Marketing de conteúdo: por que adotá-lo?
A estratégia do Marketing de Conteúdo para atrair mais clientes se torna cada vez mais comum nas empresas. A produção de conteúdo, como artigos para blos, vídeos, ebooks entre outros, é prática fundamental para quem trabalha com Inbound Marketing e deseja aumentar as vendas. O uso de posts em blogs e redes sociais para atrair a atenção de consumidores em potencial começou a fazer parte da agenda de diferentes segmentos empresariais. No Brasil, o marketing de conteúdo ainda tem muito o que crescer. Para ser melhor aproveitado, as empresas precisam ter uma visão menos imediatista. Uma estratégia de marketing de conteúdo e inbound marketing requer dedicação e paciência, afinal, confiança não se ganha da noite pro dia.
Sabendo disso, temos uma garantia: o marketing de conteúdo tem papel importante em diversas etapas da jornada de compra, como atração de leads (clientes em potencial), conversão e fidelização. Mas, afinal, por que ele funciona? Simples: porque conteúdo de qualidade é capaz de estabelecer um relacionamento de confiança entre autor e seu público. Informações que solucionam um problema, facilitam um processo ou motivam a alcançar um objetivo são valiosas e fazem com as pessoas se lembrem de quem as escreveu com sentimento de gratidão. Essa conexão leva algum tempo para acontecer, pois é necessário que o autor seja visto e lembrado como referência no assunto. Só depois de atrair e envolver o público, é possível estimular a ação do mesmo, isto é, levá-lo a comprar algum produto ou serviço.
A seguir, algumas dicas traçadas (por experiência própria), para que esta poderosa ferramenta trabalhe a seu favor:
1. Uma produção relevante e interessante é a estratégia mais fácil para chamar a atenção de pessoas que fazem parte do seu público-alvo, mas ainda não conhecem sua marca. Com o marketing de conteúdo é mais fácil ser encontrado na internet. Para isso, pode-se usar a estratégia de um blog, alinhado com técnicas de SEO. A sua marca será encontrada, justamente, no momento em que o internauta está procurando por aquele tema ou aquele nicho no Google. Outra forma de atrair leads com uma estratégia de marketing de conteúdo é por meio de recompensas digitais. Conteúdos exclusivos podem ser disponibilizados gratuitamente e, dessa maneira, há a captura de e-mails e contatos. É com esta lista de leads que uma marca irá dar início a um funil de vendas por email marketing, por exemplo.
2. Com o marketing de conteúdo é possível “educar” leads e clientes. Neste caso, educar é apresentar um caminho, uma rota que levará esse cliente de um problema (uma dor) a uma solução (o produto ou serviço oferecido no final do funil de vendas).
3. Por meio da gestão das redes sociais, blogs e email marketing é possível criar interação com o público. Ou seja, ter mais proximidade e interação com clientes. Logo, o marketing de conteúdo tem relação direta com a imagem da sua empresa. Quando há mais identificação por parte do público, há mais vendas. Neste sentido, os conteúdos podem ter duas finalidades: informação ou entretenimento. É ideal trabalhar mais com esses objetivos, e falar menos do produto (fazer publicidade apenas). Nas redes sociais, por exemplo, recomenda-se que apenas 20% do conteúdo seja direcionado para o produto. Outra grande vantagem é que o relacionamento poderá ser personalizado, principalmente se for feito por e-mail marketing. Dessa maneira, cada pessoa receberá um conteúdo exclusivo de acordo com seus interesses e etapa no funil de vendas.
4. O marketing de conteúdo é fundamental na fase posterior à compra, na hora de fidelizar o cliente. É por meio deste relacionamento que o consumidor entenderá que pode sim contar com a marca em outros momentos. Esta etapa também é marcada com o início de um novo funil de vendas. Portanto, o marketing de conteúdo entra novamente, atuando para mostrar um novo problema e apresentando uma solução.
5. Com a produção e publicação de novos conteúdos e informações, a empresa acaba tendo um melhor posicionamento na internet e construindo a autoridade. É fundamental mostrar conhecimentos aprofundados sobre o nicho de atuação, e isso pode ser feito com o marketing de conteúdo. Para isso, é fundamental sempre focar na criação de conteúdo criação de conteúdo de qualidade e relevância e que geram interesse e engajamento no público. Neste ponto, a quantidade pode ser tão importante quanto a qualidade.
Todas essas vantagens resultam em um único objetivo final: aumentar as vendas. A grande vantagem disso tudo é que o marketing de conteúdo é uma estratégia mais barata e efetiva contando, sempre, com bons profissionais para te auxiliarem!