Precisamos falar sobre growth hacking e você!
O que é growth hacking (uma das maiores tendências em marketing, definido há 7 anos no mundo e que no ano passado invadiu o Brasil)? Um segredo de irmão: muita gente trabalha na linha "growth" e não sabe, dá resultados por testes e mais testes e não imagina que isso tenha um nome.
Sim senhores, VOCÊ pode ser um growth hacker e nem sabe! Mas, o que é o growth hacking ( que palavrão é esse?!). Nada mais que uma estratégia desenvolvida por profissionais chamados de "growth hackers". Estes profissionais são especialistas em marketing ou em tecnologias e buscam estratégias para um crescimento escalável de uma marca, um app, uma empresa ou até mesmo para a conversão de vendas de um determinado produto. Isso sem contar na geração de tráfegos de grande escala, para sites, blogs, captação de leads e seguidores em redes sociais. Então, se você atua para que o produto e/ou a marca torne-se visível, sim, você é um growth hacker.
E o que este profissional faz? Basicamente procurar formas inteligentes de utilizar as ferramentas que todo mundo já utiliza, mas de uma forma diferente, que acabe causando um grande impacto nos resultados! Ele busca, de forma inteligente, testar os limites das ferramentas estratégicas disponíveis no mercado. Não fazer aquilo que todo mundo faz e procura estratégias que gerem crescimentos escaláveis para seus clientes, seu produto e/ou seu serviço, tudo em busca de alcançar resultados diferentes...e como é encontrado resultados diferentes?
É necessário fazer coisas diferentes do que todos fazem (aqui cabe a frase: "Seja foda, o mundo está cheio de nota 7")! Quando todos são "similares" utilizando a mesma estratégia, a mesma ferramenta, da mesma forma e com a mesma metodologia, a probabilidade é que os resultados sejam pulverizados ou até mesmo que aquela estratégia fique anulada, deixe de funcionar. E você, como um bom growth hacker, deve justamente procurar se diferenciar na multidão! Procurar estratégia que chamem a atenção do usuário de uma forma diferenciada, mesmo usando as ferramentas convencionais, redes sociais, marketing de conteúdo, email marketing, publicidade, canais no youtube, enfim, as ferramentas e as estratégias sempre são as mesmas! O que diferencia é justamente a forma de utilizá-las. E para utilizá-las de forma inteligente, você precisa conhecer bem o seu público, conhecer bem suas estratégias, seu mercado e saber como fazer coisas que realmente chamem a atenção!
A parte triste é que, por este motivo, não há uma fórmula para se transformar num growth hacker. Para ser um profissional com esta competência, você precisa ser conhecedor das ferramentas que você utiliza, conhecer seu público-alvo e qual mercado você quer alavancar. Um growth hacker é alguém que jogou o tradicional playbook de marketing e o substituiu por apenas o que é testável, rastreável, escalável. Enquanto nossos irmãos de marketing acompanham noções vagas de como funciona o branding e mindshare, os growths hackers perseguem implacavelmente os usuários e o crescimento. Aqui, cabe novamente a frase: Seja foda, o mundo está cheio de nota 7! Então, vamos nessa?