Ponto de vista: A Primeira Busca
"A mente que se abre a uma nova ideia, jamais voltará ao seu tamanho original"
Albert Einstein
Esta frase citada por uma consciência excepcional do último século, traz consigo um significado simples, porém, profundo, dependendo é claro, da análise que dela se faz. Digo isso, pois, na "tranquilidade" dos dias atuais é difícil que haja espaço para a reflexão, para pensarmos nas ações e nos pensamentos que cultivamos em nosso dia a dia com as nossas relações afetivas e profissionais. Dito isto, gostaria de compartilhar uma reflexão particular quanto as nossas buscas diárias, as nossas metas, enfim, tudo aquilo que almejamos desde quando saímos do âmago de nossas famílias para trilhar nossos próprios caminhos.
Observo e venho percebendo pelo contato com colegas de classe, professores e profissionais de diversas áreas, uma grande manifestação a cerca da falta de identidade nas pessoas nos dias de hoje, a falta do cerne, a falta do que as define como únicas, vejo pessoas que são um amontoado de definições que por necessidade ou por que alguém disse que seriam interessantes são seguidos, modismos, opiniões que na grande maioria das vezes não fazem sentido algum para estas pessoas, mas que são seguidos, pois, foi dito por alguém (pessoa ou empresa de "influência"). Este, porém, é um mal que aflige a sociedade, pois, por mais que as pessoas tentem se tornar conceitos vistos ou falados, a sua consciência é única e uma hora ou outra ela aparece e coloca em cheque as escolhas feitas. Nas empresas o trio Missão, Visão e Valores, se tornam frases prontas que "enfeitam paredes" quando o que este trio traz não faz sentido as pessoas que precisam sentir se tocadas pois tais ideais, tal constatação é possível quando saímos do cotidiano e passamos a observar as práticas comparadas ao trio (missão,visão e valores) e vemos o antagonismo gritante que se apresenta.
Desta forma, coloco aqui minha reflexão:
A BUSCA PELO ENTENDIMENTO DE NÓS MESMOS (O EU) DEVE PRECEDER A TUDO
E este tudo, diz respeito a tudo mesmo, aos cursos, a graduação, ao trabalho, aos relacionamentos, enfim a tudo, pois, a busca que cito aqui, diz respeito a entendermos porque pensamos e agimos de determinada maneira, por que o que sentimos nos leva a tomar determinadas atitudes, porque somos calculistas, porque somos impulsivos, porque somos ansiosos e assim por diante. Esta busca e o entendimento advindo dela traz a tona a consciência de nosso ser, bem como, o domínio deste quanto a seus pensamentos e atitudes, tornando o bem resolvido quanto as questões a que deseja ingressar, tornando o CONSCIENTE em tempo integral de tudo que se passa com ele, tornando o capaz de optar, conscientemente, pelo caminho que lhe trará evolução.
Por fim, entendo que a busca deste entendimento e a reflexão dos resultados antes de mais nada pode trazer pessoas bem resolvidas em todas as áreas e este, no meu entendimento, é o pilar central para todo o resto.
Como comentei, este amontoado de frases e palavras são reflexões, que entendi fazerem sentido expor pelo que observo nos dias de hoje. Finalizo com uma frase de outra consciência excepcional:
"Não sou obrigado a vencer mas tenho o dever de ser verdadeiro. Não sou obrigado a ter sucesso mas tenho o dever de corresponder à luz que tenho".
Abraham Lincoln
PARA QUEM ISTO TUDO FAZ SENTIDO, UMA BOA REFLEXÃO !