Por que existe tanta RESISTÊNCIA em APRENDER a cuidar do dinheiro?

Por que existe tanta RESISTÊNCIA em APRENDER a cuidar do dinheiro?

Se você também tem essa resistência, tem essa dificuldade hoje eu quero te mostrar 5 motivos pelo qual isso acontece. Com certeza é por algum desses motivos que você tem tanta resistência em aprender a cuidar do dinheiro e eu quero te ajudar a desmitificar para você conseguir dar esse passo e ir em busca de melhorar sua vida financeira.

O 1º motivo pelo qual existe tanta resistência em aprender a cuidar do dinheiro é por achar que é chato, difícil, que são só números, contas. E como muitos não gostam e não tem facilidade com essa parte, não querem aprender a cuidar do dinheiro por achar que educação financeira se resume a isso. A verdade se você quer uma notícia boa, é que por incrível que pareça educação financeira não é sobre isso, pelo contrário, tem muito mais a ver com a parte de humanas.

“Ah Kelly eu também não quero isso de comportamento”, olha toda essa parte metodológica fica com a gente educador financeiro, o que chega para você é tudo isso só que de uma forma didática, que consiga aplicar, consiga fazer sem ser algo da NASA. São pequenas atitudes que vamos mudando aos poucos, formas de fazer diferente que você vai aprender sem até perceber que estamos mexendo com números ou com comportamento.

O 2º motivo pelo qual existe tanta resistência em aprender a cuidar do dinheiro é por achar que educação financeira é só guardar dinheiro, que não vai poder fazer mais nada, não vai poder comprar mais nada. A maior parte do seu dinheiro é realmente pro hoje, para o presente, para suas despesas, para o seu lazer, para emergências, imprevistos que podem acontecer a qualquer momento, para ter mais tranquilidade e segurança. O que a gente aprende é que uma parte, pequena parte do seu dinheiro a gente poupa e investe para os seus sonhos de médio e longo prazo.

O 3º motivo pelo qual existe tanta resistência em aprender a cuidar do dinheiro é por achar que ganha pouco, por estar com dívidas, por achar que está tudo caro, que não tem como fazer nada, que isso de cuidar do dinheiro, poupar dinheiro, isso tudo é uma utopia. Eu super entendo você ter esses pensamentos, o sistema, a sociedade fizeram a parte deles direitinho, eles moldaram a nossa vida para que você viva sempre no sufoco e achar que cuidar do dinheiro seja realmente algo impossível.

Mas não, não é impossível, tem como, pode ser que dependendo da situação seja mais difícil, mas é possível. Eu tenho clientes com salário de 1.600 mil e outros com salário de 30 mil, e todos eles vivem nesse mesmo mundo que o nosso, então tem como, tem solução. O que você precisa é estar aberto e disposto a aprender e colocar em prática a educação financeira.

O 4º motivo pelo qual existe tanta resistência em aprender a cuidar do dinheiro é ao contrário desse que acabamos de falar, é achar que ganha bem, então não precisa isso de aprender a cuidar do dinheiro, “Eu ganho bem, tenho um ótimo salário, tem uma vida boa, pra que mexer com isso, estou tranquilo”. E essas pessoas exatamente por terem uma boa renda cada vez mais se prendem na teia, cada vez mais vão ficando presos ao padrão de vida que vão construindo, e quanto mais aumentam a renda mais se sentem atolados.

O 5º e último motivo pelo qual existe tanta resistência em aprender a cuidar do dinheiro é porque nós temos alguns sabotadores, todo ser humano tem, eu costumo dizer que somos formados, mestres, doutores em procrastinação e otimismo. A gente tende a ir levando, empurrando as coisas com a barriga, “Depois a gente resolve, amanhã a gente vê, o futuro a Deus pertence”.

Inconsciente ou conscientemente achamos que tudo vai se resolver, que não precisamos fazer nada, lá na frente tudo se ajeita. O novo, o diferente assusta o nosso cérebro, ele não quer gastar energia, então naturalmente a gente vai rejeitar aprender algo, mesmo que seja algo para melhorar nossa vida financeira.

Eu tive uma cliente que me disse assim uma vez “Nossa Kelly porque eu tinha tanto essa trava de fazer, de procurar ajuda para a aprender a cuidar do meu dinheiro, meu Deus se eu soubesse que me traria essa paz eu já tinha começado a muito tempo”. Os motivos que faziam ela ter essa resistência em aprender a cuidar do dinheiro era o 1º e o 2º, achar que era muito difícil e por ganhar pouco. Só que ela decidiu ser maior que esses motivos e ir atrás da educação financeira, hoje ela se agradece por isso.

E você, por qual ou quais desses 5 motivos tem tanta resistência em aprender a cuidar do dinheiro? Eu espero muito ter te ajudado a esclarecer todos os eles e que agora eles não sejam maiores que o seu desejo e te impeçam de melhorar sua vida financeira.


#educacaofinanceira #mentoriaeducacaofinanceira #organizacaofinanceira #planejamentofinanceiro #financascomportamentais

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Kelly Ribeiro

Conferir tópicos