Paradigmas e gatilhos mentais para aumento de vendas.

Paradigmas e gatilhos mentais para aumento de vendas.

Quando iniciei minha jornada de vendas, não imaginava que já estava nela há muito tempo, pois imaginava que para ser chamada de vendedora tinha que ser mestre e vender tudo, absolutamente tudo! Porém, percebi que só vendemos algo quando acreditamos ser vantajoso e então fui me aprofundar sobre gatilhos mentais. 

Era muito forte minha crença que para ser um bom vendedor, tinha a obrigação de bater metas todos os meses. E, por conta desse paradigma, sempre que não realizava a venda me desmotivava e acabava esquecendo de utilizar gatilhos mentais a meu favor. Entretanto, quando assumia a autoridade em relação ao meu desempenho, aumentava bastante as chances de fechar bons negócios! 

Despertar estímulos cerebrais não significa apenas motivação, mas ajustar as configurações mentais e oferecer o gatilho correto para o momento que, às vezes, pede disciplina e, noutras, improviso. 

O seu cliente deseja a compra, mas atendê-lo da maneira que ele mais aprecia, dar condições de pagamento compatíveis com o negócio e cultivar o relacionamento a longo prazo para fidelizá-lo, nem sempre é uma tarefa fácil. Mas, esses elementos despertam forças contraditórias quando perdemos a fé em nosso trabalho, que interferem diretamente no desejo de compra do seu produto ou serviço.  

É necessário utilizar de marcos emocionais, atrelados a estímulos neurais no que se refere à prática de construir datas, experiências e relacionar às marcas para que possam apelar diretamente para o estado emocional do consumidor, suas necessidades e aspirações.

Na pirâmide de Maslow, observamos um conceito muito interessante que explica as necessidades humanas. Entendendo nossas necessidades, conseguimos perceber se nossos consumidores estão supridos das necessidades básicas. Com certeza, identificar as necessidades do cliente auxilia para efetivarmos a venda. 

Para você vender algo, tente entender o que é necessário para felicidade do cliente. A pirâmide de Maslow possui cinco níveis: fisiologia, segurança, amor e relacionamentos, estima e realização pessoal. No entanto, essa é uma jornada de mão dupla, pois é uma troca do que você acredita ser vantajoso para você e para a realização do cliente. 

Conhecer boas técnicas de vendas e atendimento sempre pode auxiliar um vendedor em seu dia a dia profissional, mas entender o funcionamento humano é o diferencial para impulsionar as vendas, de maneira extremamente eficiente e veloz.


Por Camilla Seabra Godoy

Consultora de Marketing Integrativo e Impulsionamento de Vendas

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Mila Godoy

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos