PERPLEXO ! ULTIMA SEMANA DE NOVEMBRO 2015
PERPLEXO ! ULTIMA SEMANA DE NOVEMBRO 2015.
Essa ultima semana de novembro 2015 não surpreendeu só porque o senador foi preso e o partido que prometeu ser diferente desde sua fundação e durante décadas foi exatamente o que queria soltá-lo. E nem porque um banqueiro festejado pelos poderosos foi flagrado dentro do crime organizado e dizendo que apenas conversa assuntos econômicos com o alta escalão do governo . Ou o advogado que recebe quatro milhões de reais para ajudar o cliente a se safar, do jeito que for possível há qualquer preço e a qualquer custo.
Mesmo para quem já viveu dezenas de planos econômicos como eu , conheceu o auge do Delfim Neto, a fúria dos generais especialmente o general Figueiredo, o discurso republicano do Tancredo, a cara de pau do José Sarney e o faz de conta do Lula, o descobridor do Brasil, essa semana que passou não foi fácil . Ainda que você esteja como eu perto dos 60 e já tenha passado por dezenas de planos econômicos, escutado promessas da retomada do crescimento, de dias melhores, do país do futuro e da terra prometida e se orgulhe de ter conseguido sobreviver sem um padrinho forte, vai concordar que passamos de todos os limites! Mesmo se você também foi vítima do psicopata Collor, desesperou gente querida com o confisco e a desesperança que ele espalhou no povo com PC farias no comando, agora, os acontecimentos mais recentes, foram de espantar.
Os últimos acontecimentos foram traumáticos porque tudo o que a gente já sabia, mas, por falta de prova, evitava falar, agora se sabe é verdade, pobre, indecente e nojenta. A maioria dos ricos brasileiros chegou lá grilando terras, escravizando homens livres, armando negociatas e sonegando impostos; a maioria dos políticos brasileiros tem convicção de que feio é perder eleição... No mais, vale tudo! Tudo mesmo! Os advogados mais festejados são (quase sempre) os que defendem clientes mais envolvidos em chacinas, crimes de mando, roubo escancarado do dinheiro público e – impressionante – os que nos dão mais enjoo. No caso dos últimos governos é pior porque os dois governos mais paparicados foram flagrados em escândalos , envolvendo políticos de alto escalão , ministros , diretores e recebendo como funcionários públicos e advogando contra o erário. Com os episódios da semana passada a gente descobriu que, além de chegarem lá por via dos acordos e arranjos, os ministros das nossas mais altas cortes não conseguem – na maioria – inspirar a confiança que devíamos ter neles.
A prisão do Senador Delcídio escancarou a verdade de que a conversa entre quatro paredes não combina com o discurso da probidade e a expressão “cidadão de bem” carece de profunda discussão sociológica ou deve ser suprimida do nosso vocabulário até que se defina quem realmente é.
A gente já sabia, por Sérgio Buarque de Holanda, Gilberto Freyre, Darcy Ribeiro e outros brasileiros de verdade, que nossa pátria começou com a chegada dos europeus que mataram os índios, violentaram as índias e escravizaram os negros e nunca mais deixou de ser um lugar onde meia dúzia é sustentada e os demais cuidam da sustentação. Meio milênio depois, o ex presidente continua traficando influencia , cuidando do filho , da amante , e do genro, o empreiteiro discute a diminuição do cimento na composição do concreto e o professor e o médico tem empregos que não combinam com as 24 horas do dia...
Lava jato , Zelotes , Petrobras , Mariana, Samarco, Delcídio, Cunha, Renan, Eleição , BHP, Vale...
Todos chamam de crise e vivem falando em crise politica que sempre esteve entre nós e estou começando a concordar...
WJN
Técnico de Segurança do Trabalho Sênior - |||
9 aParabéns pela crônica! Palavras felizes e em bom tom
Gerente de Engenharia | Mais de 15 anos em gerenciamento de projetos de capital | PMP | CAPEX | OPEX | Mineração e Siderurgia
9 aExcelente texto!