Os preconceitos da Inteligentsia...ou os ( sempre ) iluminados...

Os preconceitos da Inteligentsia...ou os ( sempre ) iluminados...

Os ataques a Donald Trump fazem-me lembrar os ataques a Ronald Reagan quando este se candidatou pela primeira vez nos anos 80. Desde actor de filmes de série B até indigente mental, chamaram-lhe tudo. No entanto revelou-se um dos melhores presidentes americanos do pós guerra. Foi o homem que pôs a URSS de joelhos, que depois deu a mão a Gorbachov para acabar com a guerra fria, responsável pela queda da cortina de ferro e do muro de Berlim, e o único presidente americano até hoje que teve a coragem de implementar um programa de legalização maciça de emigrantes clandestinos, contra a vontade dos poderes instalados a quem interessava por razões económicas manter o status quo.

Donald Trump tem também a oposição desses mesmos poderes instalados, que, curiosamente, se perfilam por detrás de Hillary Clinton ( não esqueçamos que foi o marido dela, Bill Clinton, o principal responsável pela desregulação do sector financeiro a nível mundial, com as consequências que hoje continuamos a sofrer ). Se esquecermos os sound bites e lermos os programas dos candidatos vemos que, ao contrário do que a imprensa propala, o programa de Trump é muito menos " à direita " do que o de Ted Cruz, e é o único que propõe, tal como Reagan o fez, a legalização de emigrantes clandestinos.

Depois de anos de declínio e de humilhações internacionais, fruto de asneiras permanentes dos seus líderes políticos, os americanos vêm em Trump o homem capaz de devolver à América o respeito e o peso internacional do passado, e de, internamente, fazer renascer o sonho americano, alicerçado no  empreendedorismo, na livre iniciativa, no direito de cada um poder prosperar, no combate ao corporativismo, na activação do elevador social, valores cujo abandono e/ou corrupção dos seus princípios básicos nos últimos 20 anos foi a causa de uma cada vez maior concentração de riqueza no topo da pirâmide social, do empobrecimento de uma percentagem brutal da população americana, e de uma taxa record de iliteracia entre essa mesma população.

Eu, se fosse americano, estava com eles, pois Ted Cruz representa os sectores de direita radical, Hillary o establishement, e ambos os poderes corporativos instalados. Quanto a Bernie Saunders, representa o mesmo socialismo de estado que levou a Europa à falência. E parece que os americanos já perceberam isso.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos