Palestra sobre Acessibilidade na UFSCar

Palestra sobre Acessibilidade na UFSCar

No dia 25/11/2024, fui convidada a realizar uma palestra sobre acessibilidade arquitetônica aos alunos de Engenharia Civil da UFSCar, em São Carlos – SP.

A Semana da Engenharia Civil acontece anualmente e essa edição trouxe o tema Engenharia Civil em Transformação: Explorando Novas Fronteiras, com várias palestras, workshops, visitas técnicas e minicursos. Tudo muito bem organizado pelos alunos, que se mostraram muito abertos ao conhecimento de assuntos que nem sempre fazem parte do seu dia a dia na universidade.

Acessibilidade para engenheiros

Confesso que no início fiquei surpresa com o convite partindo de estudantes de engenharia civil, já que é muito mais comum que o pessoal de arquitetura e urbanismo se interesse pelo tema, mas essa possibilidade de troca de ideias, conhecimento e experiências é fundamental para a apresentação do conceito de acessibilidade a um número cada vez maior de pessoas envolvidas, de alguma forma, na construção dos espaços urbanos.

É muito importante também que nossos futuros engenheiros tenham conhecimento do impacto da implantação da acessibilidade arquitetônica no meio urbano e nas edificações, pois dessa forma a transformação das nossas cidades em ambientes mais inclusivos para todas as pessoas passa a ser uma realidade bem mais próxima de ser alcançada.

Experiência de campo

E uma das partes mais interessante da palestra foi quando saímos do anfiteatro e fomos dar uma volta pela área externa do campus para conhecer de perto as barreiras físicas encontradas pelas pessoas com deficiência e mobilidade reduzida em seu dia a dia.

experiência de campo com os alunos | imagem: arquivo pessoal
observação in loco das calçadas do campus | imagem: arquivo pessoal

Nessa experiência, vários alunos tiveram a oportunidade de sentir na pele uma pequena parte das dificuldades enfrentadas pelas pessoas em cadeira de rodas nas áreas de circulação das nossas cidades. Eles ficaram surpresos com o esforço necessário para conduzir a cadeira de rodas em pisos irregulares e como pequenos desníveis, geralmente despercebidos pela maioria das pessoas, podem significar obstáculos intransponíveis para aquelas com deficiência e mobilidade reduzida.

Claro que esse experimento não conseguiria mostrar aos alunos todas as dificuldades que passam as pessoas com deficiência em nossas cidades, já que os desafios desses grupo tão diverso estão presentes em várias esferas da sociedade, mas a ideia é tentar constatar, na prática, que as barreiras arquitetônicas ainda estão muito presentes no meio urbano e precisam ser eliminadas.

Saber que qualquer um de nós está sujeito a ser considerado uma pessoa com mobilidade reduzida, seja de forma permanente ou temporária, já é um primeiro alerta para mostrar o quanto a acessibilidade só traz benefícios. Nesse grupo estão as pessoas idosas, as gestantes, as lactantes, as pessoas obesas, as com crianças de colo, as que passaram por algum procedimento cirúrgico, por exemplo, e estão usando muletas ou cadeira de rodas, entre outras.

Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, define, em seu art. 3º, inciso IX, pessoa com mobilidade reduzida como:

"Aquela que tenha, por qualquer motivo, dificuldade de movimentação, permanente ou temporária, gerando redução efetiva da mobilidade, da flexibilidade, da coordenação motora ou da percepção, incluindo idoso, gestante, lactante, pessoa com criança de colo e obeso (BRASIL, 2015)."

Mudança de paradigmas

Já está mais que na hora das questões de acessibilidade fazerem parte da realidade dos futuros profissionais que, daqui a alguns anos, estarão participando da construção das nossas cidades. Esse tema ainda não tem a visibilidade que merece, inclusive no ambiente acadêmico, daí a importância e a urgência de abordarmos cada vez mais esse assunto, principalmente a partir do que as próprias pessoas com deficiência têm a dizer.

alunos após o workshop de acessibilidade | imagem: arquivo pessoal

Espero que ao menos uma sementinha da acessibilidade tenha sido plantada nesses alunos e se, em algum momento da vida profissional deles, alguma coisa apresentada nesse dia for levada em conta, já serei imensamente grata.

Para maiores informações sobre palestras e workshops de acessibilidade, entre em contato conosco.


Armando Fantini

Empresário na Refresh Brazil (Diretor Fundador)

3 sem

Parabéns!

Danielle Delfito

Aluno na Universidade Federal de São Carlos - UFSCar Oficial

3 sem

Foi incrível conhecer e saber um pouco mais a respeito desse assunto tão importante para nós! Muito obrigada por ter aceitado nosso convite, Karla! 💚

Karla Cunha

Arquiteta e Urbanista, Consultoria em Acessibilidade e Avaliação de Imóveis Urbanos

3 sem

Obrigada pela oportunidade Danielle Delfito, foi uma experiência super interessante!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Karla Cunha

  • Cardápio acessível

    Cardápio acessível

    Já vou começar esse post dizendo que sou antiga e prefiro mil vezes o cardápio impresso ao digital via QR Code! E podem…

    3 comentários
  • Virei uma pessoa com mobilidade reduzida

    Virei uma pessoa com mobilidade reduzida

    Quero compartilhar com vocês uma experiência, nada agradável, que estou vivenciando no momento, graças a uma cirurgia…

    2 comentários
  • Cordões da inclusão

    Cordões da inclusão

    Os cordões da inclusão servem basicamente para sinalizar deficiências ou condições cognitivas atípicas e são…

  • Acessibilidade na indústria

    Acessibilidade na indústria

    A acessibilidade no ambiente industrial é, de modo geral, um tema ainda pouco abordado, justamente pela complexidade…

    2 comentários
  • Todo ambiente de trabalho precisa ser acessível

    Todo ambiente de trabalho precisa ser acessível

    Não importa se for um escritório, um estabelecimento comercial, uma instituição ou mesmo uma indústria, se tiver…

    4 comentários
  • A acessibilidade ao longo da história

    A acessibilidade ao longo da história

    Existem relatos de pessoas com deficiência desde os primórdios da humanidade, claro que esse termo não era usado, nem…

  • Acessibilidade é apenas para cadeirante?

    Acessibilidade é apenas para cadeirante?

    Talvez pela própria simbologia da acessibilidade, que retrata uma pessoa em cadeira de rodas ou ainda por ser o tipo de…

  • Ao alcance de todos

    Ao alcance de todos

    Nas vistorias técnicas de levantamento de dados para a elaboração do Laudo de Acessibilidade, eu comprovo que as…

  • Socorro, fornecedores!

    Socorro, fornecedores!

    Esse é mais um daqueles “posts desabafo” (quem me acompanha já conhece) onde eu deixo meu testemunho e apelo para…

  • Calçadas acessíveis

    Calçadas acessíveis

    O anexo I do Código de Trânsito Brasileiro, define calçada como sendo “[…] parte da via, normalmente segregada e em…

    4 comentários

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos