Para que SERVE o DINHEIRO? Dinheiro é para GASTAR mesmo!
Para que serve o dinheiro? A única serventia do dinheiro é realmente no seu uso, é para gastar mesmo. A grande questão é, não é gastar tudo e na mesma hora, é essa forma de usar que precisamos aprender para ter um relacionamento mais saudável com ele.
Vamos lá, seja sincero, não precisa ficar com receio de dar a resposta, antes de continuar no conteúdo, para você, para que serve o dinheiro? Coloca para mim nos comentários. Quem respondeu “Para ser usado”, acertou rsrs. A única serventia do dinheiro é no seu uso. A única função dele é exatamente essa, ele foi criado para isso, é uma ferramenta de troca, eu uso o dinheiro para algo, em troca de alguma coisa.
Então quem diz que “dinheiro é para gastar mesmo”, está certíssimo, eu não tiro a sua razão, quem falou que não? “Kelly você mudou muito, você ensina sobre educação financeira e agora está dizendo essas coisas”. O dinheiro foi feito para ser usado sim, a grande questão é, a gente não utiliza tudo e na mesma hora, é a forma de usar. Vai ser usado? Vai, mas não tudo e na mesma hora, é isso que a gente precisa entender.
A maior parte do nosso dinheiro vai ser usado hoje, no presente, para o nosso padrão de vida, para nossas despesas, para nossas necessidades básicas, de conforto também, para qualidade de vida, pro nosso dia a dia, lazer, diversão.
Uma pequena parte a gente poupa para emergência e imprevistos que podem acontecer a qualquer momento, para termos um sentimento de segurança, tranquilidade, ou seja, vai ser usado também uma hora. Utilizamos também para oportunidades que podem aparecer.
A gente poupa uma parte para os nossos sonhos, para viajar, abrir um negócio, comprar coisas, carro, casa. De novo, vai ser usado, alguns sonhos mais próximos, outros mais pra frente, mas de qualquer forma também será usado.
Recomendados pelo LinkedIn
A gente poupa para uma independência financeira, que é como se fosse uma aposentadoria mais cedo, ou seja, você aproveitar melhor seu tempo ainda quando tiver disposição. E até mesmo lá na sua velhice mais pra frente, para ter condições melhores, uma velhice mais digna.
Tem pessoas que tem o desejo de poupar e deixar pros filhos, ou seja, também vai ser usado. Só um parênteses, tem que ensinar para eles o valor disso, porque se não eles vão pegar e usar tudo e na mesma hora.
Ou seja, ele será usado em algum momento, para aquilo que acha que é importante para você, só que não é tudo e na mesma hora como fomos habituados. Quando utilizamos todo nosso dinheiro de forma indiscriminada, imediata, sem consciência, nos tornamos reféns dele, ele dita nossa vida.
Se amanhã por um acaso eu ficar sem, isso vai influenciar meu humor, meu sono, meu estômago, minha cabeça, meus relacionamentos, meu dia. Agora se eu o utilizo na quantidade e no tempo certo, sou eu quem está no comando. Eu quem dito o meu dinheiro e não ao contrário.
Eu sempre fui defensora do uso consciente do dinheiro, exatamente por saber qual é a função dele que é para ser utilizado só que de forma consciente, saber usar. Inclusive eu ensino que não tem isso de viver o hoje ou poupar dinheiro para o futuro, não é nem um nem outro, são os dois. Ensino também pessoas a gastarem dinheiro, sim, tem pessoas que vivem para guardar dinheiro. A gente só vai ter um relacionamento saudável com o dinheiro quando aprender a cuidar dele pra usar da melhor maneira, sempre com equilíbrio.