Por que demonstrar vulnerabilidade pode ser um bom caminho?
Antes de tudo, vamos entender um pouco do conceito de vulnerabilidade
“A vulnerabilidade é uma particularidade que indica um estado de fraqueza, que pode se referir tanto ao comportamento das pessoas, como objetos, situações, ideias e etc”
Esse texto tem como base diferentes situações que eu vivi com as diferentes lideranças que eu trabalhei:
Quando essas pessoas se abriram pra mim ou para o time de forma vulnerável, conseguiram humanizar uma relação de trabalho, conquistaram a empatia, confiança e sem dúvidas, ganharam uma nova chance de tentar.
Demonstrar vulnerabilidade não garante que as coisas irão dar certo e nem que as pessoas irão deixar de mencionar as falhas cometidas, mas elas passam a compreender o que acontece por trás dos bastidores de tantas decisões duras e muitas vezes incompreendidas.
Quando eu falo em “deixar-se vulnerável” não tem nada a ver com ser fraco, com não enfrentar os desafios, não tem nada a ver com desistir ou deixar alguém te manipular. Tem a ver como se demonstrar o lado humano, tem a ver com agir com transparência em relação aos seus sentimentos e emoções, tem a ver com compartilhar com a equipe as suas dores e inseguranças de forma genuína.
Ao compartilhar essa vulnerabilidade, não tenho dúvidas que você encontrará força para seguir ou até mesmo, pode entender que é o momento para uma pausa, para buscar ajuda, seja com as pessoas que trabalham com você e até mesmo de um agente externo (tô falando da sua relação com família e amigos.)
Você deve estar se perguntando: "porque demonstrar a minha vulnerabilidade, trará benefícios a minha empresa e relacionamentos?"
- As pessoas passam a te compreender melhor, isso porque quando agimos somente de forma racional, muitas das vezes somos julgados.
- Você passa a respeitar e conhecer mais as suas emoções, isso aumenta a conexão que você tem com o seu propósito de ser uma liderança (se é que você está nessa posição, porque realmente te interessa.)
- Incentiva a sua equipe a respeitar e a compreender as diferentes formas de comportamentos. Quando estamos com um grupo de pessoas, apesar das semelhanças físicas, somos seres plurais, ou seja, somos os resultado de diferentes gostos, opiniões e preferências. Isso implica no desafio diário que temos de nos relacionarmos e respeitarmos as diferentes opiniões.
A verdade é que junto com a vulnerabilidade, você precisa garantir uma boa comunicação e transparência. Assim, compreender as decisões, ações e fragilidades entram em um caminho único. Conecte isso com um pedido e permita que as pessoas que estão com você nessa jornada, entendam os porquês do negócio.
CEO @Bondy | Co-founder @Matchbox | Co-Founder @E-Moving | Scale-up Endeavor | Latitud Fellow LB0 | Presidente Executivo ABEB
4 aQue texto incrível, Jé! Super me identifiquei. Ao longo dos anos, fui aprendendo a lidar com a vulnerabilidade e a usá-la (mesmo que instintivamente) no meu papel de liderança! Siga escrevendo!! Abs Kleber