Pós-Pandemia: o que os colaboradores esperam da sua empresa?
Hoje, há um grande número de profissionais já habituados ao Home Office ou, no mínimo, a um regime híbrido. Mas esses não são os únicos anseios de um contingente cada vez maior de colaboradores.
Contar com um ambiente descontraído, com videogame ou área de descompressão não parece mais suficiente para quem deseja atrair talentos e mantê-los “em casa”.
Equilíbrio entre vida pessoal e profissional
Um número crescente de pesquisas mostra que os trabalhadores estão priorizando cada vez mais o equilíbrio entre a vida profissional e a pessoal.
Não por acaso, recentemente a internet foi tomada pelo termo “quiet quitting”, que significa realizar as tarefas para o qual está sendo pago, sem assumir nenhuma demanda extra. Essa seria uma forma de conter longas jornadas e, assim, “trabalhar para viver” e não “viver para trabalhar”. Por conta dessa visão, alguns até mesmo estão dispostos a aceitar uma redução salarial.
A Covid-19, apesar de todas as dificuldades e tragédias que impôs, deu às pessoas tempo para pensar, experimentar novas formas de viver e repensar suas prioridades.
Como cultivar a felicidade?
Em uma pesquisa realizada em meados de 2020 pela Indeed, 87% dos líderes empresariais concordaram que priorizar a felicidade do colaborador lhes dá uma vantagem competitiva.
Três quartos dos mais de mil entrevistados disseram que as expectativas em relação à felicidade haviam aumentado nos últimos cinco anos. Mas apenas 19% disseram que suas companhias tinham feito disso uma prioridade estratégica.
Estudos recentes também demonstram que pessoas felizes no trabalho são mais produtivas, engajadas e com probabilidade de permanecerem em seus empregos.
Desse modo, para ter uma equipe mais satisfeita, o primeiro passo é avaliar a felicidade de cada um. Pesquisas com colaboradores, entrevistas individuais e focus group podem ser parte de uma estratégia de escuta que vai permitir identificar o que pode impulsionar a satisfação na organização. A pesquisa de clima também pode ser um outro recurso.
“é claro que nem sempre o resultado dessas incursões vai ver agradável. Mas é assim, ouvindo as pessoas e entendendo as suas necessidades que uma empresa saberá o que precisa ser feito para aumentar o bem-estar de todos”, conta Eri Yoshiy, gerente de Atendimento do núcleo de Comunicação Interna do Grupo Trama Reputale.
Fala e Escuta Ativas
Depois de identificados, esses pontos de melhoria precisam ser tratados pelas áreas competentes dentro da organização.
Se o ambiente é considerado hostil, é preciso entender qual é a fonte do problema e atacá-la com a ajuda de uma campanha com foco em comunicação violenta, por exemplo.
Se as pressões do dia a dia têm contribuído para tornar os colaboradores ansiosos, ações com foco em saúde mental e bem-estar podem ajudar.
A comunicação interna deve andar lado a lado com ações efetivas que ataquem os problemas identificados, além de contribuir para a promoção de comportamentos esperados, por meio de campanhas e outras ativações.
A Comunicação Interna: uma via de duas mãos
Mas não é só isso. A comunicação interna tem um papel fundamental, seja na divulgação de ações que visem tornar o ambiente de trabalho mais agradável, seja como mais uma ferramenta para que os profissionais possam se expressar.
“hoje, mais do que nunca, plataformas como o Sharepoint, Workplace e o Yammer promovem uma comunicação de duas vias com as pessoas, o que pode permitir a identificação de pontos de melhoria na organização. Na mesma direção, caminham iniciativas como os comitês de comunicação interna, como os que ajudamos a formar em empresas como Biogen e Ardagh”, explica Eri.
Ela lembra que esses grupos devem ser formados por pessoas de grau hierárquico e posições distintas, pois isso permite identificar com uma facilidade muito maior se o que aflige as pessoas é voltar a frequentar o escritório todos os dias ou a falta de processos, por exemplo.
Recomendados pelo LinkedIn
“seja como for, hoje não dá para pensar em um ambiente de trabalho feliz se os colaboradores não se sentem ouvidos e enxergados pela empresa. Eles precisam perceber que seus anseios também são prioridade para a companhia da qual fazem parte”, finaliza Eri.
artigo escrito pelo #Repper Michel Baptista , coordenador de Conteúdo do núcleo de #CI do grupo.
______________________________
Assessoria de Imprensa e Digital: uma integração estratégica
Apesar das mudanças nos últimos anos e do fortalecimento da comunicação e do marketing digital, muitas empresas ainda trabalham com assessorias de imprensa e de digital separadas.
👉👉👉 A pergunta que não quer calar é: isso é um problema?
Se pararmos para pensar nas funções e atribuições, tanto do trabalho em si quanto das equipes envolvidas, as atividades se cruzam em vários momentos. E está aí a grande sacada de tudo!
Para te ajudar a construir uma equipe multidisciplinar (relações públicas, jornalistas, publicitários, designers etc.), e destravar, de vez, um trabalho de Comunicação Integrada para a sua marca, nosso time de #RP preparou um artigo com várias dicas importantes.
🎯 Tá tudo aqui, #prainspirar.
______________________________
Você sabia que a nossa news tem um podcast? Compartilhamos um bate-papo com a Helen Garcia, diretora de Estratégias Digitais do Grupo Trama Reputale e Thais Marques, MKT Manager da NovaDAX, cliente da agência. Elas nos contaram os desafios para alinhar o discurso da empresa, presente em sete países do mundo. Confira!
Do inglês, Growth significa crescimento; enquanto Hacking quer dizer "encontrar brechas". Juntas, essas duas palavras compõem o termo usado hoje em dia para caracterizar um estado de "pensar fora da caixa" a fim de gerar crescimento. Confira um passo a passo para instaurar o modelo na sua empresa ainda hoje. Vamos juntas e juntos?
Um dos focos do seu planejamento de comunicação deve ser a adequação das suas estratégias à LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados. E para te ajudar nesse desafio, gravamos uma Websérie com 4 episódio cheios de dicas e orientações a respeito do tema. É mão na massa, direto ao ponto. Confira no nosso canal no Youtube. Grátis!
O Diálogos é uma newsletter desenvolvida pelos colaboradores do Grupo Trama Reputale. Semanalmente, nossos times de Relações Públicas, Comunicação Interna e Digital, fazem a curadoria das principais notícias, tendências e informações para dialogarmos com nossos clientes, parceiros e com o mercado.
O diálogo é um dos valores do nosso grupo. Está no nosso DNA o espaço aberto para ouvir e entender o cliente e seus públicos. E acreditamos que a newsletter Diálogos é uma ferramenta que cumpre nossa função de levar ao mundo informações de qualidade, verídicas, com responsabilidade e que façam a diferença na vida das pessoas.
Assine a news e vem com a gente nesse movimento ;)