinta meu background.
Voltando as palestras, o nível era bom de forma geral. Mas depois de ouvir, centenas de palestrantes e temas durante alguns anos, um hora o conteúdo começa a ficar parecido.
No final, a pergunta é qual problema você quer resolver? E não é qual o método você quer aplicar?
Os cases de forma geral, dão um visão macro sobre o que é implementado. Mas não é compartilhado com profundidade. Vale a pena o que tiver um valor premium para você, contactar os palestrantes e fazer um benchmarking.
Network
Ponto alto de qualquer evento e aqui não foi diferente. Várias empresas, algumas concorrente de quem escreve, mas todos amigos (nunca fomos ou seremos inimigos - sempre importante falar do óbvio.
Após um hiato de eventos presenciais, apertar a mão das pessoas, ter minutos sem pressa para conversar com pessoas, é um artigo de luxo. Acrescente que o público é de pessoas que tem objetivos parecidos ou complementares aos seus.
Lembre-se, as pessoas sempre lembrarão de como vocês as tratou. Liderança é quem está presente fazendo coisas diferentes. Converse e seja uma pessoa interessante.
Recomendados pelo LinkedIn
Papel da agilidade
Fala-se muito em agilidade em um nicho de áreas (TI, projetos, agilidade, PMO, Chapter ou centro de excelência em agilidade - o nome é o menos importante).
Outras áreas o tema é apenas um meio (como de fato deve ser).
Uma relfexão é que vários agiliza não enxergam que precisam entrar no mundo de negócios e produtos, para que esses mesmo entrem no mundo da agilidade.
E não! Falar para quebrar histórias, remover impedimento, não chega nem a ser o feijão com o arroz. No máximo, o cafezinho da manhã. Isso é o básico, aula 1.
Com algumas pessoas que são referencias para este autor, conversamos que agilistas precisam entrar em reunião de negócio, fazer perguntas de negócio, influenciar a cocriação. Ser parte, com protagonismo, da estrutura de negócio.
Erros vistos
Você trabalha com ágil? Sim, já temos Squads.
Implementamos uma transformação digital. Vamos falar? Temos uma iniciativa piloto.
Escalamos o ágil. Multiplicou squads.
Convencimento com o executivo com: porque o Scrum Guide preza...
Cultura e liderança
Aqui tive diversas conversas sobre o assunto.
Vou listar alguns tópicos do Trends:
Cada um desse tópicos merece um artigo, de uma forma em geral, o assunto cultura e liderança foi muito buscado. Assuntos como métodos, processos, discovery e produtos ficaram alguns degraus abaixo.
O investimento em Agilidade não acompanha o resultado de negócio
Deixei esse para dar um destaque. Vivemos um certo boom na pandemia de investimentos, sobre tudo em agilidade. Confesso que não vi cases que foi aberto onde a escalada de agilidade escalou o negócio.
Claro que aqui temos confidencialidade da informação e diversos outros protocolos, além de cenário econômico.
Mesmo assim, sinto falta de vez que a agilidade melhorou o resultado em xx% a mais (não precisa abrir valor monetário ou market share).
A pós pandemia ainda está se adaptando, algumas coisas não voltaram iguais a pre pandemia e precisarem de tempo para entender alguns comportamentos em larga escala.
De fato concreto, a agilidade precisará se adaptar aos novos contexto cada vez mais dinâmicos para entregar além de resultados, entregar valor.
Se você foi no Agile Trens e concorda, discorda, viu algo diferente, comenta aqui e vamos trocar.
Engenheira de Produção| Engenheira de Segurança de Processos |Engenheira de Segurança do Trabalho|Gestão da Qualidade|Metodologias Ágeis| Lean| Gestão de Riscos| SAP PP
1 aMuito legal!!