A paternidade e a educação
O que a maternidade ou a paternidade pode ensina?
Diante dos meus 42 anos e 7 anos depois do Gabriel nascer, eis que nasce nossa filha Letícia. Assim, embora muito cansados pelas noites mal dormidas, mas repletos de emoção e felicidades, me deparei com sentimentos e aprendizagens antigas e novas, sobre ser pai novamente.
Percebi e reconheci que algumas experiências vividas e adquiridas na primeira gravidez e nascimento, me prepararam e me relaxaram para essa experiência de agora, onde temos menos medos e receios ao lidar com um tenro bebezinho.
Mas nenhuma dessas experiências, diminui a aventura, o mergulho e a emoção que é a vivência de uma nova gravidez e o nascimento de um novo filho(a).
Recomendados pelo LinkedIn
A aprendizagem está nos entrelinhas, em tudo, em todos, em cada coisinha "mínima" do dia a dia. Nesse turbilhão que é a chegada dessa nova pessoa em nossas vidas, estou aplicando conhecimentos, aprendendo, reaprendendo e descobrindo um monte de coisas novas. Ou seja, o nível de novidades e aprendizagens são altos, mas só dá pra aproveitar isso tudo, quando aprendemos a nos abrir de verdade para a vida e com gratidão.
A vida, a vivência e a convivência com os outros, sempre nos traz aprendizados, e nesse meu novo momento não é diferente, pois estou tendo vários Insights, Surpresas, Desafios e Dores, onde posso conectar com outras experiências e aptidões, escrevendo uma nova história no minha linha do tempo.
Assim, a chegada de um bebê, traz uma rica experiência e educação sobre a vida e sobre nós mesmos. Aí então, disfarçadas de simples acontecimentos, é ali onde podemos entrar em contato com a mais profunda humanidade, o que nos ensina a ser mais humanos com tudo e com todos.
E você, tem filhos? Já pensou ou sentiu coisas semelhantes?