Os melhores livros que eu li em 2020
2020 foi um ano fora do normal. Eu lembro que começamos o ano com uma crise entre EUA e Irã que envolveu o assassinato de um oficial iraniano e depois ataques a mísseis em bases americanas no oriente médio. O risco de uma escalada parecia grande. Como se não bastasse também a escalada da guerra comercial entre EUA e China chegou a pandemia. O Brasil só começou a sentir os efeitos mesmo no final de Fevereiro, começo de Março. No meio do turbilhão que foi esse ano eu consegui ler alguns livros bem legais que me marcaram e que eu recomendo muito. A maioria deles eu li por indicação de amigos, sites ou matérias. A lista é muito diversa, vai desde biografias, análises filosóficas do futuro, até dissertações a respeito de risco e probabilidade. A ordem de importância que foi dada foi baseada na minha opinião pessoal e no impacto que as idéias levantadas no livro teve na minha visão de determinados assuntos. Adoraria ouvir outras opiniões e sugestões nos comentários. Sem mais demora, vamos começar com o número #1 da lista:
#1 A Invenção da Natureza - Andrea Wulf
O livro conta a história de Alexander Von Humboldt. Nascido na Prússia ( região da Alemanha onde fica Berlim ) ele foi um explorador, cientista e botânico que partiu para a américa do sul para se aventurar, descobrir novas espécies, redigir tratados científicos que mudaram a maneira como os povos nativos e a natureza eram enxergados na Europa e nos grandes centros urbanos. Suas obras inspiraram posteriormente Charles Darwin a embarcar no Beagle e a escrever sua famosa obra A origem das Espécies. Ele foi um dos poucos que teve coragem de levantar a voz contra a escravidão, fazer críticas abertas ao imperialismo europeu e também chamar atenção para os impactos ambientais causados por causa da atividade humana. Ele conheceu e inspirou figuras conhecidas como Simón Bolívar, Goethe além do próprio Charles Darwin. Além de mostrar um pouco o contexto da época e como se deu o desenvolvimento do pensamento científico em grandes centros urbanos como a Paris do século XVIII, o livro também traz detalhes das aventuras do explorador na Amazônia, nos EUA ( onde ele conheceu o então presidente Thomas Jefferson ), nos Alpes Russos até a fronteira com China e Mongólia.
#2 Leonardo Da Vinci - Walter Isaacson
Da Vinci foi sem dúvida uma das maiores figuras de todos os tempos. Nesta biografia o autor conta em detalhes a vida do cientista, pintor, engenheiro entre tantos outros títulos. O livro foi feito examinando não só o contexto da época, as obras, cartas mas também anotações pessoais do próprio Da Vinci além de anotações de terceiros. É uma narrativa completa que te transporta pra Florença do século XV, passando por Milão, Roma e depois França. Também mostra um lado bastante procrastinador do cientista que tinha fama de não terminar a maior parte de suas obras. Além de trazer todo contexto histórico da época, desde as intrigas das cortes até as guerras travadas seja na corte dos Sforza em Milão ou junto a Cesare Borgia em Roma, o livro trambém mostra um pouco de como funcionava o raciocínio e a incrível capacidade de observação e fascínio pela natureza de Da Vinci. Uma leitura muito inspiradora cheia de riquezas tanto históricas quanto culturais.
#3 A Lógica do Cisne Negro - Nassim Nicholas Taleb
Taleb é um imigrante Libanês cuja família fugiu para os EUA durante a guerra civil. Ele fez carreira no mercado financeiro onde viu de perto o impacto das bolhas financeiras e da lábia de pessoas mal intencionadas que caíam em suas próprias armadilhas prometendo dinheiro rápido e fácil para investidores inocentes ( ou ignorantes mesmo ). Ele faz uma análise baseada em estatísticas e probabilidades de como muitas coisas que as pessoas dão como garantidas na verdade não possuem embasamento nenhum para garantir o mínimo de segurança, seja em investimentos em wall street ou na tomada de decisões militares no pentágono. Ele mostra de forma até divertida como nós somos cegos diante das nossas próprias dificuldades em estimar riscos e reconhecer a quantidade de vieses que seguimos na hora de tomar decisões. Carregado de críticas a "intelectuais" e acadêmicos, o livro aborda a facilidade com que "especialistas" aparecem da noite para o dia fazendo promessas que só servem para garantir interesses próprios e muitas vezes causam grandes prejuízos para terceiros.
#4 21 Lições para o Século 21 - Yuval Noah Harari
Yuval Noah Harari é um dos meus escritores favoritos. O filósofo israelense já escreveu dois best-sellers: Sapiens e Homo Deus. Neste livro ele fala sobre o presente e assuntos complexos como o combate a fake news, o papel do governo e da religião na vida das pessoas, os limites e incoerências das principais correntes ideológicas além de terrorismo, guerras, vegetarianismo e meditação. Parece uma sopa de assuntos aleatórios mas ele segue um fio bastante coerente e que te deixa com mais dúvidas do que respostas a medida que avança no livro. Com idéias bastante originais e reflexões profundas o livro marcou muito a maneira como eu enxergo vários assuntos abordados.
#5 Homo Ludens - Johan Huizinga
Um livro mais antigo porém muito interessante que traz uma abordagem dos jogos como elementos culturais de extrema importância nas sociedades humanas. Carregado de história, ciência e filosofia o autor mostra como os elementos lúdicos tiveram um papel central no desenvolvimento da cultura em diversas civilizações, desde tribos esquecidas na polinésia até as sociedades européias da era pós-industrial. Repleto de exemplos antropológicos e filosóficos, o autor discorre sobre o que de fato pode ser considerado um jogo e como os elementos característicos estão presentes na música, poesia, guerra, religião e diversos outros aspectos da cultura humana.
Ao longo do ano tive a chance de ler muitos livros legais mas decidi separar esses 5 porque foram os que mais marcaram com as idéias e informações abordadas. Adoraria ver sugestões e opiniões nos comentários deste artigo. Espero que as recomendações ajudem quem está buscando por livros pra ler ou para conhecer um pouco o assunto abordado em algum livro antes de comprar.
Especialista em consultoria estratégica para locação de equipamentos de tecnologia, Outsourcing de impressão e GED/ECM na Reis Office ISO 9001 e 14001 + 21.000 conexões
3 aRelido "Fundação" (trilogia), Isaac Asimov. "O Jihad Bluteriano" de Brian Herbert, "O Fim da Infância" de Arthur Charles Clarke entre outros muitos bons.
Community Manager | Comunidades | Ecossistema de Inovação | Gestão de Voluntários | Facilitação de Eventos | Produção de Eventos Online | Startups
3 aMassa Rafa! Você tem todos eles? Queria ler o do Da Vinci hehe
Experiência nas áreas de Marketing em mídias sociais e Gastronomia.
3 aNossa achei muito interessante. Principalmente os dois primeiros.
Gerente de projetos | Coordenador de sistemas | Gestor de TI | Gestor de pessoas | Métodos ágeis e tradicionais
3 aCompartilho o sentimento em relação ao 21 Lições para o Século 21 - Yuval Noah Harari. Excelente leitura que permite boas reflexões,