Práticas do meu dia a dia para manter o network em tempos de home office
Em fevereiro realizei uma enquete aqui no LinkedIn perguntando qual era a maior dificuldade na rotina de home office das pessoas e o resultado foi de encontro com o que eu acredito!
Dentre as opções de respostas, que incluía isolamento social, distração com assuntos em casa e aumento do fluxo de trabalho, a que teve maior adesão foi a questão da diminuição de network nessa nova rotina. Eu não posso deixar de concordar, pois essa também é a minha maior dificuldade!
Assim que os primeiros 3 meses de pandemia passaram, foi ficando claro que o fim não estaria tão próximo quanto pensávamos no início e que o home office passava de uma tendência a algo que permaneceria no mundo corporativo provavelmente pra sempre. Com isso, eu e a equipe de Gente e Gestão começamos a pensar em algumas iniciativas que ajudassem a superar especificamente a falta de contato e network entre as pessoas dentro da empresa.
Quer conhecer algumas delas? Então dá uma olhada em como foi pouquinho da nossa experiência. Espero ajudar você :)
1. Happy Meeting
Entendemos que um dos maiores desafios da DMCard é conseguir sustentar nossa cultura com um crescimento de dois dígitos ao ano e com colaboradores espalhados por todo o país. Isso já era desafiador em condições normais e ficou ainda mais latente durante a pandemia. Para minimizar este risco, buscamos sempre apoiar iniciativas que promovam a integração das equipes, e uma das ideias mais legais para este propósito são as Happy Meetings.
Essa é uma ação em que os gerentes de cada área recebem uma verba para realizar um encontro virtual com suas equipes, ficando a critério de cada um decidir qual será a dinâmica que funciona e que acredita que terá adesão das pessoas, considerando o perfil do próprio time.
O departamento de Gente e Gestão apoia o gestor na organização do evento e dá ideias para as dinâmicas. Nós já tivemos diversos tipos de interação, entre elas café da manhã, happy hour virtual e até jogos de 2verdades/1mentira e Among Us, todas pensadas de acordo com o tamanho e fit com as preferências da área.
A experiência tem sido muito positiva e acredito que mesmo que a empresa não direcione uma verba para isso, é possível pensar em dinâmicas para integração online sem custo e com um impacto legal!
2. Converse com pessoas diferentes
Desde a primeira semana do home office forçado pela pandemia, adquiri o hábito de enviar mensagem por whatsapp para pessoas com as quais não tenho contato recorrente nas muitas reuniões do meu dia a dia. São colaboradores de diferentes níveis e áreas, abaixo ou não da minha diretoria, que eu costumava cruzar nos corredores da empresa no dia a dia. Esta foi uma forma fácil que encontrei de continuar perto destas pessoas, mesmo que virtualmente, e de mostrar minha preocupação com cada uma delas.
O retorno é variado. Algumas pessoas mostram-se bastante abertas a conversa, contam como está a família, como tem usado o tempo em casa e até dividem preocupações. Com outras, troco dicas de receitas, podcasts e séries. Tem algumas que até expõem as angústias com a pandemia e contam sobre como estão lidando com as crianças e os idosos durante este período. Obvio que nem sempre a conversa evolui muito, mas vezes são duas ou três interações, mas é o suficiente para que o outro perceba que pode contar comigo e que continuamos juntos, mesmo que distantes.
Faço isso também porque me faz bem. Eu sou uma pessoa de gente, gosto de estar perto do time, de almoçar com pessoas diferentes, de tomar um café e ir pro happy hour. Com esta ação, eu também minimizo a minha sensação de vazio. Me custa pouco tempo e vejo que faz um bem danado pra ambas as partes.
3. Faça reuniões com temas fora do trabalho
“Ah mas Sandra, a gente já tem reunião demais!”. Concordo plenamente, e por isso fazer o exercício de avaliar quais poderiam ser um e-mail ou não é tão importante! Com este filtro você conseguirá abrir espaço para conversas relevantes com pessoas que estão fora do seu dia a dia no trabalho, ou seja, aquelas que você não encontra virtualmente com certa recorrência.
Puxar, de tempos em tempos, reuniões com pessoas que ás vezes não fazem parte do seu dia a dia, sendo elas da sua gestão ou não, permitirão que você tenha contato com realidades diferentes e entenda um pouco como as pessoas estão lidando com o momento. É muito empático se disponibilizar a conhecer o contexto de vida de outras pessoas, e isso até ajuda na tomada de decisões em Gente e Gestão, uma das áreas pelas quais sou responsável.
Como já mencionei no item anterior, gosto muito desse contato com as pessoas. Quando estávamos no escritório eu já tinha esta prática de circular entre pessoas diferentes. Com o virtual cada dia mais inserido no meu dia a dia ganhei a oportunidade incluir nesses encontros pessoas que estão a centenas de quilômetros.
4. Solicite sugestões e feedbacks
Hoje na DM contamos com a plataforma Feedz, o que facilita muito a troca de feedbacks pois possui um sistema em que qualquer pessoa pode solicitar feedbacks para quem quiser, independentemente do nível hierárquico!
Sei que esse é um privilégio de poucas empresas, e fico particularmente feliz em ver que está se tornando cada dia mais comum, mas para quem não tem um sistema, isso pode ser feito por uma troca de e-mails.
Fez uma apresentação? Compartilhe com um colega e peça a opinião dele. Finalizou uma demanda com uma área diferente? Pergunte o que acharam da sua entrega. Estes são apenas alguns exemplos, mas você pode colher opiniões sempre, que virão como oportunidades melhoria ou pontos positivos.
5. Por fim uma dica para o pós-pandemia!
Tente encontrar colegas de trabalho de tempos em tempos, seja no escritório ou em outro local, e não apenas para falar sobre demandas da empresa.
Por quê? Ao saber mais sobre as pessoas você terá a oportunidade de entender um pouco mais sobre como é a população da empresa na qual trabalha, criar pontos de contato em diversas áreas, o que é muito importante quando você precisar resolver algum problema no dia a dia ou pedir ajuda em algum desafio, além de aumentar a quantidade de pessoas no seu círculo de confiança.
Correndo o risco de ser repetitiva, estar cercada por pessoas está no meu DNA e sinto falta desse calor humano. Sim, as reuniões online estão cada dia melhores pois nos adaptamos a esta realidade, mas ainda falta alguma coisinha emocional que tinham nas reuniões presenciais.
Por isso, com segurança, ainda mantenho uma agenda esporádica de idas ao escritório, almoço ou café com alguns colegas e acho que todo mundo devia buscar fazer isso! Com certeza estes encontros presenciais ajudam a criar relações que são nossa rede de apoio no dia a dia.
Estou convencida de que o home office veio pra ficar, pois ele trouxe muitos ganhos. Foi devido ao home office que conseguimos promover pessoas que trabalhavam para gente há mais de 600km de distância e criar a oportunidade de trilhas de carreiras para nossas promotoras continuarem se desenvolvendo conosco, por exemplo. Essa lista de dicas é exatamente para que a gente tire o melhor dele.
Como Diretora de Pessoas na DMCard, a saúde e o desenvolvimento das pessoas faz parte das minhas prioridades e isso inclui me adaptar para continuar próxima delas, sem deixar ninguém para trás.
Técnica de Segurança do Trabalho
3 aAmei o conteúdo 😍
Analista de TI | Analista de Suporte l Analista de Sistemas l TI l Suporte l Analista l PL SQL l BI l Analista de Dados l Tecnologia da Informação l ITIL l ERP l Oracle APEX
3 aParabéns Sandra 👏
Gerente Comercial | Gerente de contas |Gerente Administrativo | Coordenador | Supervisor | Analista de Crédito | Vendas e Administração Financeira
3 aSe para quem está empregado já está sendo difícil novas conexões, imagina para quem está desempregado em uma pandemia histórica! Como fazer network? Com certeza é uma tarefa bem difícil.
Analista de Projetos no Sebrae-SP
3 aEstou amando seus conteúdos. Parabéns pelas iniciativas. Me inspirou!
Presidente do Conselho do São José Esporte Clube | Esporte Clube São José
3 aParabéns mesmo