Palestra sobre Acessibilidade na UFSCar
No dia 25/11/2024, fui convidada a realizar uma palestra sobre acessibilidade arquitetônica aos alunos de Engenharia Civil da UFSCar, em São Carlos – SP.
A Semana da Engenharia Civil acontece anualmente e essa edição trouxe o tema Engenharia Civil em Transformação: Explorando Novas Fronteiras, com várias palestras, workshops, visitas técnicas e minicursos. Tudo muito bem organizado pelos alunos, que se mostraram muito abertos ao conhecimento de assuntos que nem sempre fazem parte do seu dia a dia na universidade.
Acessibilidade para engenheiros
Confesso que no início fiquei surpresa com o convite partindo de estudantes de engenharia civil, já que é muito mais comum que o pessoal de arquitetura e urbanismo se interesse pelo tema, mas essa possibilidade de troca de ideias, conhecimento e experiências é fundamental para a apresentação do conceito de acessibilidade a um número cada vez maior de pessoas envolvidas, de alguma forma, na construção dos espaços urbanos.
É muito importante também que nossos futuros engenheiros tenham conhecimento do impacto da implantação da acessibilidade arquitetônica no meio urbano e nas edificações, pois dessa forma a transformação das nossas cidades em ambientes mais inclusivos para todas as pessoas passa a ser uma realidade bem mais próxima de ser alcançada.
Experiência de campo
E uma das partes mais interessante da palestra foi quando saímos do anfiteatro e fomos dar uma volta pela área externa do campus para conhecer de perto as barreiras físicas encontradas pelas pessoas com deficiência e mobilidade reduzida em seu dia a dia.
Nessa experiência, vários alunos tiveram a oportunidade de sentir na pele uma pequena parte das dificuldades enfrentadas pelas pessoas em cadeira de rodas nas áreas de circulação das nossas cidades. Eles ficaram surpresos com o esforço necessário para conduzir a cadeira de rodas em pisos irregulares e como pequenos desníveis, geralmente despercebidos pela maioria das pessoas, podem significar obstáculos intransponíveis para aquelas com deficiência e mobilidade reduzida.
Recomendados pelo LinkedIn
Claro que esse experimento não conseguiria mostrar aos alunos todas as dificuldades que passam as pessoas com deficiência em nossas cidades, já que os desafios desses grupo tão diverso estão presentes em várias esferas da sociedade, mas a ideia é tentar constatar, na prática, que as barreiras arquitetônicas ainda estão muito presentes no meio urbano e precisam ser eliminadas.
Saber que qualquer um de nós está sujeito a ser considerado uma pessoa com mobilidade reduzida, seja de forma permanente ou temporária, já é um primeiro alerta para mostrar o quanto a acessibilidade só traz benefícios. Nesse grupo estão as pessoas idosas, as gestantes, as lactantes, as pessoas obesas, as com crianças de colo, as que passaram por algum procedimento cirúrgico, por exemplo, e estão usando muletas ou cadeira de rodas, entre outras.
A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, define, em seu art. 3º, inciso IX, pessoa com mobilidade reduzida como:
"Aquela que tenha, por qualquer motivo, dificuldade de movimentação, permanente ou temporária, gerando redução efetiva da mobilidade, da flexibilidade, da coordenação motora ou da percepção, incluindo idoso, gestante, lactante, pessoa com criança de colo e obeso (BRASIL, 2015)."
Mudança de paradigmas
Já está mais que na hora das questões de acessibilidade fazerem parte da realidade dos futuros profissionais que, daqui a alguns anos, estarão participando da construção das nossas cidades. Esse tema ainda não tem a visibilidade que merece, inclusive no ambiente acadêmico, daí a importância e a urgência de abordarmos cada vez mais esse assunto, principalmente a partir do que as próprias pessoas com deficiência têm a dizer.
Espero que ao menos uma sementinha da acessibilidade tenha sido plantada nesses alunos e se, em algum momento da vida profissional deles, alguma coisa apresentada nesse dia for levada em conta, já serei imensamente grata.
Para maiores informações sobre palestras e workshops de acessibilidade, entre em contato conosco.
Empresário na Refresh Brazil (Diretor Fundador)
3 semParabéns!
Aluno na Universidade Federal de São Carlos - UFSCar Oficial
3 semFoi incrível conhecer e saber um pouco mais a respeito desse assunto tão importante para nós! Muito obrigada por ter aceitado nosso convite, Karla! 💚
Arquiteta e Urbanista, Consultoria em Acessibilidade e Avaliação de Imóveis Urbanos
3 semObrigada pela oportunidade Danielle Delfito, foi uma experiência super interessante!