“Pessoa Atraente” ou “Pessoa Repelente”... Quem é Você?

“Pessoa Atraente” ou “Pessoa Repelente”... Quem é Você?

Na minha trajetória profissional, como Especialista em Desenvolvimento Humano ou como Executiva, tive a oportunidade de me relacionar com milhares de pessoas e dentre elas, pude conhecer diversos estilos, aos quais classificarei em apenas duas categorias: “Pessoas Atraentes” e “Pessoas Repelentes”.   

 Essa classificação um tanto provocativa, pouco usual e muito simplista tem por objetivo estimular você a identificar que tipo de atitude está adotando em seu dia-a-dia, seja em seus relacionamentos profissionais ou pessoais.

 Podemos começar?

 Vamos falar primeiro das “Pessoas Repelentes”

  “Pense naquele indivíduo que afasta as pessoas de seu convívio. Usualmente essas pessoas só conseguem manter relacionamentos pelo poder ou por necessidade. Podem se apresentar como seguras, mas normalmente são inseguras e emocionalmente desequilibradas. Tem dificuldade para lidar com o “meio termo”, sendo extremistas e imprimindo um clima conflituoso e pesado à sua volta”

 Conheça algumas características de comportamento das “Pessoas Repelentes”

  1. Incapazes de se colocar no lugar do outro;
  2. Desconfiadas de tudo e de todos;
  3. Dificuldade de reconhecer que o outro também tem pontos fortes a serem explorados;
  4. Acham que sabem tudo, portanto acreditam que estão sempre certos;
  5. Escolhem mandar ao invés de negociar pontos de vista;
  6. Criam condições para seu próprio bem estar, mas não priorizam o bem estar comum;
  7. Enxerga as pessoas como se fossem peças de um jogo ou de um sistema;
  8. Superficiais nos relacionamentos, por temerem não ser correspondidos;
  9. São brutas e duras, com a alegação de que é por um bom motivo;
  10. Criam ambientes nocivos, no qual as pessoas facilmente adoecem (fisicamente ou psiquicamente).

 

Acredito que as pessoas não escolhem ser “Repelentes”. Elas acabam adotando atitudes que repelem as pessoas ou tornam o ambiente nocivo, por algum motivo que pode ser insegurança, necessidade de provar alguma coisa a alguém, falta de equilíbrio emocional, dentre outros motivos.

Particularmente tive oportunidade de conhecer “Pessoas Repelentes” e pessoas que disfarçam parcialmente a condição de repelente, sendo atraentes num primeiro momento, porém incapazes de manter relacionamentos duradouros e verdadeiros.

Como não poderia deixar de fazer, citarei um exemplo de “Pessoa Repelente”, que tive a oportunidade de me relacionar no ambiente profissional. Como tinha uma posição de liderança, essa pessoa era cruel com o time, incapaz de se colocar no lugar do outro e extremamente desconfiada e insegura, ao ponto de desrespeitar a hierarquia abaixo de seu cargo, para obter a obediência de todos.

Embora fosse uma pessoa capacitada, infelizmente não era dotada de inteligência emocional, o que a levava imprimir um perfil extremamente nocivo no ambiente de trabalho, que às vezes virava motivo de “chacota” por parte do time, o que também não era positivo e nem tão pouco inspirador.  

  

 

Agora, vamos falar das “Pessoas Atraentes”

  “Pense naquele indivíduo que sempre é lembrado com respeito por todos que o conhece. Usualmente essas pessoas são escolhidas para serem modelos na vida de alguém, mesmo sem saber que foram eleitas. Nem sempre são populares e nem tão pouco rodeadas de gente. Por outro lado, são pessoas seguras, íntegras, emocionalmente controladas, inspiradoras e “leves” em seus relacionamentos. Sabem ser exigentes, sem machucar”

 Conheça algumas características de comportamento das “Pessoas Atraentes”:

  1. Sempre se colocam no lugar do outro;
  2. Lideram pelo exemplo e são seguidas pelas pessoas, independente de cargo ou poder;
  3. Seja em casa ou no trabalho, se preocupam em desenvolver as pessoas;
  4. Confiam nas pessoas e normalmente são positivas e realistas;
  5. Quando líderes colocam-se em posição de apoio, ao invés de posição de mando;
  6. Possuem alto nível de autocontrole e autoestima, por isso não temem relacionar-se;
  7. Estimulam as pessoas a darem o seu melhor e aprendem com elas;
  8. São exigentes e firmes em seus propósitos, sem ser rudes ou desrespeitosas;
  9. São confiáveis no que falam e coerentes no que fazem;
  10. Criam ambientes confiáveis e construtivos, no qual as pessoas se desenvolvem e crescem.

 

Como não poderia deixar de fazer, vou citar um exemplo de “Pessoa Atraente”, que agradeço todos os dias por ter feito parte da minha vida. Nem sei se ele sabe o tamanho da importância da liderança dele no meu desenvolvimento como especialista em desenvolvimento humano e acredito que ele nem imagina que foi um modelo de liderança para mim. Foi meu Diretor no final dos anos 90, Doutor em Filosofia, nascido em Milão na Itália, era de uma sofisticação cultural invejável, que combinada ao ser humano extremamente respeitoso, fazia dele uma pessoa muito especial. Se você também teve a honra de cruzar o caminho dele, certamente o reconheceu a partir dessa simples descrição. Um exemplo de pessoa capaz de inspirar, ensinar, atrair admiradores e seguidores, sem a necessidade de popularidade ou imposição.

 Como disse anteriormente, o objetivo da matéria desse mês, foi estimular o maior número de pessoas possível (inclusive a mim...) a identificar qual tem sido a nossa tendência atual de comportamento no ambiente profissional ou pessoal. 

 Sempre faço e recomendo a todos fazerem a auto avaliação “sem medo de ser feliz”... Mesmo descobrindo uma tendência que não agrade muito, não se preocupe. Eu garanto que qualquer comportamento pode ser moldado ou mudado. O mais importante desse processo é identificarmos o que queremos modificar e termos persistência para praticar novas atitudes.

 Se necessitar de ajuda, procure um profissional que utilize a metodologia de “Coaching” para desenvolvimento humano. Certamente ele possui uma “mala de ferramentas” que podem lhe apoiar no seu desenvolvimento.

 Espero que essa matéria tenha agregado algo para você continuar tendo atitudes ainda melhores e até a próxima!

Errou feio!!! Uma pessoa repelente e aquela q se afasta das pessoas q não estão nem aí para elas. Tenta ficar em um ambiente onde ninguém te escuta e não leva a sério o q vc diz e quando erra parece q vira um crime!

Angelo Fernando Bento da Silva

Multiskill Engineer | Maintenance Manager | Maintenance & Facilities Leader | Quality Auditor | Pipe Designer

8 a

Gostei do texto e lendo, lembramos e identificamos as pessoas que passaram por nossa vida profissional, sendo atraentes ou repelentes. Parabéns!

Edelcir Torres Santos

Coordenador de Engenharia / Designer Projetos | Tecnólogo em Processo de Produção

8 a

Rosana Parabéns!!! Muito bom este artigo.

Rosana, excelente artigo. Parabéns!

Glauber Saturnino

Tecnólogo em Processos Metalúrgicos / Líder de Montagem e Testes

8 a

Muito boa as colocações. Parabéns Rosana

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos