POUPANÇA INTERNA

POUPANÇA INTERNA

A recessão profunda e prolongada vivida pela economia brasileira tem promovido perdas generalizadas para as famílias e empresas.  O Cemec – Centro de Estudos do Instituto do Ibmec, acaba de concluir um estudo, ainda inédito, que mostra o tamanho e as reais consequências dessas perdas.

Segundo esse estudo, nos últimos oito anos, entre fins de 2007 e dezembro de 2015, o saldo da carteira consolidada de ativos financeiros (aplicações) registrou queda continua, com raras recuperações pontuais em alguns pequenos períodos do intervalo. Resultado geral foi uma redução de um valor correspondente a 167,7% do PIB para 128,8% do PIB.

A maior queda se registra na carteira de ações que despencou fortemente , ela representa o principal elemento de redução de riqueza financeira no período. A carteira de ações acumulou perdas de r$ 3,5 trilhões nesse período, caindo de 91,2% do PIB,  em dezembro de 2007, para 32,2% em dezembro de 2015.

Tivemos um crescimento apenas no subconjunto de papéis de renda fixa, com destaque para os papéis do governo.

Com isso o mercado de capitais perde espaço para os títulos da divida pública que em dezembro de 2015 já representava quase 50% do saldo total de ativos financeiros  e perde espaço também para  a captação bancária.

Resumindo a crise esta promovendo não apenas a contração da poupança financeira, mas também alteração expressiva em sua destinação, concentrando recursos no setor publico que paga altas taxas de juros necessária para financiar seus desequilíbrios. 

Temos ainda acompanhado os saques no saldo das aplicações da poupança, seja para pagamento de contas como para migração para outros investimentos. A população na sua maioria “queima” os recursos poupados ao longo da vida para tentar equilibrar as perdas do poder aquisitivo com a inflação, com aumento das contas de luz, água, combustível  entre outros. O momento é de buscar economizar, não fazer novas dívidas e passar por essa tempestade de forma consciente e serena, um dia ela acaba e teremos o sol brilhando outra vez.

Me. Marcus Vinicius  

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos