Por que será que as empresas estão investindo cada vez mais na qualificação dos seus funcionários?
Se observarmos a realidade brasileira, mesmo tendo mais de 13 milhões de pessoas, procurando emprego, perceberemos que ha uma falta de mão de obra qualificada ou especializada, e segundo o Sine – Sistema Nacional de Emprego, o Brasil tem disponível mais de um milhão de empregos, mas que exigem qualificação para os mesmos.
Sabemos que as faculdades ou universidades não formam o profissional no seu todo, (e olhem que eu sou professor) a muitas falhas no ensino, iniciando pela forma como é aplicado, e, como as empresas em tecnologia evoluíram de uma forma exponencial, as escolas na sua maioria não conseguem de fato a companhar esta evolução,
Por isso as empresas perceberam que, formar ou qualificar as pessoas de sua equipe se torna muito mais produtivo e interessante, do que buscar alternativas fora da empresa.
O maior capital que uma empresa tem é sua equipe de trabalho, (o capital intelectual), por isso a qualificação é uma alternativa muito interessante e com respostas bem mais rápidas.
Investir neste capital, é mais vantajoso, já que o mesmo está a par de como funciona toda a estrutura da empresa, qual é a sua missão, visão e valores. O custo de investir na equipe é muito, muito menor do que buscar gente de fora, já que pessoas qualificadas são poucas e bem mais caras.
Pensando nisso estruturei uma palestra sobre, as “DEZ HABILIDADES OU COMPETÊNCIAS QUE AS ESCOLAS NÃO ENSINAM, MAS QUE O MERCADO DE TRABALHO EXIGE”.
Como: O que é ser líder; Assertividade; Comunicação; Adaptabilidade; Resiliência; Capacidade de reflexão; Importância do aprendizado contínuo; O bom relacionamento; Valores éticos e morais etc. etc..
PENSEM NISSO ,e logo, logo, estarei colocando um vídeo mostrando parte da palestra, no You Tube e Face.