"Presidente da CNN pede que Governo (EUA)"olhe" Google e Facebook sobre monopólio" - Meus comentários sobre.
Matéria original na Folha de S.Paulo -> http://bit.ly/2F9JXfM
Monopólios nunca são legais e também acho que a ultra concentração de investimentos não ajuda NINGUÉM, mas estamos passando por um momento muito interessante nessa parada aqui...
Pela primeira vez desde que Gutemberg criou a imprensa, o anunciante - e conjuntamente quem trabalha com anúncios também - consegue mensurar retornos e principalmente, focar com maior inteligência em canais específicos.
Note, não estou falando que a televisão é menos importante que a internet, porque isso é uma sandice. Ambos tem seus públicos, seus formatos e sua importância. A televisão é importante para massificar uma mensagem, que depois é filtrada pela rede de outra forma. Um comercial que passa em horário nobre, pode ter várias nuances e finais distintos aplicados na rede.
Mas é muito bom a diversidade - e os dados - que a gente tem aqui. É muito bom você rodar uma campanha e ver "a mágica dos números acontecendo na sua frente", sem precisar esperar um relatório vago (ou inexistente). Acho que os veículos tradicionais precisam muito mais é descobrir como podem entregar o que o anunciante espera (vendas; alcance; influência... tudo isso decodificado em relatórios importantes) do que ficar clamando por intervenções que, nesse caso, apesar de bem quistas soam como "atravancar o debate".
PS: Facebook e Google detêm mais de 70% do mercado americano de Digital (aqui no Brasil não deve ser diferente), porque para além do monopólio, eles entregam produtos bem acabados para os anunciantes... retorno imediato é o sonho de muita gente há muito tempo.